Se você é aposentado ou pensionista e deseja adquirir um imóvel, mas devido ao alto preço do mercado precisa de ajuda financeira, neste artigo vamos mostrar como fazer um consórcio imobiliário específico para aposentados e pensionistas.

Cada vez mais as pessoas procuram por ajuda financeira na hora de adquirir bens, principalmente quando assunto é imóvel, muitas são as opções no mercado sendo que o consórcio vem se destacando, por isso resolvemos trazer algumas informações sobre eles para ajudar na hora da escolha.

Se você é aposentado ou pensionista deseja saber mais sobre como funcionaria um consórcio para a sua classe e se teria direito a algum desconto ou benefício não pode deixar de acompanhar nosso artigo e tirar as principais dúvidas.

O que é um consórcio

O consórcio é a união de pessoas com o mesmo objetivo seja jurídica ou física, elas se unem buscando comprar um bem que não conseguiriam sozinhas, no processo existe um órgão de gestão que cobra para isso chamado administração a taxa devida ao mesmo é chamada taxa da administração.

Então várias pessoas se unem e começam a contribuir mensalmente e vai formando uma poupança, cada hora um membro é contemplado seja através de sorteio ou de lance até que todos tenham adquirido o bem almejado.

Consórcio para aposentados e pensionistas

Geralmente não existem diferenciações de classes em um consórcio costuma se unir várias pessoas em busca de um bem de interesse comum onde aos poucos cada um adquire o seu.

Acontece que quando se faz um consórcio para a classe devido à maior estabilidade financeira e o menor risco de inadimplência é natural oferecer mais vantagens e descontos, fora que o processo é facilitado visando que o grupo possa facilmente participar do consórcio.

Um ponto importante a se frisar é que devido a idade mais avançada não vai ser possível pagar o consorcio 30, 35 anos aqui o tempo é menor, mas plenamente possível o máximo que os bancos costumam aceitar dependendo do caso é 20 anos.

Vantagens

Um consórcio pode ser bem vantajoso na hora de adquirir um imóvel principalmente pelo fato de não se pagar juros e poder dividir as parcelas

Menor custo
Várias opções de crédito
Não há taxa de juros
Autorização do Banco Central
Compra planejada
Liberdade de escolha do bem
Reajuste da carta de crédito
Menos Burocracia

 

Tarifas

A tarifa é bem variável e depende muito de acordo com cada Banco e com as características do grupo de consórcio, em todas existem taxas de administração podendo variar de valor e taxas e tarifas do processo. 

Devido ao fato dos aposentados e pensionistas terem maior equilíbrio financeiro pelo menos aparentemente e o risco de inadimplência ser menor, muitas das vezes o financiamento já é descontam em folha, por isso é comum ganhar descontos e vantagens ao contratar um consórcio próprio para classe.

Documentos

Abaixos os principais documentos pedidos para se fazer um consórcio, detalhe que não são os únicos, sendo ainda necessários formulários e contratos:

  • RG e CPF original e cópia
  • Certidão de casamento ou união estável
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda
  • Cópia do CTPS, extrato de cada conta do FGTS
  • Certidão negativa de propriedade sobre bens imóvel
  • Título de propriedade com o respectivo registro
  • Certidão dominial vintenária
  • Certidão negativa do IPTU
  • Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
  • Certidão negativa de ações cíveis e criminais
  • Certidão negativa de ações trabalhistas
  • Certidão negativa de protesto
  • Certidão negativa de execuções fiscais estadual e municipal
  • Certidão negativa de quitação de tributos federais

Principais consórcios

Na atualidade os bancos são as principais instituições financeiras que fazem consórcio no mercado, a Caixa é um dos mais famosos no ramo imobiliário seja de consórcio ou financiamento, tendo grupos específicos para os aposentados onde se pode pagar em até 96 meses.

Bancos como: Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil também são famosos por disponibilizar consórcios aos seus clientes e são instituições de renome e confiáveis é muito importante olhar bem com quem você vai fazer o consórcio, pois é uma aquisição que dura anos e precisa uma boa gestão e planejamento para que tudo ocorra bem.

Já na porto seguros uma empresa também de renome no mercado além de ter um consórcio destinado aos idosos, ainda existe a possibilidade de se fazer uma simulação do seu consórcio para que você fique por dentro de todos os detalhes e taxas com antecedência.