A independência financeira é o sonho de muita gente, mas muitas pessoas tem dúvidas de como começar, hoje você terá acesso a dicas de como começar um plano de independência financeira de maneira prática e eficaz.

A grande maioria das pessoas já pensou em alguma fase da vida, se existem uma forma de ganhar dinheiro só com investimentos e rendimentos, saiba que é sim possível, mas é um plano a longo prazo e quando digo longo e de cerca de 30 anos.

Se você tem vontade de atingir a tão sonhada independência financeira e deseja ter dicas de como atingir essa meta, continue com a gente e aprenda tudo sobre o assunto.

Como começar um plano de independência financeira

Existe um valor que determina a independência financeira?

Então na verdade não existe um valor padrão, porque varia muito de acordo com o seu modo de vida, com o que você está acostumado a receber. Muita gente fala que quando você atinge o seu primeiro milhão se adquiriu a independência financeira e pode até ser, pois dependendo do investimento que você faz, pode ter um retorno de 3 a 4 mil mensais que pode parecer pouco, mas somando a outras fontes de renda podem te garantir uma boa aposentadoria.

E para grande maioria dos brasileiros é um valor suficiente, principalmente se for olhar que o teto da aposentadoria hoje para área privada que é de R$ 6.101,06, logo 4 mil está um valor mediano. 

Modelo mais tradicional

Esse modelo possui duas etapas e é um pouco mais difícil de se atingir êxito. Nele você vai calcular quanto deve ter investido para que mantenha o seu padrão de vida e de consumo. Aqui se deve ter o cuidado de tirar impostos e considerar que você vai viver só dos lucros dos rendimentos.

Depois basta colocar uma meta de tempo e verificar quanto você precisa guardar por mês para atingir esse valor. Esse modelo é um pouco mais difícil de dar certo porque, sempre tem um contratempo, como são muitos anos de contribuição a pessoa pode desanimar o que é muito comum, poucas pessoas tem realmente sucesso.

BTG Pactual

De acordo com a BTG, o modelo tradicional pode causar falta de disciplina e poucas pessoas realmente consegue chegar ao êxito, eles dizem que quem deseja obter sucesso primeiro deve ter uma mudança de hábitos e algo que começa primeiro mentalmente.

Nunca vai ser fácil, não existe uma fórmula mágica e se deve ter muita disciplina e dedicação a ideia é começar a consumir menos adotar o minimalismo. O que é uma prática boa, pois adotar essas medidas faz com que a pessoa faça o bem até para o meio ambiente. A gente compra bem mais do que precisa, se gasta muito com futilidades, a gente é incentivado constantemente ao consumismo exagerado.

Aqui fica o poder de se ter o controle de se gastar com o que é realmente necessário. Não é se privar é se planejar. Outra dica é montar um negócio próprio, fazer uma pesquisa de mercado legal, ver as áreas em expansão e entrar para o empreendedorismo, pois assim as suas chances de ganho são bem maiores e o seu tempo de guardar diminui consideravelmente.

A construção de sonhos e objetivos

Nossa vida é feita de metas, é elas que nos impulsionam para um futuro melhor, sem meta ficamos estagnados, ter um plano de estabilidade financeira é super legal, super indicamos você a fazer os cálculos, se propor a guardar um determinado valor e mesclar as duas propostas acima, para que consiga chegar com eficiência no seu plano.

Mas é depois que conseguir como eu fico, aqui é importante você ter sempre em mente os sonhos e objetivos traçados para antes, durante e depois de atingir a estabilidade financeira, aliás nunca devemos deixar de sonhar e de irmos além.

Comece agora

Como já vimos é um processo longo, então para quem deseja um dia conseguir a tão sonhada estabilidade o ideal é começar desde já, estude muito, interaja com o tema, fique por dentro do mundo dos negócios e econômico, conheça as formas de investimento e os rendimentos e os perigos. Saiba tudo dessa área! Outro ponto é comece a mudar de hábitos, trabalhe a sua mente para essa mudança tão especial. Com determinação e um plano bem definido a gente vai longe.