Pensando em trazer mais facilidades para o trabalhador, o governo está trazendo uma nova plataforma, o FGTS Digital. Criado para que se tenha acesso mais rápido às informações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Mas você já sabe o que é o FGTS Digital e como ele funciona? Separamos nesta matéria todas as informações que você precisa para ter acesso ao sistema e entender como ele pode lhe beneficiar.

Acompanhe até o final para saber como consultar o FGTS Digital.

 

Afinal, o que é o FGTS Digital? 

mulher ao descobrir como consultar o fgts digital.

O FGTS Digital é uma nova plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego para gerenciar os processos relacionados ao FGTS. 

A plataforma está em fase de teste desde agosto de 2023 e deve ser implementada oficialmente apenas em janeiro de 2024.

Dessa forma, o FGTS Digital tem como objetivo simplificar e agilizar os processos relacionados ao FGTS.

É o caso dos depósitos do FGTS, que serão feitos diretamente na plataforma, sem a necessidade de envio de documentos para a Caixa Econômica Federal.

Assim, os trabalhadores também poderão solicitar o resgate do FGTS diretamente na plataforma, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

E as facilidades aumentam, já que os trabalhadores poderão transferir o saldo do FGTS para outra conta, sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

Além disso, o FGTS Digital também oferecerá novos serviços, como:

  • Extrato completo;
  • Simulador de saque;
  • Notificações sobre movimentações.

O FGTS Digital é uma nova plataforma que promete simplificar e agilizar os processos relacionados ao FGTS. 

A expectativa é que a plataforma seja uma grande evolução no sistema de gestão do FGTS, trazendo mais eficiência e comodidade para trabalhadores e empregadores.

 

Quando o FGTS Digital começará a funcionar? 

O FGTS Digital está em fase de testes desde agosto de 2023 e deve ser implementado oficialmente em janeiro de 2024.

A fase de testes é importante para garantir que a plataforma funcione corretamente e esteja segura para ser utilizada por trabalhadores e empregadores. 

Sendo assim, durante essa fase, a plataforma está disponível para que os usuários possam testar seus recursos e fornecer feedback.

Após a conclusão da fase de testes, a plataforma será migrada para produção, o que significa que será disponibilizada para todos os trabalhadores e empregadores. A expectativa é que a migração seja realizada em janeiro de 2024.

A partir de então, os depósitos do FGTS, os resgates e as transferências serão feitos diretamente na plataforma, sem a necessidade de envio de documentos para a Caixa Econômica Federal. 

Além disso, os trabalhadores poderão consultar o extrato completo do FGTS, simular o valor do saque e receber notificações sobre as movimentações do fundo.

 

Saiba quais as ferramentas que já estão presentes nos testes 

Neste primeiro período, foram disponibilizadas algumas ferramentas para que se tenha uma visão completa do sistema e suas funções. 

Com isso, é possível ver como vai funcionar e como a plataforma será bem útil. 

As ferramentas que já estão presentes nos testes do FGTS Digital são:

  • Gestão de guias: Os empregadores podem emitir, consultar e detalhar guias de recolhimento do FGTS.
  • Remunerações para fins rescisórios: Os empregadores podem editar e visualizar as remunerações dos trabalhadores para fins de cálculo das indenizações compensatórias.
  • Extrato: Os trabalhadores podem consultar o extrato completo do FGTS, incluindo as informações sobre depósitos, saques e transferências.
  • Simulador de saque: Os trabalhadores podem simular o valor do saque do FGTS, de acordo com as regras vigentes.
  • Notificações: Os trabalhadores recebem notificações sobre as movimentações do FGTS.

Além dessas ferramentas, o FGTS Digital também oferecerá outras funcionalidades. 

Portanto, a expectativa é que logo tenham disponíveis informações sobre resgates, onde os trabalhadores poderão solicitar o resgate do FGTS diretamente na plataforma.

E a função que mais se espera é a de transferência, onde os trabalhadores poderão transferir o saldo do FGTS para outra conta.

Assim, a expectativa é que essas funcionalidades sejam implementadas até a implementação oficial do FGTS Digital, em janeiro de 2024.

 

Como consultar o FGTS Digital?

No atual momento, até o fechamento desta matéria, o ambiente de teste do novo FGTS Digital estava fechado, já que a ferramenta entrou em fase de manutenção para que seja disponibilizada oficialmente em janeiro.

Entretanto, para acessar o FGTS Digital, o processo será bem simples e você poderá fazer através de um computador ou de seu smartphone. 

Veja como será o acesso:

  • Neste momento, você pode acessar o botão “Saiba Mais” para ter informações do FGTS Digital.
  • Se escolher o botão do ambiente de testes, terá uma página de erro, já que está em manutenção.
  • Quando o sistema estiver disponível, a partir dessa página você poderá acessar o sistema ou então baixar o aplicativo móvel.
  • Depois de acessar, você pode entrar no sistema com sua conta gov.br. Se você não tiver, poderá fazer o cadastro.
  • Ao acessar com a conta, você terá todos os detalhes de seu FGTS e usar todas as funções.

 

Pronto. Dessa forma fácil, você consegue ter acesso ao FGTS Digital e fazer suas consultas. 

Então, gostou de saber como consultar FGTS Digital? Continue acompanhando o site para mais informações.