Para quem deseja saber um pouco mais sobre o Fies em relação a negativados e se é possível fazer o cadastro com o nome sujo, nós vamos te ajudar com informações sobre o assunto bem completas e detalhadas para que você fique por dentro de cada detalhe.

Para muitas pessoas o Fies é a única forma de acessar uma faculdade. Com o orçamento apertado e muitas das vezes com o nome negativado fica difícil realizar esse sonho e ter uma melhora salarial, buscar uma melhor qualidade de vida.

Fies para negativados: é possível?

O Que é o Fies?

Simplificando o Fies é um financiamento estudantil com juros baixo, para ajudar pessoas que não tem condições de pagar a mensalidade, sem ele essas pessoas não conseguem cursar uma faculdade e tentar melhorar de vida com os recursos que possuem hoje.

Ele é uma aposta que com estudo a pessoa vai melhorar de vida e depois de formada e trabalhando vai conseguir pagar mais tranquilamente os estudos.

Como Funciona o Fies?

O Fies funciona como se fosse bolsas de estudo em um primeiro momento que chegam até 100%, só que quando a pessoa conclui a faculdade tem de pagar o valor do desconto dado pelo programa, ela não ganha como em bolsas comuns de faculdade. Claro que a pessoa tem um tempo para pagar essa dívida parcelada e com juros em conta.

Ou seja o programa paga uma parte da sua mensalidade para você e só depois que você formar é que se começa a pagar o valor que deve parcelado e você tem uma quantidade de tempo para pagar e o melhor com juros bem abaixo do mercado.

Principais Benefícios do Fies

Os principais benefícios do Fies serão descritos abaixo com os principais detalhes e vantagens:

  • O primeiro passo é a pessoa tentar conseguir um bolsa na própria faculdade caso não consiga o Fies é uma opção para quem não consegue arcar com a mensalidade sozinho. O programa paga um parte da mensalidade permitido que você consiga estudar o valor financiado pode ser de 50 a 100%.
  • Você paga uma mensalidade menor do que pagaria sem o programa o que pode dar chance a quem não consegue pagar as mensalidades inteiras sozinho, o resto você paga depois e com juros baixo.
  • Prazo longo para pagar a dívida depois que acaba o curso. Em cursos de 4 anos o prazo pode ser de até 12 anos e com juros baixo o que é muito bom para quem precisa do programa. O fato de estudar pode garantir a pessoa melhores salários e pagar a quantia com mais facilidade.

É possível conseguir fies com nome negativado?

Hoje em dia sim, mas com ressalvas que vamos explicar mais a frente, acontece que nem sempre foi assim quando lançou o programa não aceitava pessoas com nome sujo o que prejudicava quem mais precisava e por isso resolveram mudar.Agora quem tem nome negativado pode sim ter acesso, só não é tão simples:

O primeiro passo é se inscrever normalmente no Fies e caso aprovado preencher o cadastro no SisFIES e participar das burocracias necessárias é preciso levar alguns documentos e se inscrever em um sistema de fiança chamado Fundo Garantidor, um detalhe é que a faculdade deve ter aderido e esse tipo de modalidade senão não é possível.

Pessoas em débito com PCE/CREDUC ou que obteve o Fies antes não tem direito ao programa de forma alguma.

Como conseguir o fies

O primeiro passo é se cadastrar no site geralmente pede Cpf e senha é um processo bem concorrido, algumas perguntas são feitas e o ano em que o candidato teve maior nota é acessado pelo sistema, agora é hora de escolher a faculdade e o curso disponíveis de acordo com a sua maior nota.

Verifique a nota de corte do curso e veja se você pode fazer o que deseja através da sua nota se a sua nota for maior que a de corte a chance de conseguir é grande. Alguns cursos como o de medicina tem nota de corte de 780, bem alta.

Caso seja aprovado o candidato passa por outros processos de cadastro e acesso a dados bem detalhados, depois de levar vários documentos comprovar renda, tudo é verificado e analisado em conjunto com a faculdade escolhida e deve ser dentro de um prazo, se tudo der certo o candidato vai até uma agência e contrata o financiamento.