De acordo com a NordVPN, empresa especializada em cibersegurança, o Brasil é o 5° país no mundo com maior venda de celulares roubados. Estima-se que , em 2023, 144 mil cartões foram defraudados e 92 mil ainda estão sendo comercializados ilegalmente.

Dos 6 milhões de cartões encontrados na rede, 66,7% deles possui alguma informação que pode colocar a vítima em risco. Das unidades brasileiras, cerca de 48 mil entram nessa estatística. 

Esses dados comprometedores podem ser endereços, número de telefone, e-mail e muitos outros que detalham sua vida privada.

Mais de 140 mil cartões roubados no Brasil foram vendidos na deep web em 2023

Tamanho do prejuízo

Segundo o levantamento, os cartões brasileiros são vendidos sob a cotação de R$ 42,25. Esse valor, somado com a quantidade de dados comprometidos nas unidades roubadas entre a população brasileira, pode gerar um lucro de mais de R$ 92,6 bilhões de reais aos criminosos.

O agravante é a facilidade para roubar essas informações nos dias de hoje. Antigamente, só era possível tomar posse do cartão de maneira física, por meio de furtos ou força bruta.

Com o avanço da internet e outras tecnologias, vários golpes cibernéticos foram desenvolvidos para enganar o usuário e roubar as informações de sua conta.

Se proteja de possíveis golpes

Na hora de fazer um cadastro em uma instituição financeira, crie uma senha complexa para dificultar o trabalho de possíveis criminosos. Tente atualizá-la com certa frequência, de modo a limitar as opções de fraude.

Além disso, vale a pena usar softwares antivírus para bloquear exposições de dados suspeitas, como o Avast Mobile Security.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O AVAST NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR O AVAST NO ANROID

O que fazer se seu cartão for roubado

Caso você não tenha conseguido se prevenir, e infelizmente teve seu cartão e informações violadas, é importante agir imediatamente. A primeira coisa a se fazer é bloquear o cartão comprometido.

Esse processo vai variar de banco a banco, mas costuma ser comum a maioria deles:

  • Entre na sua conta bancária, por meio do site ou aplicativo do banco
  • Selecione a opção de bloqueio do cartão
  • Digite sua senha eletrônica

Caso seu cartão seja virtual, vale a pena cancelar essa unidade imediatamente. A solicitação de um novo cartão virtual é simples e rápida, o que evitaria você correr o risco de ter seus dados roubados por não poder ficar sem movimentar seu dinheiro.

Em casos de cartão físico, a situação é mais complicada. Apesar do processo para a obtenção de um novo ser mais demorado, ainda é recomendável que você cancele o roubado. Embora normalmente os bancos te ofereçam o recurso de rastreamento do cartão, também na plataforma da instituição, os casos de recuperação da unidade física são mais raros. 

O ideal é que você siga boas maneiras de se prevenir de golpes financeiros.

Seguro cartão

Outro recurso interessante que as instituições financeiras oferecem é o seguro cartão. Esse tipo de proteção busca indenizar o segurado caso seu cartão seja roubado, furtado ou comprometido por golpes e fraudes.

Veja se, financeiramente, é uma opção viável para você. Entre em contato com seu banco para mais informações.