Embora o financiamento imobiliário seja uma alternativa viável para a aquisição da casa própria, também pode ser muito burocrático e restritivo. Por conta disso, muitas dúvidas a respeito desse processo acabam surgindo. Umas das mais frequentes, é sobre o limite de idade para financiar um imóvel.

As burocracias e restrições do financiamento imobiliário, nada mais são do que maneiras das instituições financeiras se prevenirem quanto a possíveis prejuízos. Como o financiamento é um forma de crédito oferecido por essa instituição, ela procura se assegurar de que não vai sofrer nenhum risco financeiro.

No caso do limite de idade para financiar um imóvel, as prevenções acontecem em função a um maior risco de sinistro. Em outras palavras, a instituição entende que pessoas mais velhas estão mais sujeitas ao riscos de acidentes ou casualidades que podem levar a invalidez, ou até mesmo óbito. Por conta disso, o risco de endividamento com essa instituição é maior, o que poderia ser prejudicial a ela.

limite de idade para financiar um imóvel

Conheça também o financiamento imobiliário da Caixa

A Caixa Econômica Federal é um dos mais tradicionais bancos quando o assunto é financiamento imobiliário. Para saber todos os detalhes, vantagens e pré requisitos, aperte no botão abaixo e leia todos os detalhes!

LEIA MAIS SOBRE O FINANCIAMENTO DA CAIXA

Existe uma idade máxima para financiar um imóvel?

Sim. Existe uma idade máxima para que se possa fazer um financiamento de imóveis. Cada financiamento tem suas próprias diretrizes, por isso, é importante entender como que esse limite é calculado para que não se tenha problemas.

Na hora de fazer o cálculo da idade máxima do financiamento, é preciso ver quantos anos a pessoa terá no momento em que o financiamento acabar. Ou seja, qual a idade que terá quando tiver quitado o imóvel.

A boa notícia é que esta idade máxima foi ampliada, permitindo que mais pessoas possam solicitar o financiamento.

Qual é a idade máxima?

O limite de idade para financiar um imóvel, normalmente, é relacionado a expectativa de vida da população. Recentemente, o limite etário passou de 75 anos, para 80 anos e 6 meses. Esse é o padrão de grandes programas imobiliários, como o Minha Casa Minha Vida.

Lembrando que este limite é baseado na idade da pessoa mais velha do financiamento ao final do prazo de pagamento. Ou seja, se mais de uma pessoa estiver pagando o financiamento da casa, vai contar a idade daquele que for mais velho.

Levando isso em consideração, antes de fazer o pedido de seu financiamento, é importante fazer o cálculo da idade para saber quanto tempo que você pode solicitar como pagamento.

Como fazer a comprovação de renda no caso de idosos?

Existem algumas formas de fazer a comprovação de renda para fazer a compra de imóveis em caso de idosos. E isso deve ser considerado na hora de fazer o pedido do financiamento imobiliário.

Os documentos que podem ser usados na hora da comprovação de renda são:

  • Contracheque: se a pessoa ainda estiver trabalhando formalmente no momento em que se fizer o pedido do financiamento, pode usar o contracheque como comprovante de renda.
  • Comprovante bancário (extrato): você pode tirar um extrato bancário que comprove o rendimento, principalmente se estiver aposentado, e vai servir como uma forma de comprovar a renda na hora do financiamento.
  • Imposto de renda: outra forma que você pode usar na hora de fazer a declaração de renda para comprar seu imóvel é usar o seu imposto de renda.
  • Declaração de autônomo: se é idoso, mas ainda trabalha como autônomo, pode usar os documentos de sua empresa para fazer a comprovação de renda e, assim, conseguir ter seu financiamento.

Existe idade mínima para financiar um imóvel?

Sim. Da mesma forma que há uma idade máxima para financiamento de 80 anos e seis meses, para pedir o financiamento é necessário ter uma idade mínima de 18 anos completos no momento em que se fizer a solicitação.

Assim, se você pensa em fazer a compra de sua casa própria, é importante que esteja dentro dessas regras de faixa etária: mínimo de 18 anos no momento da solicitação e máximo de 80 anos e seis meses na hora de quitar a dívida.

Quanto mais novo, maior a chance de conseguir um financiamento em mais vezes, pois o risco de sinistro é menor.

Além de ter 18 anos, existem algumas exigências:

  • Comprovar a renda mínima mensal: é preciso apresentar documentos que comprovem a renda, como Imposto de Renda do ano anterior e os três últimos contracheques/holerites dos compradores. Em alguns casos, o extrato bancário também pode ser aceito como comprovação.
  • Não ter problemas de crédito ou restrições: é necessário estar em dia com as contas e não possuir nome negativado no Serasa e SPC, além de não ter dívidas em caráter de cobrança judicial ou extrajudicial.
  • Valor realista da prestação: a primeira prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar mensal bruta. Isso garante que o valor da parcela seja adequado à capacidade financeira do comprador.
  • Apresentar estado civil e capacidade de pagamento: é preciso apresentar certidão de estado civil e comprovante de residência que comprovem a aptidão da pessoa para exercer seus direitos e capacidade de pagamento.

Para ter uma maior noção na hora de comprar um imóvel, é interessante simular um financiamento para traçar um bom planejamento financeiro. Em casos de financiamento em programas sociais do governo, por exemplo, a Caixa te oferece essa opção:

APERTE AQUI PARA SIMULAR FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA