Investimento na Renda Fixa: Prefixado Ou Pós-Fixado, qual escolher?
Se você está em busca de um investimento de renda fixa e deseja escolher entre um que seja prefixado e um que seja pós-fixado nós vamos te ajudar com um artigo repleto de informações que vai tirar as suas dúvidas sobre o tema.
O que você já deve ter em mente desde o início é que a escolha por cada um depende do seu estilo, do seu perfil, quanto de experiência você já tem com investimentos. Outro ponto super importante é saber que a pandemia que assolou o mundo trouxe uma crise generalizada.
Então quem vai fazer um investimento hoje deve levar tudo em consideração para poder escolher a melhor opção, afinal ninguém quer perder dinheiro, veja os conceitos e exemplos de cada caso e aprenda a analisar qual é o melhor investimento para você, logo a frente no nosso artigo.
O que é investimento na renda Fixa?
Funciona como uma carteira de investimento só que com rendimentos previsíveis e com pouca oscilação. Esse tipo de investimento é administrado por um gestor profissional, logo quando você adquire um investimento no estilo você está comprando cotas do fundo que vai ser gerido pelo gestor. Exemplos CDBs, títulos públicos e outros.
É super importante que você conheça bem e confie no seu gestor e nas estratégias que ele utiliza. Esse tipo de fundo permite que você invista em vários produtos a partir de um mesmo investimento e pode ser composto por títulos privados e públicos.
O que é Investimento Prefixado?
Nesse tipo de investimento você já sabe qual será o seu rendimento desde o momento que investe, a rentabilidade é previamente fixada e nenhum fator externo o altera, geralmente é dada em porcentagem ao ano, ou seja o que está acontecendo no país ou na economia não interfere nesse tipo de investimento.
O que é um investimento Pós-Fixado
Nesse caso você não sabe qual será o seu rendimento, pois ele é atrelado a um indexador externo somente no dia do resgate que você saberá quanto lucrou, você tem uma ideia, mas pode mudar. Alguns exemplos são CDI, SELIC, IPCA e IGP-M, enfim várias são as opções no mercado. Acompanha o momento da economia do país.
Exemplo de investimento Prefixado
Um bom exemplo de renda prefixado são os CDBs certificados de Depósitos Bancários que correspondem a empréstimos a bancos feitos através de pessoa física. Depois de um tempo o banco devolve o dinheiro emprestado com juros e correções.
Tesouro direto, que faz a negociação de títulos públicos e é um investimento seguro
LCI, letras de crédito imobiliário, onde os recursos atingidos são usados para investir no ramo imobiliário e como troca tem uma taxa de rentabilidade anual.
Exemplo de investimento Pós Fixado
Como já vimos são investimentos atrelados a taxas e índices econômicos, sendo os nomes listados abaixo os mais utilizados como parâmetro financeiro para investimentos.
CDI | E uma taxa que demonstra as interações entre bancos, as taxas dessas operações e os rendimentos que fixam a CDI que é denominada Certificado de depósito Interbancário. É um título emitidos pelos bancos em busca de saldo positivo, índice diário. |
Selic | Taxa básica de juros da economia, principal meio de controle a inflação. Tem a ver com a taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia, influencia todas as taxas de juros do país e dos investimentos também. |
IPCA | Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo, medido mensalmente, demonstra o variação de preços no mercado e está ligada a vários investimentos. Considerada pelo banco central o principal parâmetro de inflação ou deflação do país. |
IGP- M | Índice Geral de Preços no Mercado, mede movimento dos preços de forma geral, com os números desse indicador a pessoa tem noção sobre a situação financeira em que se encontra o país. |
Qual o Melhor Investimento?
Para escolher o mais indicado a pessoa deve analisar primeiro o próprio perfil investidor, se você tem certa experiência o que deseja para o futuro. O que acontece quando você pega um investimento pré fixado, você vai ganhar aquilo ali sem nada mais, então dependendo dos números que a economia atingir você pode perder dinheiro ficar abaixo da inflação.
Ma ao mesmo tempo não tem surpresa e você pode contar com aquela quantia, pois você irá ganhar, não tem risco de você perder. Já um investimento pós fixado apesar de ser vantajoso na maioria das vezes, se o país estiver em uma má fase e o indexador em que o seu investimento foi atrelado cair o seu lucro também caíra significativamente.
No momento em que nosso país está passando é melhor não arriscar e tentar os pré fixados caso queira resgatar a curto prazo e não tenha muita experiência na área.
A grande verdade é que no mundo dos investimento até os mais experientes não conseguem prever o futuro com precisão, o ano de 2020 foi uma grande prova disso, alias quem poderia imaginar um vírus tão letal é que iria trazer sérias consequências a economia mundial, então quem investe conta também com ter um pouco de sorte.