Como Economizar Dinheiro: 20 dicas e como fazer!

Dicas exclusivas para que você possa juntar um dinheiro todo mês e não passar aperto.

Sabemos que não é fácil economizar dinheiro. Seja por conta de aumento nos produtos básicos ou porque as contas estão caras, até mesmo pelo fato de que não temos uma boa educação financeira. Todos esses fatores fazem com que não consigamos economizar nosso dinheiro. 

Mas é possível economizar seu dinheiro, ainda que ganhando pouco. Para isso, é necessário conhecer sua realidade financeira e se organizar para que possa fazer sua economia. 

E você tem vantagens com isso, afinal, com o dinheiro economizado, você não passa sufoco em um momento de emergência e, por fim, consegue alcançar seus objetivos de maneira mais simples. 

publicidade

Por isso, trouxemos 20 dicas de como reorganizar sua vida financeira e economizar seu dinheiro. Vamos lá? Leia a matéria e confira!

1. Saiba qual sua real realidade financeira

Um dos grandes vilões de quem quer economizar dinheiro e não sabe como fazer é não saber qual sua real realidade financeira. Isso quer dizer que pessoas não sabem exatamente quanto ganham mensalmente e, com isso, não conseguem se organizar. 

Para trabalhadores que possuem uma renda fixa, controlar os ganhos pode ser até mais fácil do que autônomos que possuem renda variável. Mas, em todos os casos, para fazer uma economia de dinheiro, você precisa saber (ainda que uma média) quanto você ganha. 

Com isso, você se organiza para gastar menos do que ganha e, assim, consegue organizar melhor sua vida financeira, gerando, no final, uma economia de dinheiro. 

2. Utilize um organizador economizar dinheiro

Muitas vezes é difícil economizar dinheiro sem ter um bom organizador financeiro. Entretanto, atualmente, você tem diversos apps que podem lhe ajudar na hora de fazer o controle de todo seu dinheiro. Com isso, você sabe quanto está ganhando, quanto está gastando e, assim, pode controlar melhor seu dinheiro. 

Existem várias opções de organizadores financeiros na internet. Entre eles, recomendamos o Mobills: Finanças e Cartões. Este app é completo e traz um controle financeiro interessante para todas as pessoas.

Assim como o mobills, você encontra outros aplicativos que ajudam no gerenciamento de seu dinheiro e, por fim, geram economia de dinheiro no final de cada mês. 

3. Conheça suas dívidas fixas e as variáveis

Para fazer uma boa organização financeira e uma economia de dinheiro, você deve conhecer suas despesas. Em geral, elas são divididas em dois grupos:

  • Despesas fixas: aquelas que você precisa pagar todo mês, como assinatura de internet, aluguel, academia e outras que tenham sempre o mesmo valor. 
  • Despesas variáveis: aquelas que podem vir com variações, como conta de luz, de água, gasto com alimentação e tantos outros. 

Ao conhecer suas despesas fixas e variáveis, você consegue se organizar, sabendo quanto vai gastar e, no final, economizar dinheiro, já que vai controlar melhor suas saídas.

4. Faça uma análise de seus gastos atuais

Se você quer economizar dinheiro, você deve fazer uma análise de seus gastos atuais, depois de se organizar, seja no papel ou em um app, e de ter conhecimento de todas as despesas fixas e variáveis que você encontrar. 

Na hora de analisar, você vai descobrir como economizar dinheiro, já que, com todos os dados em mãos, você sabe exatamente para onde está indo o seu dinheiro e, assim, pode controlar melhor os seus gastos. 

No final, com isso tudo, você consegue economizar seu dinheiro e organizar sua vida financeira. 

5. Corte gastos desnecessários e economizar dinheiro

Com seus dados analisados, tudo organizado, você vai descobrir que tem vários gastos desnecessários que estão consumindo seu dinheiro. Assim, você consegue fazer uma lista do que pode ser cortado e, então, consegue gerar mais economia com o valor que você recebe. 

E, economizando, você consegue juntar seu dinheiro, tendo um valor reserva e não passando sufoco. 

Muitas vezes, são pequenos gastos que levam nossos valores. Aqueles que parecem que não fazem diferença, como 1 real aqui, ou cinco ali. Mas, juntos, no final do mês, vão fazer uma diferença enorme no orçamento. 

