Se você deseja reformar a sua casa ou apartamento e está em busca de ajuda financeira, neste artigo vamos falar um pouco sobre essa modalidade de empréstimo que pode ser bem interessante para quem busca por uma melhoria no imóvel em que mora.

Com o tempo é natural que uma casa precise de reparos e de uma reforma, mas nem sempre se tem o dinheiro para isso, principalmente nos dias atuais em que a vida financeira do brasileiro anda comprometida devido a pandemia.

Empréstimo para reformar

Se você deseja reformar a sua casa, mas o orçamento anda curto, não deixe de acompanhar o nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre empréstimo para reformar, para que possa decidir se vale a pena fazer um.

Conheça mais Sobre o Construcard da Caixa e veja como pedir o seu:

Se você gostaria de solicitar um crédito para reformar a sua casa no banco Caixa, toque no botão abaixo e veja como funciona o construcard e como conseguir:

btn quero saber como fazer

O que é o Empréstimo para reformar?

Basicamente é um empréstimo destinado a reforma de imóveis, ideal para quem busca por reformas e reparos de um imóvel, mas está com orçamento apertado. É feita uma análise do imóvel, do que ele precisa para então liberar o empréstimo.

Você pode usar a quantia para comprar materiais de construção e ferramentas e para pagar a mão de obra com a reforma.

Como Funciona?

Você entra em contato com o banco ou financeira e pede o seu empréstimo, caso aprovado o dinheiro é depositado na sua conta e você só pode utilizá-lo para reforma da casa.

Existe a possibilidade de ser disponibilizado um cartão que só é aceito em lojas de construção dependendo do caso. Depois você paga a quantia que pegou em parcelas com juros e correções.

Bancos como:

Bradesco, Caixa, Santander, Itaú, Banco do Brasil, disponibilizam essa modalidade de empréstimo sendo a Caixa o mais tradicional no ramo e que geralmente possui as menores taxas e vantagens.

Quem tem direito?

Esse tipo de empréstimo está disponível a qualquer pessoa maior de 18 anos que queira reformar o seu imóvel, antes a pessoa passa por uma análise de dados e de renda para saber se ela vai ter condições de arcar com a dívida, e até mesmo para que se possa calcular os juros que vão ser cobrados na operação.

Taxas do empréstimo

É bem variável bancos como a CAIXA por exemplo, possuem taxas que giram em torno de 2,5 % ao mês, já o construcard a taxa é de cerca de 5% ao mês.

Existem bancos como o Bradesco que cobram cerca de 7% ao mês, variando muito de acordo com cada caso, com cada perfil, é preciso fazer uma simulação.

Abaixo uma tabela com alguns empréstimos com as devidas taxas é o tempo de pagamento.

Empréstimo Prazo Máximo CET
Caixa 240 meses 50-55% ao ano
Banco do Brasil 54 meses 60% ao ano
Lendico 60 meses 2,97% a 7,5% ao mês

Como fazer o Empréstimo pela internet?

Hoje em dia onde tudo é feito na palma da mão é possível sim pedir a maioria dos empréstimos pela internet, basta entrar no site portando alguns documentos e solicitar o empréstimo, é feita uma análise de crédito e do imóvel e caso aprovado o dinheiro é liberado para uso. 

documentos geralmente pedidos

  • Documento de identificação: RG e o CPF;
  • Documentos do imóvel
  • Comprovante de residência como: conta de luz, telefone atualizada e no seu nome;
  • Comprovante de renda, último contracheque ou detalhamento de crédito do INSS;
  • Extrato da conta corrente.

Precisa ser cliente para pedir o empréstimo?

A maioria dos bancos pede que a pessoa seja cliente até mesmo para facilitar o processo de empréstimo e de controle, mesmo que a pessoa não seja um cliente prévio, pelo menos na hora é interessante que ela abra uma conta no banco escolhido.

Vale a pena?

Quando o assunto é empréstimo, o ideal é que a gente não chegue a pegar, mas se for necessário vale sim a pena para que você possa adquirir uma melhor qualidade de vida e garanta a sua segurança, porque um imóvel pendente de reparos pode ser perigoso dependendo do caso.

Nossa dica é, pesquise em vários bancos e financeiras, faça uma simulação para então escolher a melhor opção para você, busque uma que se adapte ao seu perfil, sem comprometer a sua renda, de modo a se pagar a menor taxa possível.

Além disso, agora você também tem a opção de financiar seu material junto a Caixa através do programa de habitação do governo federal, o Casa Verde e Amarela.