Hoje em dia, vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança ?

publicidade

A poupança é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros pelas facilidades que tem, mas será que hoje em dia, vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança, nos vamos te ajudar com essa questão.

A poupança já foi uma excelente opção em outras épocas, mas a verdade é que na atualidade são tempos de escassez no investimento, mas saiba que essa é uma realidade não só da poupança como de muitos outros investimentos. 

publicidade

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre a poupança e obter dicas de como se portar nesse momento de crise esse artigo vai te ajudar com dicas interessantes.

Hoje em dia, vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança ?

A queridinha dos brasileiros

Já tem um tempo que a poupança é a queridinha dos brasileiros, pelo fato de não cobrar imposto de renda, ser segura, poder retirar o dinheiro sem impedimentos dentre outros, hoje muita coisa mudou os ganhos já não são tão altos para quem tem a nova poupança que rende 70% da taxa selic mais a taxa referencial, mas ainda assim ela compensa para algumas pessoas, vamos explicar tudo mais a frente.

O coronavírus e como ele interferiu na economia

Não é segredo que o coronavírus interferiu negativamente na economia mundial, ele gerou desempregos o comércio ficou em colapso devido ao distanciamento social e tudo no mundo econômico está interligado uma coisa puxa a outra.

Na questão dos investimentos a influência só vírus foi bem negativa também. A bolsa econômica teve sérios prejuízos e baixas e os investimentos como tesouro, poupança caíram demais.

Hoje a taxa selic está em 3% e a taxa de referência a 0 o que traz um retorno na poupança de 2,1% muito baixo para este tipo de investimento, o que tem causado um desconforto para muita gente o que gerou a busca por novos horizontes.

Para quem a poupança vale a pena

A poupança vale a pena para pessoas mais conservadoras, pois é um tipo de investimento que as pessoas já estão acostumadas não tem aquela surpresa, existem muitos investimentos que dão falsas promessas de rendimentos.

publicidade

Você olha o que rende, mas não olha o que desconta é preciso cuidado e um pouco de experiência, não é hora de arriscar, então para quem não tem costume com a área é interessante esperar um pouco.

Pessoas que têm a poupança antiga, onde os rendimentos são bem interessantes e vale muito a pena manter, a nova poupança tem cerca de sete anos que está em vigor se você tem poupança antes vale a pena manter.

Para quem vale a pena sair da poupança

Pessoas que tenham poupança nova e tenham certo costume com a área financeira, existem outros investimentos seguros e que rendem mais dependendo das suas características.

Aqui conta em quanto tempo você pretende usar o dinheiro porque em alguns investimentos você tem de ficar um tempo para poder sacar novamente e quanto mais deixa o dinheiro menos imposto paga.

Aqui a palavra é cuidado, estamos em um cenário de crise apesar de ter sido uma doença, mas nos atingiu muito em todas as áreas e os entre linhas podem te fazer perder dinheiro, tem hora que é melhor ganhar pouco do que perder, não acredite em todas as promessas que te vendem confira tudo.

Pontos negativos poupança

Os pontos negativos da poupança são:

  • Baixo rendimento na atualidade, você deixa de ganhar dinheiro
  • Se você retirar o dinheiro antes do aniversário da sua poupança(O dia que você investiu perde todo lucro do mês)
  • Não é totalmente segura está relacionada ao fundo garantidor de crédito (FGC) que assegura até 250 mil por CPF, existem investimentos bem semelhantes e que lucram mais.

Outros investimentos

publicidade

O tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros que existe e o rendimento dele é de 100% a taxa Selic, ou seja 3% ao ano. Aqui tem cobrança de IOF e IR, tem de olhar direitinho se vale a pena para você, mas aqui não tem aniversário você tem lucro em qualquer época.

As CDBs também podem ser uma boa opção, porém existem uma data determinada para se ter acesso aos lucros, você não pode retirar o dinheiro antes. 

Enfim existem uma gama de investimentos uns que rendem mais, mais exigem experiência em relação aos riscos que são mais altos, tudo vai depender do que você deseja.