Educação Financeira: Ensine aos seus filhos como lidar com o dinheiro

publicidade

A educação financeira para crianças é um ponto muito importante e deve ser bem feito, pois é a partir da infância que se forma a consciência do adulto, descubra o porquê ensinar aos seus filhos como lidar com o dinheiro e tenha dicas de como fazer.

A área financeira é um grande desafio para muitas pessoas, o número de endividados no país é grande. Nós temos uma cultura consumista de querer muitas das vezes o que não precisamos, chega a ser uma compulsão, mas saiba que esses efeitos negativos podem ser minimizados e até extintos.

publicidade

Hoje você vai descobrir o quanto a educação financeira na infância é importante para o desenvolvimento de adultos conscientes, gostou do assunto? Continue lendo esse artigo e saiba educar os seus pequenos.

Educação Financeira: Descubra o porquê ensinar aos seus filhos como lidar com o dinheiro

Quando começar a ensinar sobre Educação Financeira?

Muitas pessoas tem dúvida de quando começar a educar os filhos em relação a área financeira, bom esse deve ser um processo natural e bem leve, quando a criança mostrar interesse na área e começar a fazer perguntas você já pode começar a introduzir o assunto no tempo dela.

Abaixo você vai ter acessos a ideias bem interessantes que vão te ajudar muito na hora de ensinar sobre dinheiro para o seu pequeno.

Separe a área financeira do lazer

Um ponto super importante na hora de educar uma criança é separar o lazer do dinheiro, muitas pessoas associam sair de casa, viajar e passear com o financeiro e isso pode trazer vários problemas na fase adulta, sendo uma das principais causas de endividamento.

Então deixe bem claro hoje vamos a compras do necessário do que precisamos, hoje vamos nos divertir. Só isso já é um grande passo para se ter um adulto consciente.

Ensine valores

Muitas das vezes nós pais somos tentados a fazer as vontades de nossas crianças, mas isso traz consequências futuras, a criança precisa aprender o valor das coisas que nem sempre se pode ter tudo, que é preciso merecer para conseguir as coisas.

publicidade

Evite presentes fora de época só para fazer vontades, nada fácil tem valor, perde a empolgação da conquista, perde o valor. Essa parte é muito interessante vai fazer o seu pequeno ser um adulto consciente que sabe as dificuldades para se conseguir as coisas na vida e valoriza e preserva cada conquista.

Delegue tarefas remuneradas

Outra dica super especial é quando você delega algumas tarefas e oferece recompensa, de acordo com a idade do seu filho, pois cria uma autonomia e faz com que a criança se torne um adulto que trabalhe, corra atrás dos sonhos e de conseguir as coisas na vida.

Outra parte interessante que assim você pode introduzir o gerenciamento de dinheiro, pois ele vai ter de controlar o que ganha para comprar as suas coisinhas, tudo começa na infância.

Ensina a criança a esperar

Quantos adultos já gastam o salário todo quando pegam e passam dificuldades durante o resto do mês, se tivessem passado na infância por essa etapa de aprender a esperar e a juntar, com certeza não estariam nessa situação.

Tenha uma data no mês para criança receber o seu dinheirinho, aqui é quando ela vai aprender a ter paciência para receber o que lhe é devido de acordo com o seu merecimento e realização de tarefas, assim como na vida real é hora de ensinar a criança a poupar e gastar aos pouquinhos para ter dinheiro até receber de novo.

Acompanhe as compras para uma melhor Educação Financeira

Forneça uma carteira ou porta moeda para que a criança possa guardar o dinheiro com segurança e não perca e vamos às compras, aqui a responsabilidade do dinheiro é da criança ela que vai levar o dinheiro, guardar e administrar com ajuda dos pais claro.

publicidade

É hora de ensinar o seu pequeno a ter responsabilidade e consciência de consumo, ensinar o que ele precisa, ensinar ele a dar preferência às necessidades. é hora de aprender a guardar um pouco e gastar o resto. Ponto muito importante tenha paciência no começo pode ser difícil até a criança adquirir essa consciência é  tudo aos poucos.

É importante deixar que os pequenos paguem pelas suas compram e se acostumem com essa administração, outro ponto legal é já saia com um produto em mente é muito importante você já ensinar desde sempre o que é necessário e o que é banal, aliás nem tudo que a gente quer a gente realmente precisa.

Outro ponto importante no processo ao chegar das compras converse com o seu filho veja o que ele achou da experiência como vocês podem juntos melhorar. Ensine também os custos das despesas da casa, já comece a treinar desde novinho para que ao crescer ele seja um adulto consciente e responsável.