Quem já teve nome sujo consegue financiar um imóvel?

publicidade

Talvez você faça parte de um grande grupo de brasileiros que está com dívidas. Isso não é motivo de vergonha. O número de endividados cresceu de maneira grande nos últimos anos, fazendo com que pessoas que sempre tiveram contas em dia adquirissem dívidas e sujassem seus nomes diante dos órgãos de crédito.

Porém, isso traz uma questão em mente: quem já teve nome sujo consegue financiar um imóvel? Mesmo que você tenha todas as dívidas pagas, pode ser que você não saiba como agir para conseguir comprar seu imóvel e nem se é possível financiar. 

Quem já teve nome sujo consegue financiar um imóvel?

publicidade

Por isso, acompanhe nosso artigo e descubra se quem teve nome sujo consegue financiar e outras dicas para que você faça seu financiamento sem nenhum problema. Certamente que, assim, você vai ter mais vantagens na hora de realizar o financiamento e conseguirá finalmente realizar o seu sonho de ter sua casa própria, dando maior conforto para sua família.

Quais Bancos aceitam financiar um imóvel para quem teve o nome sujo?

Conseguir um financiamento para quem já teve nome negativado pode ser complicado. Por isso, é importante que você fique atento na hora de fazer o pedido. Muitas vezes, as instituições bancárias não mostram o motivo da negativa na hora do financiamento. Algumas geram um cadastro de negativados que é permanente, mesmo que você já tenha quitado toda a sua dívida. 

publicidade

Entre todos os bancos, o mais fácil de se conseguir um financiamento é a Caixa. Por isso, na hora de escolher, você deve pesquisar se realmente vai alterar algo o fato de que você já teve o nome sujo alguma vez. A pesquisa, questionamento, informações, é o que você precisa para saber se seu banco vai financiar o imóvel ou não. 

Certamente que conseguir pode não ser tão simples, mas, com bancos privados, o processo pode ser até pior. Então, a melhor alternativa seria a Caixa. Ainda assim, você pode conversar com o gerente de seu banco e ver a possibilidade de conseguir um empréstimo com ele, após uma grande análise e comprovação de que não tem mais dívida. 

As taxas e juros são maiores pra quem já teve nome sujo?

Na hora de conseguir o crédito, é importante avaliar diversos itens. Para quem já teve o nome sujo, pode acontecer da instituição liberar o financiamento, porém, com uma taxa de juros maior do que a do mercado.

Isso acontece porque a instituição entende que, aquele que um dia teve o nome sujo, pode correr o risco de não conseguir pagar sua dívida. Sendo assim, você pode pagar bem mais no seu financiamento, que seria uma liberação com ressalvas. 

publicidade
publicidade

Ou seja, o ideal é que você analise se vale a pena fazer o financiamento com uma taxa absurda de juros ou se há uma alternativa, como penhora de bens, crédito consignado e crédito emergencial. Talvez, com essas opções, você pague um juros menor e ainda consiga realizar o seu financiamento. 

Aqui, cabe analisar a melhor opção. Sim, pode ser que você tenha juros maiores como “segurança” por parte do banco de que você vai conseguir pagar aquelas parcelas. Então, prepare-se para negociar e escolher a melhor das opções na hora de fazer financiamento. 

É possível conseguir um financiamento de imóvel pelo Casa Verde e Amarela para quem teve nome sujo?

Aqui a questão vai depender de vários fatores. Você pode conseguir sim, um financiamento pelo Casa Verde e Amarela ainda que teve o nome sujo. Mas a dívida deve estar quitada e você deverá ver em qual faixa você se encaixa. 

Antigamente, se você fizesse parte da faixa 1, ainda que com dívidas conseguiria fazer o financiamento. Agora, se estiver com o nome sujo, não consegue. A Caixa entende que você primeiro precisa acabar com as dívidas para depois entrar em um financiamento. Então, é importante que se organize, limpe seu nome e, depois, faça a solicitação.

publicidade

Com tudo certo, você segue o mesmo padrão. Vai até a agência, conversa com o gerente, vê em qual faixa se encaixa e solicita o financiamento. Vai ser avaliado a capacidade de pagamento e tudo mais e, tudo dando certo, você consegue o financiamento. Porém, ainda assim, o risco de não conseguir pode ser maior. 

publicidade

VEJA TAMBÉM COMO SE INSCREVER NO CASA VERDE E AMARELA

Mas não custa arriscar e se informar! Então, com o nome já limpo, procure uma agência e faça a simulação. Converse com o gerente, fale de tudo que enfrentou e negocie para que você consiga o financiamento tão desejado e, assim, realize o sonho da sua família.

Gostou do texto? Acompanhe nossos artigos para que tenha sempre as melhores informações sobre o mundo imobiliário.

publicidade