Nós últimos meses o coronavírus têm assustado o mundo com rápido contágio e risco de morte, vem atingindo vários países não só a China, mas além da área da saúde outra área preocupa que é a economia, vamos falar um pouco de como ficou a economia da China em meio ao surto da doença.

Para economia girar e funcionar normalmente é preciso do comércio, da atividade fabril, porém com o perigo do vírus muitos trabalhadores ficam em casa trazendo graves consequências a economia chinesa e por consequência a mundial.

Se interessou pelo assunto? Deseja mesmo saber um pouco mais sobre a economia após o coronavírus, continue com a gente que esse artigo foi feito para você e vai te ajudar a entender o que está acontecendo no cenário econômico Chinês.

corona virus e a economia

Onde surgiu o Coronavírus?

O coronavírus têm tirado o sono do mundo todo e a preocupação com a doença é grande. Estudos demonstram que o vírus se alastrou através de uma feira de animais vivos em uma província chinesa chamada Wuhan, no início de dezembro de 2019.

Por se tratar de uma doença respiratória se alastrou rapidamente atingindo vários países do mundo todo, ela não se pega tão fácilmente como a gripe, mas pode levar ao óbito principalmente de pessoas mais velhas.

Quais Foram os efeitos deste vírus na China?

O vírus trouxe efeitos negativos a China não só na saúde, pois atingiu grande parte da sua população, matou muitas pessoas, trazendo grave crise na saúde, gasto alto com remédio e utensílios, fora a falta desses itens no mercado.

Além disso a economia foi gravemente afetada, a linha de produção parou, fábricas foram fechadas, mercados ficaram vazios e também fecharam, a falta de itens básicos, a população está em casa reclusa e quem ainda não pegou a doença tem medo.

Na área da educação escolas fecharam as portas e a população está sem aula o que vai trazer graves prejuízos ao ano letivo, foram proibidos eventos que reúnem muitas pessoas, shows, jogos enfim a China parou.

A única área que teve melhora foi do meio ambiente e qualidade do ar, pois com a crise tudo fechou não tem mais emissão de gases nocivos, as ruas estão desertas sem fumaça de carro, com grande parte das pessoas reclusas a poluição praticamente parou ao se comparar com os antigos índices.

Como a economia do Brasil foi afetado pelo Coronavírus

A China é grande produtora de eletrônicos, remédios, objetos de uso pessoal, mel dentre outros produtos, uma gigante na linha de produção mundial com participação de cerca de 16% do PIB global, com essa crise que se instalou por causa do vírus toda a economia mundial vai ser afetada.

As bolsas começam a cair pelo mundo a fora, e o mercado financeiro mundial a ter graves prejuízos, a China é responsável por cerca de 10% da importação global de eletrônicos, ocorreu a alta do dólar que chegou a R$ 4,65 nesta quinta feira dia cinco, que interfere em tudo nossa economia gira em torno do dólar.

Com isso o mercado Brasileiro fica prejudicado falta produtos chineses no mercado, empresas como Toyota, Danone, Mastercard e Apple foram afetadas é o prejuízo acaba voltando ao consumidor é bem provável que vários produtos aumente de preço.

A Petrobras também sentiu o impacto e já relata baixa na produção e prejuízo com a baixa do petróleo, parte do nosso combustível era vendido a China. Outra área que começa a sentir a crise do coronavírus é a área de saúde os remédios tendem a aumentar principalmente depois que o vírus chegou ao Brasil.

Serviços que ainda estão parados pelo Coronavírus?

Na área da educação as escolas ficarão fechadas até que o vírus esteja sob controle, nas indústrias depende do local em que estão instaladas nas cidades de maior risco ainda estão fechadas e a população reclusa, serviço de trem e transporte também continuam fechados em grande parte da China.

Está proibido a realização de eventos que aglomeram pessoas, quanto a circulação de veículos continua reduzida.

Perspectiva para o mercado financeiro em 2020

Com o aumento dos casos de coronavírus pelo mundo traz graves consequências para a economia não só chinesa, mas mundial a perspectiva para esse ano é de baixa no mercado financeiro, os indicadores econômicos vão cair drasticamente, os produtos tendem a aumentar de preço e a inflação a subir.

Mesmo que o coronavírus seja controlado a baixa desses meses de crise já vão influenciar no cenário anual econômico, agora quanto mais rápido a recuperação menores são os prejuízos.