Cartão Cidadão: Como fazer e as principais vantagens

publicidade

Se você recebe um benefício social ou trabalhista do governo e está em busca de facilitar o seu controle sobre esses pagamentos, quer poder sacar com mais facilidade e fazer outras operações, uma boa alternativa pode ser o Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão: Como fazer e as principais vantagens

A verdade é que nem todo mundo conhece o cartão, mas ele pode ser bem útil principalmente para quem não possui conta na CAIXA, hoje vamos mostrar o que é esse cartão, quem pode fazer, os principais benefícios e os pontos negativos, dentre outras informações.

publicidade
publicidade

Então se você tem direito a algum auxílio social ou trabalhista, continue com a gente e leia esse artigo para aprender a solicitar o seu cartão para ter mais praticidade nas suas operações e para tirar algumas das suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o Cartão Cidadão?

É um cartão semelhante ao cartão comum que estamos acostumados permite a pessoa a fazer saques e consultas só que é destinado a pessoas que recebem ajuda social governamental ou trabalhista e tem o intuito de facilitar o dia a dia da pessoa, ele facilita o acesso da pessoa ao benefício. 

publicidade

Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento que seja autorizado pela Caixa.

Quem pode fazer ?

O Cartão Cidadão é destinado para pessoas que tenham algum direito social ou trabalhador com carteira assinada (CLT), pois é destinado ao recebimento de direitos trabalhistas. Outro detalhe é que a pessoa não deve ter conta na Caixa, sendo exemplos dos benefícios que ele abrange:

  • Bolsa Família;
  • Seguro-Desemprego;
  • Consultar o saldo e extrato;
  • Efetuar saque.
  • FGTS;
  • PIS;
  • Abono Salarial;

 Agora para quem já tem uma conta Caixa o benefício pode ser depositado direto na conta sem precisar do cartão cidadão.

Principais Benefícios do Cartão Cidadão

Para um público específico, já citado acima, o cartão pode ser bem interessante é que ele tem o intuito de facilitar as operações do cotidiano da pessoa, se mostra um cartão bem prático e interessante, veja abaixo alguns benefícios de se ter um cartão dessa modalidade:

publicidade
publicidade
Pode ser usado em todo Brasil
Você pode sacar e consultar o seu dinheiro por lotéricas, bancos 24h, Caixa Aqui
Agiliza o acesso ao seu benefício
Consulta de saldos e extratos
Te permite ter acesso ao calendário de pagamento do governo

Contras do cartão

É um cartão diferenciado e destinado a algumas operações específicas não é um  cartão para você ter no cotidiano, ele possui limitações.

Ele tem um público específico, não é todo mundo que tem acesso
É um cartão limitado, mais para controle de benefícios oferecidos pelo governo
Só é aceito no Brasil

É aceito em todos os lugares?

Ele é aceito em todo território nacional desde que seja para saque e consulta existem os lugares predeterminados já citados( lotéricas, bancos 24h, Caixa Aqui) para se ter acesso ao seu dinheiro. Ele não é um cartão para você usar como crédito a ideia desse cartão é facilitar o acesso aos benefícios do governo.

Vale a pena?

Ele vale a pena para as pessoas que queiram receber o seu benefício de maneira mais rápida e descomplicada e não tenha acesso a uma conta da Caixa, por ser aceito em todo Brasil ele facilita bem o saque. 

Você pode ser de Belo Horizonte está em São Paulo e perfeitamente acessar os seus benefícios, é prático e versátil.

publicidade

Mas é preciso ficar claro não é um cartão normal de se usar no dia a dia ele é bem limitado é próprio para operações específicas.

Dá para fazer pela internet o cartão cidadão?

Infelizmente não existe essa opção o cartão só pode ser feito pessoalmente ou por telefone e você pode tirar dúvidas sobre ele e receber mais informações pela internet.

Para quem não pode ir pessoalmente pode solicitar pelo telefone e seguir os passos já citados acima, já esteja com os documentos em mãos para facilitar o processo.

Como fazer o cartão?

publicidade

Existem duas formas de se obter o cartão através do telefone 0800-726-0207 você pode solicitar o seu cartão portando alguns documentos que vamos citar a seguir, basta falar para o atendente o seu interesse em fazer o Cartão Cidadão.

publicidade

O outro modo é se dirigir a uma agência da Caixa e solicitar o seu cartão.

Nós dois processo é preciso esperar pela análise de dados e estar portando documentos como:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Número do NIS,número de identificação social