7 Dicas de Educação Financeira:Saiba tudo sobre como educação financeira

Saiba das melhores informações sobre educação financeira.

Talvez nunca em toda nossa história se falou tanto em educação financeira. E isso acontece devido ao período em que estamos passando, com tantas dificuldades, mudanças em valores, aumento de preços e muitas pessoas com poder de compra reduzido. 

Entre tudo isso, ainda tivemos a pandemia, que agravou a crise mundial, trazendo para as pessoas ainda mais problemas. 

Por conta de todos esses detalhes, é importante que você tenha educação financeira para que, assim, possa se organizar melhor e não tenha problemas com dinheiro.problemas com dinheiroConfira neste artigo sete dicas para que você tenha educação financeira e, assim, possa fazer um bom uso de seu dinheiro. 

Como ter educação financeira

Para ter uma boa educação financeira, é necessário que você tenha ciência de sua atual saúde financeira, para que, assim, possa realizar o passo básico, que é gastar menos do que você recebe. 

Pode parecer simples, mas a verdade é que muitas pessoas gastam demais, estourando seu orçamento mensal e, assim, cada vez mais se colocam em dívidas altas e difíceis de serem resolvidas. 

E é este o motivo que faz com que você tenha uma boa educação financeira e que isso deve ser uma rotina, algo que vá trazer para você mais tranquilidade no dia a dia.

Saber a sua renda e comparar seus gastos é o primeiro passo para que sua educação financeira seja de fato funcional.

Os melhores livros de educação financeira

Se você quer estudar um pouco sobre educação financeira, o ideal é que acesse os melhores livros do mercado sobre o assunto. Com eles, você vai conseguir ter dicas úteis de como melhorar suas finanças e, assim, garantir que seu dinheiro renda mais no final do mês. 

Confira uma lista dos livros recomendados:

  • Os segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker: neste livro, você vai ter um paralelo para saber como as pessoas que têm uma mentalidade milionária se diferenciam daquelas que possuem uma mentalidade mediana. 
  • Anti-frágil – Nassim Taleb: neste livro, o autor trata da fragilidade e como vencê-la em todas as áreas da vida. 
  • Pai Rico Pai Pobre – Robert T. Kyiosaki: um clássico de finanças pessoais, esse livro trata de duas famílias e mostra o motivo de um pai pobre se tornar um sucesso, milionário, diferente do que se pensaria o senso comum.
  • A psicologia financeira Morgan Housel: de maneira didática e surpreendente, o autor mostra como que psicologicamente lidamos com o financeiro e como isso interfere em nosso dia a dia. 
  • Do Mil a um milhão Thiago Nigro: o autor mostra como que ele teve um sucesso financeiro reeducando seu jeito de usar as finanças.

Importância da educação financeira pessoal

A educação financeira pessoal tem uma enorme importância no quesito de organização do dia a dia e também em relação à saúde. Confira o que uma boa educação financeira traz e os problemas que evita:

  • Quando você estiver em dificuldades, terá uma reserva de dinheiro para suprir as necessidades. 
  • Você não vai se perder nas contas e dívidas que deve pagar. 
  • Você vai conquistar muito mais do que imaginou, fazendo seu dinheiro render ainda que receba pouco. 
  • Uma boa educação financeira evita problemas de saúde, como estresse e até infarto. Muitas pessoas morrem por se preocuparem demasiadamente com sua saúde financeira.

A quebra do ciclo ganha-gasta

Um dos grandes problemas na hora de fazer as contas é o ciclo ganha-gasta. Este ciclo é conhecido entre muitas pessoas que, ao terem qualquer dinheiro em mãos, vão gastar com algo que não seja tão necessário naquele momento ou que pode se esperar um pouco para ser adquirido.

Para se ter uma boa educação financeira é necessário que este ciclo seja quebrado. E se consegue isso com uma boa organização financeira. Você deve fazer com que seu dinheiro renda mais, usando o que necessita para pagar suas dívidas e conseguindo separar uma quantia para reserva. 

Assim, quebrando o ciclo, você pode ter um melhor dinheiro guardado e, por fim, consegue ter uma reserva que vai fazer com que seu dinheiro renda mais e você possa ter uma melhor educação financeira.

Disciplina e hábitos

Você sabia que gastar e economizar está ligado diretamente com disciplina e hábitos? 

Para muitas pessoas, comprar coisas desnecessárias se tornou um hábito. Não conseguem parar de comprar, ainda que não precisem daquilo. E é este tipo de corrente que precisa ser quebrada. Você deve ter uma disciplina para comprar o que você realmente necessita e, assim, evitar gastos desnecessários. 

Ser disciplinado não é não comprar nada, ao contrário. É se organizar para comprar o que realmente é necessário e, assim, poder aproveitar melhor seu dinheiro para que não tenha problemas no futuro.

Se você mantiver esta disciplina e bons hábitos, vai viver bem melhor gastando menos e economizando mais.

Afinal, como ter uma boa educação financeira?

Veja dicas práticas para que você tenha uma boa educação financeira e, assim, possa fazer seu dinheiro render mais:

  • Faça uma planilha de orçamento: com ela, você vai saber exatamente o que você precisa pagar, quanto vai gastar mensalmente e quais são seus gastos fixos e variáveis. 
  • Anote seus gastos diários: assim, você controla melhor para onde está indo seu dinheiro e sabe exatamente com o que você gastou. 
  • Crie um plano de economia e poupança: veja o quanto você ganha e separe uma parte para que seja para sua economia. 
  • Negocie dívidas: se você tem dívidas, negocie com as empresas para pagar menos juros e fazer com que você tenha mais economia. 
  • Aumente seu rendimento: encontre alternativas para que você possa ganhar mais mensalmente, seja valorizando seu serviço ou encontrando uma renda extra.
  • Não faça comparações: não é porque uma pessoa tem um tipo de vida que a sua tenha que ser igual. Não se compare. Viva sua vida, economize de seu jeito e você será mais feliz.
  • Economize: antes de comprar, pense se realmente precisa daquilo. Faça uma interiorização para saber o que precisa realmente e o que pode esperar. Além disso, você pode conseguir pesquisar itens para pagar menos do que o lugar onde você encontrou.

Investir em educação financeira rende os melhores juros

Se você investe em sua educação financeira, mais do que simplesmente organizar suas contas, você vai conseguir possibilidades de fazer seu dinheiro render mais e com valores mais interessantes. 

Para isso, você precisa, primeiramente, se organizar para ter um dinheiro que dê para fazer investimentos e, no final, você vai conseguir ter mais valores na sua conta. 

Depois, é importante que estude o mercado e se informe sobre os melhores rendimentos. Assim, você consegue ter mais valores na conta. 

Com certeza, dessa forma, você vai conseguir investir melhor e ter um rendimento melhor. 

Gostou das dicas de educação financeira? Acompanhe o blog e saiba mais sobre finanças pessoais.