O programa teve início no ano de 2023, mas está se desenvolvendo em 2024, com mais iniciativas e postos de distribuição.

Atualmente, existem 31 mil unidades cadastradas no Farmácia Popular, e são elas que irão distribuir os absorventes para a população menos favorecida.

Se deseja saber mais sobre como conseguir os absorventes, continue lendo para entender e saber como. 

Conheça a iniciativa e seus objetivos 

mulher conseguindo absorventes pelo SUS

A distribuição de absorventes pelo SUS é uma iniciativa para que aqueles que estão menos favorecidos, possam ter dignidade menstrual.

Para se ter ideia, pessoas mais vulneráveis, acabam sofrendo com a má higienização, devido a dificuldade de acesso aos itens básicos.

Isso porque, os absorventes em mercados costumam ter custos que nem todos podem arcar. O que pode acabar se tornando um luxo na vida de alguém que tem renda baixa.

A ideia, portanto, é evitar doenças infecciosas por conta da menstruação mal cuidada, já que muitas pessoas em situação de rua sofrem com essa falta.

Esse programa foi uma iniciativa em conjunto do programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.

E existem muitas pastas que fazem parte, sendo elas, a pasta da Saúde, Direitos Humanos, Segurança Pública, Assistência Social e Combate à Fome e Educação.

Quem tem direito ao benefício? 

A oferta é dada para aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza, e para aqueles que estão matriculados em escolas públicas, ou em situação de rua.

A população que se encontra em privação de liberdade também terá direito a esse benefício dentro da prisão.

Dessa forma, podem ser beneficiadas:

  • Pessoas brasileiras ou estrangeiros que vivem no Brasil, com idade de 10 a 49 anos que estejam inscritas no CadÚnico, e que contam com renda per capita de R$218.
  • Estudantes de escolas públicas, cadastrados no Cadastro Único, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Como faço para conseguir absorventes pelo SUS? 

Para conseguir os absorventes pelo SUS é necessário seguir alguns passos definidos pelo governo.

Mas alguns outros pontos são necessários de entender, por exemplo, o fato de que pessoas menores de 16 anos precisam de um responsável para fazer a retirada.

Já para aqueles que estão em situação de rua, é somente necessário que eles busquem os absorventes em centros de acolhimento.

Caso você se enquadre dentro das exigências, e queira tentar, continue lendo para saber o passo a passo!

Emita a autorização no Meu SUS Digital 

O primeiro passo para conseguir, é acessar o aplicativo MEU SUS Digital, e buscar a emissão da autorização.

Essa é a autorização do programa Dignidade Menstrual, e ela pode ser usada de forma digital ou impressa.

Esse documento tem a validade de 180 dias, e deve ser levado junto aos outros documentos necessários.

Reúna a documentação 

Para conseguir retirar os absorventes gratuitos, existem alguns documentos que são necessários, como a autorização retirada no 1° passo.

Outros documentos que são necessários são os documentos de identidade oficial com foto, podendo ser RG, CNH e Passaporte.

E é necessário também que a pessoa possua um CPF, mas lembre-se que o documento de autorização é válido somente por 180 dias.

Procure a Farmácia Popular mais próxima

O último passo é buscar a únidade do Fármacia Popular mais próxima, para conseguir retirar os absorventes pelo SUS.

Lembre-se de levar os documentos reservados no último passo, e confira para não esquecer nada.

Vale ressaltar que para aqueles que estão em situação de rua, é necessário apenas buscar em Centros de Referência da Assistência Social, como os Cras e Creas. Ou em Centros POP e também em centros de acolhimento ou Consultório na Rua.

 

Agora você já sabe como retirar absorventes gratuitos pelo SUS! Esse programa é de grande importância e ajuda os mais necessitados!

Portanto, com essa iniciativa, o governo pretende enfrentar esse problema, dando uma vida menstrual digna para os mais vulneráveis.

Continue acompanhando o site para saber mais sobre os programas do governo e leia também nosso conteúdo sobre o Programa Pé-de-Meia.