Se você pensa em comprar ou construir um imóvel residencial, saiba que existem diversos programas habitacionais e linhas de financiamento imobiliário para te ajudar a alcançar esse objetivo.

E a maior parte dessas iniciativas permite que você use o saldo do seu FGTS para ajudar a pagar o financiamento.

Então, é importante que você saiba o que é o FGTS, em que situações pode usá-lo para suprir a sua necessidade de moradia e como consultar o seu saldo antes de comprar a casa ou apartamento dos seus sonhos. 

COMO USAR O FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL

Nesse artigo, esclarecemos alguns pontos importantes a respeito do Fundo de Garantia para te ajudar a ficar por dentro do assunto e tomar a melhor decisão. Confira!

Como usar o FGTS para comprar a sua casa

Se você já sabe o que é o FGTS e como consultar o seu saldo, mas deseja informações precisas sobre como utilizar o recurso para a compra da casa própria, clique no botão abaixo.

Inclusive, se estiver com o nome negativado, temos informações que podem te ajudar. Leia conosco!

ME CONTA COMO FAZER

O que é o FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito assegurado aos brasileiros que trabalham com carteira assinada e tem o objetivo de auxiliar esse grupo a conquistar a estabilidade financeira.

Mensalmente, a empresa empregadora deposita um valor correspondente a 8% do salário pago ao colaborador em uma conta, que é administrada pela Caixa Econômica Federal.

Ocorre que os trabalhadores só podem sacar esse dinheiro acumulado em situações específicas, como casos de demissão, compra da casa própria e para participar de alguns programas do Governo Federal.

Quem tem direito ao FGTS?

Segundo a lei brasileira, todo trabalhador registrado no regime CLT têm direito ao FGTS.

Ou seja, isso inclui trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.

Como consultar o saldo do seu FGTS?

Existem diversas maneiras para consultar o saldo do seu FGTS. Todas são simples e eficazes, então conheça quais são elas e escolha o canal de atendimento da sua preferência:

  • Site da Caixa Econômica Federal: você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal e consultar o saldo do seu FGTS inserindo o número do seu PIS/PASEP.
  • Central de Atendimento da Caixa: você pode ligar para a Central de Atendimento da Caixa (4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-726-0101 para demais regiões) e seguir as instruções para consultar o saldo do seu FGTS.
  • Agências da Caixa Econômica Federal: você pode visitar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a informação sobre o saldo do seu FGTS.
  • Aplicativo FGTS: você pode baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, para consultar o saldo do FGTS, assim como outras informações relevantes, como extrato de movimentações e saques. É a forma mais rápida e prática.
  • SMS: no app FGTS, você também tem a opção de habilitar a consulta do seu saldo do Fundo de Garantia por mensagem de texto (SMS).
  • Aplicativo da Caixa Econômica: se você preferir, pode instalar o aplicativo da Caixa Econômica. É só selecionar a opção “FGTS e INSS”.

Lembre-se que, para realizar a consulta, você precisará ter em mãos o número do PIS/PASEP.

Aplicativo FGTS 

Para ver o seu saldo e consultar todas as movimentações feitas na sua conta do FGTS a qualquer hora, de um jeito rápido e sem precisar sair de casa, recomendamos que instale o aplicativo no seu celular.

Assim, você tem todas as informações que precisa na palma da mão.

Veja como usar o app FGTS para verificar o seu saldo:

  • Abra a loja de virtual de aplicativos do seu celular, digite FGTS no campo de busca e instale o app no aparelho;
  • Após baixar, clique em “Cadastre-se”;
  • Insira os dados solicitados (nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail) e crie uma senha de acesso, que deve ter seis dígitos e ser numérica;
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Chegará um e-mail de confirmação na sua caixa de entrada. Acesse essa mensagem e clique no link que foi enviado;
  • Abra o aplicativo novamente, digite o seu CPF e a senha que você escolheu;
  • Vão aparecer algumas perguntas extras sobre a sua rotina. Você deve respondê-las;
  • Leia as condições de uso e clique em concordar;

Feito! Agora é só abrir o aplicativo e consultar o saldo do seu FGTS.

Site da Caixa Econômica

Se você preferir usar a internet para consultar o seu saldo pelo site da Caixa Econômica, também é muito simples. Confira o processo:

  • Acesse o site da Caixa.
  • Informe o número do seu PIS ou CPF e clique em “cadastrar senha”.
  • Leia o regulamento e clique em “aceito”.
  • Preencha todos os campos com os seus dados pessoais.
  • Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente. 
  • Preencha os campos com PIS ou CPF, insira a senha cadastrada e clique no botão “Acessar”.

Pronto! Agora você consegue consultar seu saldo de FGTS na tela do seu computador.

Aproveite o FGTS como entrada do financiamento ou para amortizar a dívida

O FGTS é direito de todo cidadão que tem carteira assinada. Dessa forma, a maioria absoluta dos saques desse fundo são para comprar a casa própria.

Por isso, esse dinheiro guardado pode ser uma ótima solução para adquirir o seu imóvel residencial, seja para usar como entrada ou para amortizar o seu financiamento imobiliário. 

Na hora de comprar um imóvel, consulte seu saldo, converse com o vendedor e veja a possibilidade de usar o FGTS para comprar a sua casa ou apartamento com melhores condições. 

Quem NÃO pode usar o FGTS para comprar um imóvel?

Existem algumas restrições que impedem o uso dos recursos do FGTS para compra de imóvel. Veja:

  • Você não pode usar o Fundo de Garantia se tiver outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação, em qualquer lugar do país;
  • Se você for cotista do FGTS há menos de 3 anos, também não poderá usar. 
  • Não é possível usar esse recurso para comprar uma casa se você já tiver um imóvel residencial em área urbana, seja concluído ou em construção;
  • Se quiser usar o Fundo para quitar o financiamento, os pagamentos devem estar em dia no momento da solicitação;
  • Não é possível usar o FGTS para comprar imóveis para terceiros.

Agora que você já sabe o que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e como consultar o seu saldo, sugerimos que se informe sobre como usar o FGTS para comprar a casa própria. Clique no botão abaixo e saiba de tudo, em detalhes:

QUERO SABER COMO FAZER

Com base nessas informações, você estará mais preparado para decidir se vale a pena usar o dinheiro do seu FGTS para comprar um imóvel residencial.

Continue acompanhando o nosso site e tenha acesso às melhores informações sobre financiamentos imobiliários!