Fgts como fazer para comprar sua casa: aproveite esta opção

Veja como aproveitar o seu FGTS para que você possa fazer a compra de sua casa. 

Na hora de comprar sua casa, sonho que a maioria dos brasileiros possui, você deve ter um valor para dar de entrada ou usar para que possa diminuir o valor de suas parcelas. E uma das opções que mais se usa para esta finalidade é, com certeza, aproveitar o FGTS para esta finalidade. 

Mas você sabe tudo sobre o FGTS e como pode aproveitar este dinheiro, que é seu, para fazer parte de sua compra? É justamente isso que traremos neste artigo. 

Leia até o final e descubra como fazer para que seu FGTS possa ser usado na hora de fazer a compra de sua casa própria.

publicidade

O que é o FGTS?

O FGTS, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, é um dinheiro que é depositado todo mês pela empresa que contratou o funcionário, como uma forma de garantia para que, se caso ele for demitido, tenha um valor que possa ser usado de diversas formas. 

Para isso, o dinheiro fica guardado em uma conta na Caixa Econômica Federal e só se pode ter acesso em situações bem específicas, como em caso de demissão sem justa causa, doença crônica e compra de casa própria.

Quem tem direito ao FGTS?

Tem direito ao FGTS todo o trabalhador formal, ou seja, quem tem carteira assinada tem, por direito, este valor depositado em sua conta. Por lei, o valor é depositado pelo empregador e o empregado não pode ser descontado de seu salário. 

Assim, cabe ao empregador cumprir a lei e fazer o depósito deste valor mensalmente, ficando o dinheiro guardado para quando o empregado puder fazer o saque. 

Como consultar o seu saldo do FGTS?

Para consultar seu saldo do FGTS, você deve baixar o app Meu FGTS. Confira o passo a passo abaixo:

Como usar o FGTS para comprar sua Casa?

Na hora de comprar sua casa própria, você pode usar o FGTS como parte do pagamento, seja para entrada ou então para diminuir o valor das parcelas. 

Veja como fazer para usar seu FGTS na compra da casa:

  • Escolha a agência bancária que vai parcelar sua casa própria. 
  • Converse com o agente ou gerente e fale que você quer usar o FGTS para parte do parcelamento. 
  • Entregue toda a documentação solicitada e feche o contrato. 
  • O FGTS será transferido diretamente para o seu contrato, para a finalidade que você destinar. 

Com isso, a Caixa vai liberar e transferir o dinheiro do FGTS diretamente para a agência que estiver cuidando de seu empréstimo para compra da casa própria.

Como usar o FGTS com nome negativado?

Se você estiver negativado, mas ainda assim possuir um valor no seu FGTS e quiser aproveitar para que possa fazer a compra da casa própria, saiba que você pode fazer este uso. 

Aqui, o que você terá mais dificuldade inicialmente, é de conseguir o empréstimo total do valor estando negativado. Porém, você pode conseguir com algumas empresas o valor que necessita. Existem bancos que são especializados justamente em trazer acesso aos valores para quem está com o nome com restrições. 

Com estes bancos, o processo para usar o FGTS na hora de fazer a sua compra da casa própria, ainda que negativado, é basicamente o mesmo. Você vai solicitar o valor e autorizar o banco a fazer a liberação do dinheiro para seu uso na hora de comprar sua casa.

Dificuldades no uso do FGTS

Existem algumas restrições na hora de usar seu FGTS para compra de imóveis. Confira o que você não pode fazer com este dinheiro que você tem direito no banco:

  • Reformar ou aumentar seu imóvel; 
  • Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo; 
  • Comprar material de construção; 
  • Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

Se você não estiver em nenhuma dessas situações, você pode fazer uso de seu FGTS para a compra de imóvel próprio. 

Vantagens de comprar com FGTS 

Veja algumas vantagens que você pode ter ao usar seu FGTS na hora de fazer a compra de seu imóvel próprio:

  • Você terá acesso a um valor para dar de entrada na hora de fazer a compra de seu imóvel.
  • Você pode usar o valor do seu FGTS para diminuir o valor das parcelas que você deverá pagar.
  • É uma forma de garantia de usar seu dinheiro para facilitar sua compra. 
  • Você tem uma segurança e maior vantagens na hora de conseguir seu empréstimo.

Desvantagens de comprar com FGTS

Se você observar, a única desvantagem que você terá na hora de usar seu FGTS para fazer a aquisição de sua casa própria, é que você vai usar o dinheiro que você tem e que ficará sem o seu saldo de FGTS para alguma emergência, caso tenha que sair de seu emprego. 

Fora isso, não existe nenhum problema em fazer este uso, já que a compra da casa própria é uma forma de se fazer o uso do dinheiro. 

App FGTS

Não se esqueça que você pode ter o controle do saldo de seu FGTS diretamente no seu smartphone.

Abra a loja virtual, pesquise por “Meu FGTS” e instale o app em seu celular. Preencha com os dados que forem solicitados e você poderá consultar seu saldo sem nenhum problema, sempre que precisar. 

Usar o FGTS para comprar sua casa própria com certeza é uma ótima opção e vai facilitar na hora de fazer o empréstimo. Por isso, procure o gerente de seu banco e converse com ele sobre a possibilidade. Com certeza vai ser uma boa opção.

Gostou? Veja no blog diversas opções para você usar seu dinheiro.