4 Maneiras de renegociar sua dívida do financiamento

Saiba de tudo sobre renegociar suas dívida do financiamento.

Você fez um renegociar sua dívida do financiamento, contando que iria pagar as parcelas corretamente e que, ao final, estaria com seu nome limpo, sem dívidas. Esse é o pensamento de todos que precisam de dinheiro para algo. Mas, a verdade é que muitas coisas podem acontecer no meio do caminho e gerar problemas para você. 

Assim, se você chegou ao ponto de não conseguir pagar suas dívidas, é importante que você faça uma renegociação para evitar de que ela se torne uma bola de neve e que, ao final, você tenha problemas renegociar sua dívida do financiamento, que podem gerar até em perdas de bens.4 Maneiras de renegociar sua dívida do financiamento

Para lhe ajudar, trouxemos dicas para fazer a renegociação do financiamento e, assim, você ter mais facilidade na hora de pagar tudo. Acompanhe o texto e descubra como fazer isso!

O que é renegociação de financiamento?

De modo geral, renegociar um financiamento é pedir para que as parcelas acordadas em contrato sejam revistas, de maneira que a pessoa possa fazer o pagamento, já que está enfrentando dificuldades de pagar aquilo que foi proposto.

Assim, quem não consegue pagar as dívidas, pode tentar renegociar para que não fique inadimplente diante do banco. 

Como as operadoras de crédito possuem interesse em receber o valor acordado, é difícil que haja recusa por parte deles na hora de fazer o pedido de renegociação. Ainda mais que, em operações como estas, o banco embute uma nova taxa de juros, fazendo com que receba proporcional ao que vai ser pago.

É interessante observar esta questão, já que, ao fazer o pedido de renegociação, se os juros forem altos demais, você pode não resolver o seu problema. 

Quem pode solicitar essa operação?

Em geral, todos os clientes de uma operadora que tenham parcelas em atraso podem fazer a renegociação da dívida. Isso acontece quando a pessoa tem uma ou mais parcela em atraso e, assim, quer acertar a dívida. 

Mas, dependendo da empresa, é possível fazer a renegociação ainda que não esteja inadimplente, ou seja, renegociar o que falta para pagar, de forma a aliviar as prestações. 

Em alguns casos, você encontra clausuras de renegociação no contrato, o que pode ser interessante, já que, assim, você tem a ideia de quanto pode pagar e como pode fazer com que sua dívida seja mais fácil de ser quitada. Por isso, é importante consultar tudo para não ter problemas.

Como saber se o novo financiamento é vantajoso?

Antes de fazer um novo financiamento de suas dívidas, você deve observar se esta é uma solução que seja vantajosa para você, ou seja, que permita que você realmente quite sua dívida sem ter maiores problemas. 

Existem algumas questões que você deve observar, como:

  • Qual o Custo Efetivo Total da nova operação (ou seja, qual o valor de juros total que vai pagar ao final da renegociação). 
  • Qual o valor novo de cada prestação?
  • Esse valor se encaixa na atual realidade? 
  • Quais são os detalhes da operação? Tem algo no contrato que ainda tenho dúvidas?

Como é algo bem sério, principalmente porque envolve seu dinheiro, você pode consultar seu advogado para que tenha a certeza de que o contrato novo vale a pena e que não tem nenhum questão que possa lhe prejudicar.

4 Maneiras de renegociar sua dívida do financiamento

Para lhe ajudar na hora de renegociar suas dívidas, existem algumas dicas bem úteis que podem ser práticas. Ou seja, você pode conseguir renegociar de maneira que seja bem vantajoso para você e que, ao final, você tenha mais facilidade para pagar o valor que está devendo. 

Confira nossas quatro dicas para conseguir fazer a renegociação de seu financiamento e, assim, quitar sua dívida.

Refinanciamento

O refinanciamento é uma das melhores formas de conseguir renegociar sua dívida. Esta é uma forma que acontece de ajudar na hora de diminuir o valor que você tem que pagar por mês. 

Para isso, o banco vai pegar todo o seu saldo devedor e redividir em novas parcelas, com novas taxas de juros. Com isso, por mais que você tenha mais parcelas para pagar, você vai ter um valor menor em cada uma delas. 

EM alguns casos, você pode negociar e ter, junto ao banco, mais descontos nos juros que você estava devendo de sua dívida.

Portabilidade de crédito

Outra forma interessante de fazer a renegociação de sua dívida é a chamada portabilidade de crédito. 

De uma forma geral, você vai fazer o seguinte: a sua dívida vai para outro banco, que ofereça melhores condições e taxas menores do que o que você está atualmente. Com isso, você pode fazer o pagamento sem problemas. 

O banco novo vai pagar a dívida ativa e fazer com você um novo contrato, onde você vai pagar as novas parcelas com as novas taxas de juros. Assim, fica mais simples quitar a dívida com valores menores e com a certeza de que você pode pagar.

Não aceite qualquer proposta

Antes de fechar negócio e achar que aquela nova forma de pagamento é a ideal para você, tenha em mente que você vai receber várias propostas de renegociação. Por isso, não deve aceitar qualquer proposta que lhe fizerem. Você deve analisar bem para que possa escolher a melhor para seu bolso. 

Ou seja, ao receber uma proposta, analise se ela vai ser boa para você. E, percebendo que não, você deve aguardar para ter outras propostas que sejam interessantes. Assim, você consegue fazer o pedido de renegociação e aproveita para pagar de acordo com o que pode.

Vá aos concorrentes

Uma forma de conseguir melhores propostas na hora de pagar é ir a concorrentes. Com isso, você consegue ter mais facilidade e propostas diferentes. Assim, até mesmo seu banco pode lhe oferecer uma contraproposta que seja bem mais interessante para seu bolso.

Por isso, você pode aproveitar melhor e ter a certeza de que vai conseguir dividir os valores em prestações que realmente possa pagar. Dessa forma, você consegue ter mais facilidade para pagar tudo que precisa. 

Com essas dicas, é possível fazer o pagamento de suas dívidas e renegociar seu financiamento.

Acompanhe nossas matérias para ter mais dicas financeiras para você.