Cartão Fidelidade: o que é e como pode ajudar no seu negócio

Saiba tudo sobre os Cartão Fidelidade com todas as informações que você buscar.

Certamente que você já chegou em diversas lojas, grandes e pequenas, e lhe foi oferecido um cartão exclusivo daquele lugar. Em geral, você descobre que terá vantagens se usar aquele cartão e, assim, pode fazer compras com descontos, parcelamentos exclusivos e ter outras vantagens. 

É assim que o cartão fidelidade funciona. Você tem um cartão feito para que possa ajudar seu negócio crescer e, assim, fazer com que tenha muitas vantagens. Para quem é dono de pequenos, médios e grandes negócios, é uma excelente oportunidade de se fazer um ótimo negócio. Cartão Fidelidade

O que é o Cartão Fidelidade

O cartão fidelidade é uma forma de se ter um programa de benefícios para o cliente e, assim, fazer com que ele tenha mais vantagens na hora de fazer as compras, seja na loja física ou na loja online, fazendo com que o cliente se fidelize e, assim, possa fazer uma boa compra no lugar. 

Com isso, o cartão fidelidade agrega valores à loja, fazendo com que haja uma melhor relação entre o consumidor e o produto e, assim, convertendo este relacionamento em vendas. Em troca, o cliente passa a ter benefícios exclusivos, como comprar com descontos, parcelamento único, melhores vantagens, programas de pontos e muito mais. 

É um interessante programa que faz com que os clientes queiram comprar mais e ainda ajuda na hora de manter uma movimentação no lugar. No final, todo mundo ganha. 

Vantagens do Cartão Fidelidade para o seu negócio

Se você é dono de um negócio, é importante que saiba que ter um cartão fidelidade pode ser muito vantajoso para você. Com ele, você vai captar mais clientes e, certamente, expandir seus negócios. 

Confira uma lista de benefícios que o cartão fidelidade pode trazer para seu comércio e descubra como que ele pode ser uma forma de fazer com que você tenha ainda mais clientes e possa ter mais vendas convertidas.

Fidelização de clientes

O principal objetivo do cartão fidelidade é justamente que você fidelize o cliente. Com ele, o cliente se sente próximo ao comércio e, assim, quer sempre comprar naquele lugar. Ainda que outras empresas ofereçam o mesmo produto, muitas vezes com o mesmo valor, mas o cliente sabe que ali ele é um cliente especial. 

Ter um cartão fidelidade é quase como firmar um compromisso entre o cliente e o comércio, fazendo com que as pessoas queiram sempre comprar nos mesmos lugares e tenham sempre que buscar aquela loja para ter seus produtos. 

E isso vale para qualquer tipo de comércio. Você pode ter um cartão fidelidade para tudo que for fazer de vendas e, assim, conseguir mais vantagens nas suas vendas. 

A expectativa é que você venda em torno de 40% a mais a partir do momento que tenha um cartão fidelidade, mas, em alguns casos, você consegue ter um aumento de até 80% de vendas. 

Incentivo ao consumo

Quando você oferece um cartão fidelidade, você está incentivando seu comércio a crescer. Quando ainda está associado à promoções, você ainda faz com que o seu cliente queira comprar mais. 

Um exemplo, é uma loja de fast food que ofereça ao cliente sempre um selo a cada vez que comprar com o cartão fidelidade e, ao final de uma quantidade X de selos, ele possa trocar por um lanche gratuito. Ainda que a pessoa não queira comprar ali, vai fazer a compra com a intenção de ter o lanche gratuito. 

Ou então quando se fala em desconto progressivo. Com ele, você tem descontos diferenciados de acordo com a quantidade de vendas. Isso incentiva que o cliente compre mais produtos da sua loja.

Ganhar novos clientes

Quando você tem um cartão fidelidade, um cliente conta para o outro que a loja possui este tipo de serviço. E, com isso, você começa a ganhar mais clientes. Ainda mais se você oferecer bons benefícios ao usar o cartão. 

Uma opção é fazer com que você tenha uma propaganda que mostre as vantagens de se ter um cartão fidelidade. Com isso, você consegue mostrar ao cliente que vale a pena ele ter aquele tipo de cartão e, assim, capta bem mais clientes para sua loja, fazendo com que suas vendas aumentem.

Como fazer o Cartão Fidelidade

Não basta simplesmente criar um cartão fidelidade. Você precisa de estratégias para que ele seja funcional e, assim, você consiga ter resultados reais em suas vendas. 

Confira algumas dicas para saber como fazer seu cartão fidelidade. 

  • Estude o perfil do seu público: você deve fazer um cartão que realmente traga algo ao seu público, como cores, desenhos, perfis e tudo mais que possa agregar valor. Assim, seu cliente vai ficar mais feliz com o cartão e verá que ele foi feito para agradar quem compra. 
  • Crie metas e apresente as regras com clareza: estabeleça o que o cliente vai ganhar com o cartão fidelidade e como vai funcionar este prêmio. Estabeleça prazos, se for o caso, e também deixe as informações bem descritas e claras. 
  • Ofereça recompensas valiosas e relevantes: a recompensa deve ser relevante ao seu cliente. Não é oferecer qualquer coisa. É oferecer aquilo que você gostaria de receber se fosse um cliente fiel. 
  • Elabore um conteúdo de acordo com a imagem do seu negócio: o design do cartão, fonte, forma como ele é apresentado e todas as informações contidas devem ser relevantes. Precisam mostrar as qualidades de seu negócio. Por isso, faça um cartão bem pensado.
  • Não esqueça das informações básicas: não adianta ter o cartão se ele não tiver o logo, o nome e dados do lugar que você trabalha. Isso porque ele vai servir como divulgação. 
  • Invista na divulgação: faça campanhas que mostrem como é vantajoso ter o cartão e, de preferência, como os clientes que já possuem estão satisfeitos com ele.
  • Mantenha o padrão de entrega: não entregue ao cliente uma recompensa de menor qualidade por ser gratuito. Mantenha a qualidade para que seu negócio esteja sempre em alta.

Por que ter um cartão fidelidade?

Ter um cartão fidelidade é uma forma de se conseguir tudo que você precisa e ainda fazer com que seu negócio cresça. Por conta disso, vale a pena você investir neste tipo de cartão e, assim, criar um plano de negócio para sua empresa. 

Com isso, você ganha clientes, se torna mais relevante no mercado e, por fim, você consegue fazer com que mais clientes se aproximem a você. 

Gostou da ideia? Crie um cartão fidelidade e alavanque seus negócios. 

E aproveite o blog para mais dicas de investimento para você.