Se você está em busca de saber o que é a balança comercial e deseja tirar as suas dúvidas sobre o assunto é tem vontade de ficar por dentro de tudo desse tema tão importante para a economia de um país, continue com a gente.

A balança comercial está presente em todos os países do mundo e é uma forma de medir a saúde financeira de um país. Ela possui 3 classificações que você verá mais à frente a explicação de cada uma.

Nesse artigo você terá acesso ao conceito do termo, como funciona, as classificações, vai descobrir a importância da balança comercial para quem investe e fatores que influenciam o resultado, se interessou pelo conteúdo saiba tudo mais abaixo.

O que é balança comercial? Tire suas dúvidas!

O que é e como funciona a balança comercial?

Balança comercial é um termo econômico para caracterizar as exportações e importações de um determinado país, ela pode ser positiva quando a pessoa exporta mais do que importa ou negativa quando o resultado é ao contrário. Diz muito sobre um país e ajuda a valorizar a sua moeda e economia, através da balança você se informa sobre a situação financeira de um país.

Quanto ao seu funcionamento não existe segredo ela é o resultado das exportações (em moeda) – importações (em moeda), um detalhe interessante é que ela pode vir em forma de porcentagem.

Quais são as classificações?

Podem ocorrer três classificações de acordo com 3 casos:

Superávit comercial quando você exporta mais do que importa

Equilíbrio comercial quando o volume exportado e importado é o mesmo

Déficit comercial quando você importa mais do que exporta

Superávit comercial

É quando a balança comercial atinge números positivos, como já citado acima é uma das 3 classificações da balança comercial. A meta de todo país é conseguir exportar mais do que importar, pois com isso se tem uma maior valorização no mercado, a economia interna cresce e fica forte e a moeda interna ganha força externa.

Déficit comercial

Aqui é o valor que ninguém deseja atingir é maléfico para a economia interna, demonstra que a pessoa está importando muito ou seja comprando mais de fora do que exportando. Ter um déficit comercial traz consequências econômicas negativas e perda de valor da moeda local.

Que fatores influenciam o resultado da balança comercial?

O primeiro ponto é a relação de oferta e demanda, existe uma interligação entre os países, então quando um está em dificuldades seus parceiros se preocupam e tentam intervir não por bondade, mas por medo de perder mercado é venda.

Se a demanda internacional cai as exportações caem, se a oferta sobe o preço pago por um produto também cai, essas oscilações afetam diretamente a balança comercial.

A taxa de câmbio também influencia diretamente, taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional de um país. É uma comparação de moedas, moedas mais fortes tem mais valor e poder de compra.

Protecionismo que geralmente é feito através do aumento dos impostos sobre produtos estrangeiros a ideia aqui é beneficiar o mercado interno, para empresas locais é ótimo agora para as empresas de fora pode ser um risco é por isso também interfere na balança comercial de um país.

Qual é a importância da balança comercial para quem investe?

Para quem mexe com investimento o mercado internacional, a relação entre as moedas, e o fato de um país está em crise ou bem financeiramente, atinge diretamente na economia e nos lucros dos investimentos. 

Acompanhar esses números pode possibilitar a pessoas lucrar dependendo da situação, ajuda também a se ter uma previsão e noção do futuro para não fazer investimentos ruins, tudo aqui conta.

A balança comercial afeta também a bolsa de valores, pois tem a ver com a valor é a força de uma moeda, das relações de exportação e importação que são essenciais a um país.

Ajuda a quem investe analisar variáveis, por exemplo se uma empresa tem superávit significa que ela vende muito é forte no mercado, portanto vai ter bons números, bons lucros para os seus investidores.

Já se uma empresa só fica em superávit significa que ela não é uma boa opção para se investir pode trazer prejuízos, mas pode significar também que as empresas estrangeiras são forte, tem lucro naquele país.

Enfim quando assunto é investimento e mercado financeiro, tudo está interligado e conta na hora das decisões.