De acordo com dados do Datafolha de uma pesquisa de junho de 2022, 8% da população da população mora em imóveis financiados.  Apesar disso, são contadas muitas mentiras sobre financiamento imobiliário.

O sonho da casa própria está presente na vida de quase todo brasileiro e financiar seu imóvel pode ser a melhor opção para realiza-lo.

Esse procedimento pode ser muito burocrático e complexo, e por isso desperta várias dúvidas. Muitas informações falsas são divulgadas sobre esse assunto, e na maioria das vezes as notícias a respeito do financiamento imobiliário são complexas e cheias de termos técnicos, dificultando o entendimento da população.

Pensando nisso, neste 1° de abril, dia internacional da mentira, vamos te contar a verdade sobre algumas dessas mentiras e desmistificar algumas informações sobre o financiamento imobiliário.

Continue lendo e saiba mais!

financiamento imobiliário

1 – Financiar um imóvel custa juros altos

Obviamente, a taxa de juros é uma das principais questões que se deve avaliar em qualquer financiamento.

E como o sonho da casa própria é difícil para a maioria dos brasileiras, isso induz ao pensamento de que os juros do financiamento de um imóvel deve ser extremamente alto.

Entretanto, comparado ao mercado e a outros tipos de financiamento, é baixo.

Os valores chegam em torno de 9% a 11% ao ano, o que viabiliza muito a aquisição do imóvel.

2 – Posso financiar 100% do valor do meu imóvel

Visando diminuir os riscos de prejuízo nas negociações de financiamento imobiliário, o Banco Central impõe algumas restrições em relação a parte do imóvel que pode ser paga parcelada.

Por esse motivo, na maioria dos bancos, você pode negociar no máximo 80% do valor imóvel.

Isso significa que você deve dar uma parcela de 20% de entrada e o restante será pago em parcelas de acordo com a sua negociação com o banco credor.

3 – Posso financiar meu imóvel sem regularizar meu nome sujo

Infelizmente, o processo de financiamento é muito mais difícil para para as pessoas que estão com o nome nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e SPC.

Essas instituições fornecem dados sobre o perfil da pessoa que está buscando crédito, e os bancos usam esses dados para determinar se vão conceder o financiamento para você ou não.

No entendimento do banco, dificilmente você poderá assumir o compromisso de pagar o financiamento, se não consegue cumprir com as dívidas já existentes.

Por esse motivo, a nossa orientação é que antes de entrar com o processo de financiamento, você quite as suas dívidas e regularize a sua situação.

4 – A Caixa é o único banco que pode financiar meu imóvel

Não! Embora seja o mais tradicional para esse tipo de operação, a Caixa não é o único banco que financia imóveis.

Existe uma variedade de outros bancos que também podem realizar esse tipo de serviço.

É importante conhecer todas as opções, já que alguns bancos podem te oferecer condições e taxas mais interessantes para seu perfil.

Já no caso do financiamento de imóveis a partir do programa Minha Casa Minha Vida, a Caixa é a responsável pelo processo de financiamento.

Temos um artigo mais completo e aprofundado sobre o financiamento da Caixa. Aperte no botão abaixo e saiba mais:

CONHEÇA O FINANCIAMENTO DA CAIXA

5 – Posso usar o FGTS para financiar qualquer imóvel

Esse é outro mito à respeito do financiamento imobiliário, já que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não pode ser utilizado em todas as modalidades de financiamento.

A primeira coisa que você precisa saber sobre o FGTS é que para ter direito ao benefício, o cidadão precisa ter trabalhado pelo menos três anos de carteira assinada, interruptos ou não. Além desse pré-requisito básico, existem alguns outros para utilizá-lo no financiamento do seu imóvel.

São eles:

  • O imóvel ter que estar localizado na cidade que você reside ou trabalha.
  • O imóvel tem que ter fins exclusivamente residenciais.
  • Você não pode ter nenhum outro financiamento aberto.

O que para algumas pessoas pode representar o endividamento, financiar um imóvel pode ser a solução para a vida de muitas pessoas, mas principalmente, pode significar a realização do sonho da casa própria.

E o mais importante na hora de tomar essa decisão tão significativa é conhecer todo o processo de financiamento, pesquisar e conhecer os detalhes do processo.

Dessa forma, você não corre o risco de perder o controle do seu dinheiro, além de garantir segurança para a sua moradia e da sua família.