Estudar em uma faculdade particular é uma realidade distante da maior parte dos brasileiros. Arcar com os altos custos de mensalidade e de outros recursos acadêmicos é um grande impeditivo para a população mais pobre. Uma alternativa para esse problema é tentar um financiamento estudantil.

O financiamento estudantil é uma modalidade oferecida por instituições financeira que te permite em adiar o pagamento de suas despesas de faculdade. Existem muitas opções de financiamento estudantil. Conheça as melhores!

qual a melhor opção de financiamento estudantil

Financiamento estudantil público (FIES)

O financiamento estudantil vigente é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa é do Ministério da Educação (MEC) e foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

O FIES foi criando visando conceder financiamento para cursos superiores não gratuitos – desde que os cursos tenham avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além disso, não podem ser oferecidos por Instituições de Ensino gratuitas ou por aqueles que não cumpram determinadas regras do programa.

Um dos principais marcos dessa modalidade de financiamento estudantil aconteceu no ano de 2018. Isso porque o FIES possibilitou a isenção de juros (ou seja, juros zero) para aqueles que necessitam dessa ajuda. Além disso, o financiamento passou a contar com parcelas variáveis, de acordo com a renda familiar do estudante.

Como funciona?

Esse tipo de financiamento estudantil se baseia no limite de sua renda familiar. Isso significa que o prazo e taxas do parcelamento são variáveis, levando em conta sua realidade socioeconômica.

Podem ser solicitadas alterações nas mensalidades, caso existam mudanças na renda.

Como solicitar?

Para pedir e participar do financiamento, é preciso, primeiramente, se inscrever nos processos de seleção de Instituições de Ensino de cursos não gratuitos. O candidato a participar do programa deve cumprir alguns requisitos para conseguir o FIES, como:

  • Ter participado o do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010.
  • Ter obtido no ENEM uma nota igual ou maior do que 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação do exame.
  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Cumprindo os requisitos, o interessado deve se inscrever e se cadastrar no site do FIES por meio de uma conta gov.br.

Após concluído o cadastro, a página irá direcionar o candidato a um sistema próprio para finalizar a de inscrição.

Vantagens do FIES

  • O estudante pode financiar seus estudos em até 100% do valor de todo o curso.
  • Os juros são menores do que de outros financiamentos e até zero (dependendo da avaliação socioeconômica do estudante).
  • Carência de até 18 meses depois da conclusão do curso, antes de iniciar o pagamento das parcelas do financiamento estudantil.
  • O FIES pode ser quitado pelo prazo de até três vezes a duração do curso. Ou seja, se o curso tem 4 anos, o estudante tem 12 anos para pagar o financiamento.
  • Possibilidade de abatimento e aditamento de parcelas. Em caso de juros, essa taxa também é abatida.
  • Possibilidade da suspensão temporária do pagamento e prorrogação do financiamento, em casos de dificuldades financeiras.
  • Não há necessidade de fiador.

Desvantagens do FIES

  • O estudante fica com uma dívida depois de formado.
  • É preciso entregar muitos documentos.
  • A aprovação pode demorar a sair.
  • É necessário cumprir todos os requisitos do programa.

Financiamento estudantil privado

Outro tipo de financiamento estudantil é o financiamento privado. Ou seja, é concedido por instituições financeiras privadas ou intermediárias. E antes de saber qual a melhor opção de financiamento estudantil, conheça essa modalidade.

É como se fosse um financiamento para a aquisição de bens (automóvel, casa) ou até mesmo um empréstimo. Esse tipo de financiamento estudantil pode ser contratado por meio das empresas financeiras, diretamente pelas Instituições de Ensino Superior ou programas.

A diferença para o FIES é que, em geral, o financiamento estudantil privado deve ser renovado a cada ano ou semestre. Ou seja, diferentemente do FIES, não engloba o curso superior todo.

Como solicitar um financiamento estudantil privado

Boa parte dos bancos privados já faz financiamento estudantil. Dois dos mais famosos, são:

  • Centro Universitário Bradesco: linha de financiamento para pagar cursos de graduação por semestre. As parcelas são debitadas da conta do estudante e o prazo para quitação é de 12 meses.
  • Santander Universidades: programa do banco que oferece o Credi Universidade. Trata-se de um cartão de crédito pelo qual o limite deve ser usado para o pagamento de mensalidades do curso superior e materiais para a realização do curso.

Vantagens do financiamento estudantil privado

  • Menos burocracia com documentação.
  • Não precisa ter feito o ENEM.
  • Não é necessário cumprir os requisitos socioeconômicos aplicados ao financiamento estudantil público.

Desvantagens do financiamento estudantil privado

  • Os juros costumam ser mais altos do que os do FIES.
  • Como já mencionado, o financiamento não vale para o curso todo.
  • O estudante pode ficar com uma dívida significativa durante o curso ou ao final dele.
  • Pode ser necessário apresentar fiador ou garantias.

Além disso, há financiamento com valores maiores para cursos particulares de Medicina, com taxa de juros a partir de 1,39% ao mês.

Pravaler

O pravaler não é um banco, mas entra na relação das instituições financeiras que podem te oferecer uma financiamento estudantil privado. É hoje um dos maiores programas da modalidade, incluindo mais de 500 universidades conveniadas.

Oferece financiamento com juros de semestres ou até mesmo para o curso todo (sujeito à aprovação).

Qual a melhor opção de financiamento estudantil?

O FIES, sem dúvida desperta mais atenção pelas condições. No entanto, nem todas as pessoas se enquadram no financiamento público. A melhor opção vai variar de acordo com sua realidade e condições que você está disposto a arcar.

Pesquise como conseguir um financiamento estudantil. É fundamental pesquisar taxas, condições, prazos e outras variáveis. Assim, fica mais optar por um que vai te permitir alcançar o tão desejado diploma, sem passar por transtornos ou apertos financeiros!