Você já ouviu falar de startup? Tem curiosidades, quer saber um pouco mais sobre essas empresas inovadoras que tem ganhado o gosto dos brasileiros e o mercado de uma forma geral. Continue lendo!

Startup

O desemprego cresce a cada dia, os empregos mais simples tendem a pagar pouco e para se ter um emprego melhor é aquela luta não é mesmo? Nesse cenário de incertezas e salários baixos quem nunca pensou em abrir uma empresa, ter seu próprio negócio, ele pode até não ter se concretizado por medo, falta de verba, mas que algum dia acaba passando pelas nossas mentes acaba.

Vem com a gente que nesse artigo vamos falar um pouco sobre as principais informações, tirar algumas dúvidas freqüentes, ele está bem legal quem sabe  você não se inspira, tira idéias e começa a comandar seu próprio empreendimento? Grandes feitos começam de simples sonhos.

O que são as Startups?

Bom falar corretamente o que são as startup ainda é um pouco difícil pelos vários conceitos que se misturam, não existe um denominador comum, uns acreditam ser toda pequena empresa, aí no caso toda empresa no seu início passaria por essa fase, mas não é bem assim existem características próprias.

Já algumas pessoas dizem serem empresas online, apesar de ser verdade em parte porque a internet faz parte sim do dia a dia dessas empresas que estão muito ligadas à inovação e tecnologia nem toda startup tem uma plataforma online. Empresa como a uber, movit, AIO dentre muitas outras são do ramo startup.

Bom de tudo o conceito que mais se encaixa é empresas que usam da tecnologia como diferencial, que apesar de começarem pequenas tem crescimento acelerado em pouco tempo, são repetíveis, escaláveis e inovadoras, tudo isso em um mercado de incertezas.

Recomendações

Recomendamos as startups para pessoas que estão cansadas que sofrer com baixos salários, desemprego, que querem uma nova realidade, que estão antenadas nas novas inovações tecnológicas, contam com criatividade e jogo de cintura.

 Para pessoas dispostas a inovar, que tem certo conhecimento de novas tecnologias que não tem medo de investir e criar. Para iniciantes no mundo empresarial que buscam um crescimento rápido.

Como Funcionam as Startups?

As startups focam no valor do produto na rentabilidade, elas buscam entrar em mercados novos ou com pouca tecnologia para trazer um diferencial e ganhar espaço. O básico de seu funcionamento é produtos repetíveis e escaláveis, ou seja, ele tem de ser capaz de produzir muito de um mesmo produto em pouco tempo, com isso elas tendem a não inovar muito no produto, criar novas características ele tende a ser estável, porém sem perder a tecnologia.

Quando se fala que a startup não muda muito seus produtos é bom lembrar que elas já são criadas altamente inovadoras e com uso de tecnologia então são bons produtos por isso fazem tanto sucesso no mercado só que o foco principal delas não é o produto em si e sim seu lucro.

São produtos que tendem a atingir um grande número de pessoas. Essas empresas buscam ter plataformas na internet para facilitar o dia a dia dos clientes trazerem mais versatilidade e economia de tempo, que nesse cenário de correria onde tempo é dinheiro faz toda diferença e ganha a atenção dos seus clientes.

Dá pra criar uma Startups em qualquer segmento?

Quando o assunto é abrir um negócio vem sempre aquela dúvida do que abrir, com as startups não é diferente na verdade o processo é até mais cauteloso por não ser uma empresa comum. Bom é possível abrir em qualquer segmento, mas existem uns mais rentáveis que estão ganhando mais força no mercado.

Um ramo é o de aplicativos com a vida cada vez corrida e a busca de se resolver tudo pela palma da mão os aplicativos tem ganhado força se tornando um mercado promissor. Outro exemplo são as impressões de fotos digitais no mundo das selfies onde tudo vira clique, tem sido um mercado que gera lucro.

Existem outros ramos interessantes também como hospedagem, processamento de dados, segurança Ti áreas que tem crescido e ganhado força no mercado.

O que é preciso para criar uma startup?

Bom não tem muita burocracia e qualquer um que tenho bom ânimo e capital pode criar. O investimento inicial é cerca de 120 mil,empresas como a AIO gastaram em torno disso, correr atrás de investimento e propaganda, fazer um cnpj, ter uma equipe jurídica, uma contabil, um rh, enfim ter os setores que toda empresa têm com os diferenciais das startups.

Como criar uma Startups?

Quando assunto é a criação de uma startup não tem muito segredo basta ter força de vontade, criatividade e dispor de algum capital para investir. O primeiro passo para se ter sucesso no ramo é a inovação tente se diferenciar do que já existe, busque ser o melhor ou oferecer algo novo.

Segundo passo busque por uma equipe competente e talentosa ofereça plano de carreira incentive seus funcionários a dar o melhor de si, não perca pessoas talentosas por falta de atrativos da empresa para seus funcionários. Acredite na sua idéia na sua empresa se mantenha motivado.

Uma dica bacana é fazer um brainstorms que é um planejamento de idéias, metas e incentivos geralmente no início toda startup investe nessa área. Busque por parceiros capte investimento faça sua empresa ganhar nome e força.

Cative seu cliente o trate bem, ofereça um produto justo e de qualidade implemente idéias novas para facilitar o cotidiano do seu cliente. E por último a propaganda é a alma da coisa, invista sem medo em propagandas faça página no face,instagram se faça notar.

Vale à pena investir em uma startup?

Quando assunto é investir em uma startup nós indicamos, pois é um ramo que tende a dar lucro futuro, quando você investe ela ganha mais força então fica mais difícil da empresa ter problemas com mais força ela gera mais retorno.

Se você deseja fazer um investimento que pode ser considerado baixo com retorno a curto prazo e com pouca chance de dar errado as startups são o caminho.

Dicas para conseguir investimento na sua startup 

Investir em startup tem se tornado um mercado promissor uma forma é o Bootstrapping para quem nunca ouviu falar é quando se investe do próprio bolso na empresa quase todas começam através desse tipo de investimento.

 Outra forma de investimento é através de capital semente que é quando a empresa já tem algum produto começando a ter nome aí você investe para que ele ganhe ainda mais força, é utilizado na organização, implementação.

Um investimento que tem ganhado força são as chamadas aceleradoras, possui processo aberto onde uma ou mais pessoas se junta a uma startup para apoiá la na área financeira e com isso fazer que ela cresça mais rápido.

Não é difícil conseguir investir em uma startup basta dispor de um certo capital que não precisa ser tão alto e escolher a que achar mais rentável e investir.

Vale a pena criar uma startup?

O mercado das startups é um pouco incerto pois não se dá para ter certeza do retorno você faz uma previsão e só com o tempo é que vai descobrir se obteve sucesso ou não, uma idéia para diminuir os riscos é pesquisar bem o mercado busca investir em áreas mais rentáveis.

Mesmo com os desafios vale à pena investir é um ramo de empresas que têm obtido muito retorno e quando dá certo em pouco tempo você já ganha altos lucros, na atualidade tem se mostrado cada vez mais um ramo promissor..