Nem sempre é fácil controlar o financeiro pessoal, mas é possível e existem formas gratuitas de se obter dicas para se chegar a um bom resultado de planejamento financeiro, no nosso dia a dia corrido nem sempre damos importância a área financeira, vamos levando sem controle, mas essa atitude é um erro.

controle financeiro pessoal

É essencial que cada pessoa tenha um bom planejamento dos gastos e custos, para que no futuro não tenha surpresas ruins, tudo na vida de uma pessoa gira em torno do financeiro não tem jeito, então o melhor a se fazer é tentar ter controle.

Se você deseja receber dicas de como controlar o seu financeiro pessoal gratuitamente, saber um pouco mais sobre os principais conceitos e características esse artigo foi feito para você

O que é o financeiro pessoal?

É uma forma de controlar todas as entradas e saídas de dinheiro, saber as receitas e despesas, os lucro e prejuízos, como se fosse uma contabilidade pessoal onde a pessoa passa a ter o controle do capital que recebe

Muitas pessoas não tem noção da quantia que ganha em relação ao que gasta, só consome sem equilíbrio o que pode trazer sérias consequências e até levar ao endividamento.

Qual é a importância para controlar o financeiro pessoal?

Fazer um controle financeiro pessoal é extremamente importante, pois é através dele que a sua vida se desdobra, a verdade é que o dinheiro compra quase tudo em nossas vidas e somos dependentes dele, se você tem um sonho, para realizá-lo vai precisar de uma meta, economizar.

Ninguém sem controle consegue adquirir bens, realizar sonhos, a pessoa nunca vai ter dinheiro sobrando para quitar as contas.

Sem controle você gasta mais do que ganha, adquire dívidas, fica com nome sujo, não pode mais comprar ou adquirir bens, por isso o dinheiro é extremamente importante na vida de uma pessoa .

Como organizar o seu financeiro ?

Existem algumas formas simples de controle financeiro, algumas dicas são:

Conheça os seus ganhos e os seus gastos, nem todo mundo sabe ao certo o quanto gasta da quantia que ganha, então uma boa dica é anotar todo o seu ganho fixo do mês e todas as despesas que teve.

Ao final faça a diferença e veja quanto sobrou, se a conta não bater mais um alerta para que você faça um controle financeiro.

Segunda dica é o controle de despesas nem sempre gastamos com o que realmente precisamos, muitas vezes compramos coisa supérfluas, que não precisamos no momento, o consumismo exagerado é um inimigo de quem deseja ter o financeiro equilibrado.

Faça uma lista com todas as suas despesas aluguel, luz, água, comece pelas maiores, dessas despesas tenha em mente quais você realmente precisa no dia a dia, despesas com o básico que você precisa para ter boa qualidade de vida, ao final some tudo para ter uma base de gastos.

Compre somente o necessário, comprar coisas que não precisa ou que só vai usar uma vez, só vai te fazer juntar coisas e perder dinheiro, que poderia ser investido em outras áreas. 

Uma outra dica interessante e preferir comprar a vista, o cartão pode ser um grande vilão a pessoa empolga vai comprando, mas um dia a conta chega, muitas pessoas já tiveram problemas com esse descontrole, por isso a importância de se comprar à vista, pois você gasta somente o que tem.

Sites para fazer o controle financeiro pessoal Online

Hoje em dia com as novas tecnologias ficou mais fácil fazer o controle financeiro pessoal existem sites e aplicativos gratuitos especializados na área, que facilitam bem na hora de se organizar.

Um aplicativo bem legal é o mobilis, com nota alta ANDROID 4,6 e IOS 4,7, ajuda aos seus usuários ter um controle dos gastos, ganhos fazendo um verdadeiro balanço contábil pessoal, bem legal o que o app oferece.

Um outro app é o Meu Dinheiro pode ser usado tanto em smartphones quanto em web, ele faz uma análise completa de todas as suas finanças, tendo a possibilidade até de gestão de cartão de crédito, possui a versão paga e a gratuita .

O Guia Bolso é outro app bem interessante muito completo permite a organização das despesas por categoria, possui sistema de pontuação que avalia desempenho, um excelente app financeiro e o melhor é gratuito.

O Minhas Economias é uma outra possibilidade de app gratuito para organizar finanças, nele é possível planejar orçamentos prever saldos da conta bancária, existem a possibilidade do envio de lembretes de pagamentos aos mais esquecidos.