Deseja investir no mercado imobiliário em 2020, mas tem dúvidas? Continue com a gente nesse artigo vamos te explicar os motivos para se investir nesse ramo que depois de fechar em baixa durante 4 anos, voltou a crescer em 2019 e tem boa perspectiva em 2020.

Por anos investir no mercado imobiliário era bem rentável e em pouco tempo seu lucro crescia consideravelmente, porém com a crise que nós assolou em 2014, o mercado sofreu com quedas bruscas até meados de 2018 voltando a tomar um pequeno fôlego em 2019.

Mercado imobiliario para 2020

Se você tem interesse nessa área de investimento, gostaria de saber um pouco mais sobre essa melhora no mercado no ano de 2020, receber dicas, descobrir um pouco mais sobre esse mercado que pode se mostrar promissor. Vem com a gente esse artigo é para você.

Porque investir nesse ramo

O mercado imobiliário é bem atrativo pois oferece algumas vantagens interessantes, o que para quem quer investir com mais segurança é um grande diferencial fora que geralmente tem boa demanda e boa valorização.

Segurança de investimento
Potencial alto de valorização
Boa demanda na maioria das vezes
Te possibilita diversificar

Tipos investimento

Existem duas formas de se investir no mercado imobiliário, uma é a compra de um imóvel para valorização e venda futura seja com a revenda, aluguel um tipo de investimento que já foi bem rentável no passado, acontecia de uma pessoa comprar um imóvel a 60 mil e três anos mais tarde já custar 200 mil.

Ganhar uma quantia dessas em pouco tempo em outros tipos de investimento é muito difícil, porém em meados de 2014 às coisas complicaram e o mercado deu uma leve queda só voltando a recuperar no ano 2019.

Hoje em dia esse tipo de investimento não traz mais tanto retorno, mas ainda é bem interessante você não perde valor, mas não chega a ganhar muito também o bom é a segurança do negócio, você quase não vê um imóvel desvalorizar ele pode até estagnar, mas perder você não perde o risco é muito baixo. 

Com a perspectiva de crescimento para 2020, esse mercado tende a voltar a crescer o que é muito bom para quem quer começar a investir. Uma outra forma mais interessante é injetar dinheiro em empresas ligadas a construção esse sim é mais seguro de gerar retorno neste ano.

Você pode investir em títulos e ativos ligados ao mercado imobiliário é o chamado investimento indireto os ganhos são em escala o que diminui em muito o risco e a possibilidade de rendimento é boa existe pouca burocracia.

Fundos imobiliários

Quando um empreendimento imobiliário precisa de recursos para que seja realizado não consegue ficar pronto sem ajuda externa um grupo de investidores se reúne e injetam capital para que o imóvel fique pronto são os chamados cotistas.

Eles podem investir em shopping, hotel ,agência bancária, prédios comerciais, de acordo com o que se investiu o cotistas ganha uma porcentagem que permite a negociação na bolsa. Quem participa tem liberdade de sair do investimento quando quiser basta vender as suas cotas.

Títulos de crédito imobiliário

São títulos de crédito financeiro disponibilizados por  instituições financeiras responsáveis por injetar em créditos imobiliários. Funciona assim a pessoa interessada investe uma quantia que é utilizada como empréstimo pelo banco, que utiliza a quantia para investir no mercado de terceiros no ramo imobiliário.

Uma parte do que o banco ganha como juros é repassado ao investidor. Abaixo alguns dos principais investimentos.

LCI Letras de crédito imobiliário  Títulos que tem como finalidade de financiar de modo direto o mercado imobiliário, não possuem imposto de renda.
CRI Certificado de recebíveis imobiliários Empresas do setor tomam empréstimo é o investidor tem direito de receber uma parte da quantia desse empréstimo, possui riscos de que a pessoa não pague o empréstimo, não tem garantias, porém apesar dos riscos a rentabilidade é alta.
LH Letras Hipotecárias  Uma parte de crédito é investido em hipotecas como título de renda fixa, possui prazo fixo mínimo cerca de seis meses, baixa liquidez no mercado
Crowdfunding Imobiliário financiamento coletivo pela internet através de plataformas colaborativas, hoje em dia existe a possibilidade de se investir em vários ramos inclusive no imobiliário, qualquer um pode investir.

Um exemplo é a UBER.ME que permite investimentos a partir de mil reais, os ganhos são bons, pois não existem intermediários e o risco é considerado baixo, tende a ter futuro promissor.