6. Economize nas contas básicas de casa

Se existe um grande vilão na hora de trazer problemas para economizar dinheiro, ele é as contas básicas de casa, como conta de luz e conta de água. 

Por isso, para você ter uma boa organização financeira e conseguir ter um dinheiro a mais, é importante economizar nessas contas. Veja algumas dicas:

  • Não deixe lâmpadas acesas desnecessariamente. 
  • Troque as lâmpadas por outras mais econômicas.
  • Não deixe torneiras abertas. 
  • Use menos água para banho, lavar louças. 
  • Ao invés de usar a mangueira, lave quintais com baldes de água. 
  • Reduza o tempo do banho. 

Assim, você consegue economizar dinheiro nas contas e você vai ver que fará uma diferença enorme no orçamento. 

7. Procure um provedor de internet e telefone mais barato

Sabemos que internet, telefone móvel e (aqueles que ainda possuem) o telefone fixo são serviços essenciais, assim como muitos consideram a TV a cabo e outros. A dica aqui para economizar dinheiro é tentar encontrar aqueles que são mais baratos. 

Muitas pessoas possuem planos com diversas opções inclusas e não usam nenhuma delas. São apps, seguros e tantos outros que fazem com que o gasto seja maior sem ter um retorno. 

Por isso, analise os planos que você tem, veja exatamente o que você precisa e procure um provedor mais barato, ou negocie com o seu sobre o valor da conta. Com certeza você vai fazer uma grande economia de dinheiro. 

8. Tente não usar transporte privado algumas vezes

Que tal tirar um dia na semana para ir ao serviço de bicicleta ou a pé? Além de ser uma atividade saudável, você economiza no valor que ia gastar na passagem de ônibus, no aplicativo ou então no combustível. 

Pode parecer pouca a economia de dinheiro, mas, no final, juntando com outros fatores, vai fazer toda a diferença. 

Por isso, economize pelo menos uma vez na semana e você vai sentir a diferença no final do mês em seu bolso. 

9. Diminua seu gasto com delivery

O delivery chegou mais forte do que nunca, principalmente depois da pandemia onde precisamos encomendar muitos itens para entrega. E esse serviço é essencial atualmente. Mas, para gerar uma economia de dinheiro, você deve evitar de usar muito esse serviço.

Ao pedir o delivery, você paga uma taxa de entrega, que pode parecer baixa no início, mas, que no final, vai juntar com outras contas e usar seu dinheiro. 

Por isso, cada vez que você economiza dinheiro no delivery, você está ajudando o seu bolso. 

10. Procure levar sua comida para o trabalho

Para quem tem que almoçar no serviço, é difícil fazer economia de dinheiro na hora do almoço. São pratos feitos, self services e outros que fazem com que você coma e gaste muito. No final do mês, o valor é altíssimo. 

Que tal fazer uma economia de dinheiro levando a sua comida de casa? Além de ser mais barato, você vai ter uma alimentação mais saudável e que vai trazer para você uma melhor qualidade de vida. 

Mesmo que não faça sempre, mas se começar uma ou duas vezes na semana, a economia de dinheiro será grande no final do mês.

11. Diminua o gasto com cartão de crédito

Um vilão na hora de economizar dinheiro e ter uma organização financeira é o cartão de crédito. Por isso, você deve evitar o uso sempre que puder. Isso porque, de maneira geral, é difícil controlar os gastos com o cartão e você vai ter faturas altas para pagar. 

Não quer dizer que você não vá usar. Mas que você diminua o gasto e tire da mente a mentalidade de que com o cartão não precisa pagar na hora. Use sempre que for necessário. Assim, você faz uma economia de dinheiro grande no final do mês. 

12. Pague as contas à vista para economizar dinheiro

Sempre que puder, faça o pagamento de suas contas à vista. Seja no dinheiro ou no débito, se tiver valores na conta. Isso porque você consegue negociar melhores preços no pagamento à vista e ainda vai gerar uma economia de dinheiro nos descontos que lhe serão oferecidos. 

Além disso, você não fica com uma dívida que vai demorar a pagar. Assim, organiza melhor seu financeiro e sabe que está economizando bem mais. 

13. Não atrase os pagamentos das contas e economizar dinheiro

Outra forma de economizar dinheiro é sempre pagar suas contas em dia. Com isso, você evita juros e multas e pode fazer uma grande economia no final. 

