Quando se deseja comprovar renda seja para compra de um carro, uma casa ou a simples abertura de uma conta bancária a gente costuma comprovar renda por meio do nosso salário quando fixo, mas para autônomos, esse pode ser um grande desafio.

Não tem jeito, uma hora a gente tem de comprovar renda, diante disso resolvemos fazer um artigo que explique bem como comprovar renda sem maiores problemas, para te ajudar no cotidiano e facilitar na hora de conseguir aquele financiamento ou empréstimo.

Métodos de comprovar renda

Se você tem interesse em saber como comprovar renda, não perca esse artigo e fique por dentro de dicas super legais que vão facilitar demais o seu cotidiano e te ajudar a ficar por dentro de informações super legais.

O que é um comprovante de renda

É um documento que comprove o tanto que uma pessoa ganha mensalmente para uma outra pessoa, geralmente bancos e financeiras. É através dele que o banco define o limite de crédito e os serviços a serem prestados de acordo com cada perfil.

O comprovante de renda ajuda o banco a ter mais estabilidade, demonstra a capacidade do cliente em arcar com a dívida, por exemplo, sendo extremamente importante.

Outro ponto é uma regra bancária onde a pessoa não pode ter mais de 30% do salário comprometido com um financiamento, por isso comprovar renda é tão importante, pois a maioria das operações bancárias depende dela.

Fora os programas sociais que também exigem essa comprovação de renda para que a pessoa tenha acesso aos benefícios de cada programa de acordo com a renda disponível.

Que documentos podem servir para comprovar renda

Existem vários documentos que cumprem o papel de comprovar renda sendo os abaixo listados os mais usuais.

  • Holerite(demonstrativo de rendimentos impresso);
  • DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física);
  • Extrato Bancário;
  • Carteira de Trabalho.
  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos);

O Holerite funciona como um contra cheque sendo disponibilizado todo quinto dia útil do mês ao trabalhador seja de emprego público ou privado. Ele traz na sua descrição tanto o salário bruto como o líquido depois de descontado todos os impostos.

DECORE para os autônomos essa é uma excelente opção aceita pelos bancos, o documento pouco conhecido é feito por um contador que vai reunir vários documentos como aluguéis, imposto de renda dentre outros para compor a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

DIRPF, todo ano as pessoas são obrigadas a comprovar renda até abril, a não ser as que estão abaixo do limite obrigatório, esse documento é aceito pelos bancos, mas eles costumam pedir complemento ao mesmo para ter mais estabilidade.

Extrato bancário, esse é um documento polêmico e nem toda instituição financeira aceita, outras já aumentam crédito e limites após o acesso ao mesmo, varia muito de acordo com cada instituição.

Ainda se pode usar a carteira de trabalho com função parecida com holerite, ela ajuda a comprovar quanto a pessoa ganha e caso você não tenha os 3 últimos holerites geralmente pedidos pelo banco, ela pode ser uma opção.

Algumas informações

Como você notou, os autônomos têm menos opções para comprovar renda, mas nada impede que ela seja feita, outro ponto é que antes de entrar em um financiamento ou empréstimo é preciso pensar bem, pois um banco só empresta até comprometer 30% do seu salário após isso é negado.

Mesmo que você tente em outro banco vai ser negado pois as informações são conectadas, logo só depois que você pagar tudo terá acesso a novos empréstimos o que pode dificultar no dia a dia. Busque pensar no futuro de como você vai estar daqui uns anos se você realmente precisa de fazer a dívida para não se arrepender depois.

É preciso de todo um planejamento e controle financeiro, separar direitinho a parte do empréstimo evitar comprar o que é realmente necessário, outra dica é evitar cartões de crédito, procurar comprar mais à vista para ter esse equilíbrio e não ter surpresas desagradáveis futuras.

É claro que a vida é cheia de imprevisto e nem tudo se pode prever, mas a grande maioria das coisas podemos sim com planejamento e controle evitar de passar.

Como fazer empréstimo

Com essas informações em mãos agora fica mais simples conseguir um empréstimo para autônomo, toque no botão abaixo para saber como:

btn quero saber como fazer