Saque Calamidade no RS: Saiba quem pode solicitar
O Saque calamidade no RS foi criado para, que os moradores possam ter uma fonte de sustento em meio a desastres como o que estamos vendo nas cidades.
Todos os trabalhadores do Rio Grande do Sul, de 300 municípios, podem solicitar o FGTS na modalidade calamidade.
O valor disponível pode chegar até R$6.220,00 de cada conta inscrita no FGTS, o que pode ser muito auxiliador nesse momento.
Se quer saber mais sobre quem pode solicitar o Saque Calamidade no Rio Grande do Sul, continue lendo!
Afinal, o que é o saque calamidade?
O Saque Emergencial do FGTS é uma vantagem desenvolvida para auxiliar os trabalhadores em situações de urgência causadas por fenômenos naturais.
Com esse benefício, torna-se viável retirar até R$6.220,00, assim como já dito antes, desde que a urgência seja confirmada pela Defesa Civil e que existam recursos disponíveis no fundo.
Assim, o benefício de emergência é uma medida adotada com o objetivo de minimizar os prejuízos ocasionados pelas intensas chuvas e enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Então, agora que você sabe o que é o saque calamidade, continue lendo para saber se você pode recebê-lo.
Quais municípios estão habilitados a receber?
O Saque-Calamidade pode ser solicitado por trabalhadores que moram em regiões atingidas por desastres naturais, conforme indicado pela Defesa Civil.
A Caixa Econômica Federal anunciou que não há mais a necessidade de um intervalo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os moradores dos municípios habilitados do Rio Grande do Sul neste mês.
Até o momento, o saque calamidade está disponível em 359 cidades afetadas pela tragédia. Logo, as pessoas atingidas já podem fazer a retirada dos valores.
Clique aqui e confira a lista completa de municípios habilitados no site do FGTS.
Aprenda como solicitar o saque calamidade
Em tempos de desastres naturais, é essencial que os trabalhadores afetados saibam como acessar recursos financeiros que possam ajudá-los a superar momentos difíceis.
O Saque-Calamidade é uma dessas opções, disponibilizada para os residentes em áreas impactadas por eventos adversos, como enchentes e deslizamentos de terra.
Agora, explicaremos como você pode solicitar o Saque-Calamidade, garantindo que você esteja bem informado sobre os documentos necessários.
Aplicativo do FGTS
Para solicitar a liberação do dinheiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e iniciar o pedido.
Ele pode fazer isso clicando em “Solicitar meu saque 100% digital” ou acessando o menu inferior “Saques” e selecionando “Solicitar saque”.
Em seguida, deve escolher a opção “Calamidade pública”, informar o nome do município e selecioná-lo na lista disponível.
Por fim, será necessário inserir o CEP e o número da residência, e depois comprovar isso para impedir fraudes.
Documentos necessários
Para realizar o saque, é necessário fornecer os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte. É preciso enviar imagens da frente e do verso do documento.
- Uma foto do próprio rosto (selfie), segurando o documento de identificação apresentado.
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, ou fatura de cartão de crédito, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro.
Então, aprendeu quem pode solicitar o Saque Calamidade? Utilize as dicas e corra para conferir para conseguir o seu, você já sabe como fazer!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais. Aproveite e leia também sobre o Auxílio-acidente!