Para fazer isso, é necessário que você tenha seguido os outros passos, seja economizando, se organizando e fazendo com que seu dinheiro tenha o destino certo. Se você tem todas as contas em planilhas e sabe como gasta seu dinheiro, você consegue pagar em dia e ter menos multas para pagar. 

14. Reduza os pequenos gastos para economizar dinheiro

Sabe aquele cafezinho todos os dias depois do serviço? Ou aquele doce após o almoço para acertar o troco? Pois bem, no final do mês, os pequenos gastos fazem com que você use grande parte de seu dinheiro e, assim, atrapalhe sua vida financeira.

Por isso, para economizar dinheiro, reduza os pequenos gastos, de forma que você consiga se organizar e ter os gastos que são necessários. 

15. Não compre por impulso

Você viu um produto que deseja muito e vai, no impulso, e compra. Com isso, você está gastando dinheiro desnecessariamente. Comprar por impulso é um grande vilão de quem quer se organizar financeiramente. 

Por isso, na hora de comprar, pesquise, faça uma varredura de preços em lojas físicas e virtuais e veja se realmente vale a pena comprar o que você tanto quer. 

Se valer, você deve escolher o lugar que vende mais barato e, assim, economizar seu dinheiro. 

16. Faça listas do que realmente falta em sua casa

Antes de sair para fazer as compras do mês ou de ver algo em uma loja e achar que precisa, faça uma lista das necessidades de sua casa. Assim, você consegue passar em lugares que estão com o produto mais em conta e fazer a compra de maneira a economizar. 

Com essa lista, você economiza dinheiro ao não ter que comprar produtos que tenha em quantidade e que não são necessários naquele momento, podendo esperar para promoções e descontos. 

17. Acompanhe promoções em mercados para economizar dinheiro

Você, assim como todos, está vendo que o preço dos alimentos disparou. Com isso, mais do que nunca é importante que tenha um acompanhamento de todos os preços de mercado, de forma que possa comprar os itens com preços mais em conta. 

A economia de dinheiro com pesquisa em mercado pode chegar a mais de R$ 200 por mês, dependendo do que você comprar. Então, fique de olho em promoções e compre aqueles produtos que você realmente precisa. 

18. Faça um plano de gastos

Com todas as informações em mãos, você consegue economizar dinheiro fazendo um plano de gastos. Isso significa organizar tudo que você vai gastar e ter prévias de quanto você precisa de dinheiro para realizar o que realmente é necessário. 

Fazendo isso, você consegue investir melhor em seus sonhos e, por fim, vai conseguir gerar uma grande economia. E, quanto mais economizar, mais perto de realizar o que você precisa você estará. 

19. Procure produtos mais baratos para economizar dinheiro

Sabe aquele produto que você tanto quer e que está em um preço altíssimo? Que tal comprar de outra marca, que não seja aquela tão famosa, mas que tenha um preço muito menor e tenha a mesma funcionalidade? 

Essa é uma das maiores formas de se economizar dinheiro. Você tem um produto caro, onde está pagando a marca e não o produto, e pode trocar por um que seja mais em conta e que vá trazer os mesmos benefícios para você. 

Por isso, encontre sempre essa alternativa para fazer um bom uso e economia de seu dinheiro. 

20. Foque nos pequenos prazeres da vida

Sabe aquele gasto imenso com passeios, restaurantes e outros itens? Que tal trocar isso por um dia de folga no parque, com um piquenique ao ar livre? 

São os pequenos prazeres da vida que farão a economia de seu dinheiro e permitirão que você tenha uma melhor qualidade de vida, além de ter momentos para aproveitar a vida com quem realmente importa. Por fim, você consegue ter mais tranquilidade e ainda evita o estresse. 

Bônus: faça você mesmo

Quer fazer uma grande economia de dinheiro? Adote o faça você mesmo. Isso quer dizer que pequenos reparos, pequenas atividades, ao invés de pagar para fazer, você mesmo pode fazer. 

Hoje em dia você encontra tutoriais na internet para praticamente tudo. Então, se é algo mais simples, economize dinheiro fazendo você mesmo. Em inglês, existe a sigla DIY (do it yourself), que é justamente para a adoção deste tipo de pensamento.

Esperamos que, com essas dicas, que você possa fazer uma grande economia de dinheiro e, assim, possa organizar melhor sua vida financeira. No final, você vai ver que seu dinheiro vai render muito mais. 

Gostou das dicas? Siga no blog para ter mais dicas sobre finanças.