jovem emitindo documento depois de descobrir o que é id jovem

Você sabe o que é ID Jovem? O Programa Identidade Jovem oferece diversos benefícios, sendo eles em grande parte de eventos artísticos-culturais, esportivos e até mesmo descontos ou gratuidades em transportes.     

Em um país tão repleto culturalmente como o Brasil, quando se é jovem, surgem diversas possibilidades de aproveitar essas experiências.

Desse modo, a Identidade Jovem é um benefício direcionado aos jovens de baixa renda, para que eles tenham acesso à cultura, educação e viagens. Continue a leitura e saiba mais! 

Afinal, o que é ID Jovem? 

A ID JOVEM é um documento gratuito com emissão virtual que facilita a vida dos jovens de baixa renda da sociedade brasileira.

Ele oferece descontos de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artísticos-culturais e esportivos.

Além disso, é oferecido duas vagas com 50% de desconto em transportes interestaduais e  também duas vagas gratuitas em viagens interestaduais.

Quem pode utilizar a ID Jovem? 

Esse benefício é oferecido para jovens brasileiros de baixa renda, que tenham de 15 a 29 anos, e vale ressaltar que a renda familiar pode ir até 2 salário mínimos.

Dessa forma, o programa visa fortalecer os direitos já definidos pelo estatuto da juventude, garantindo que os jovens consigam mantê-los.

É importante ressaltar que para você conseguir se cadastrar e emitir, é necessário estar cadastrado do Cadastro Único, que esteja atualizado nos últimos 24 meses.

Como obter minha ID Jovem? 

Entendeu o que é a ID Jovem? Para conseguir emitir é necessário tomar algumas medidas, então, continue lendo nosso conteúdo para saber como!

Faça seu cadastro

O primeiro passo é realizar o cadastro, ou mesmo atualizá-lo, para isso, é necessário que você busque o CRAS mais próximo a sua localidade.

Dessa forma, podem solicitar os comprovantes de renda, domicílios e até mesmo documentos oficiais. 

Mas para saber quais são todos os documentos necessários, e tirar suas dúvidas, entre em contato com o CRAS.

Após a atualização dos dados, o jovem pode emitir o ID jovem por meio do aplicativo ou do próprio site.

Reúna documentos necessários

Para poder obter o ID JOVEM, é necessário que você reúna os documentos precisos, para poder emitir.

Para conseguir emitir pelo site ou aplicativo, é necessário um documento de identificação com foto e o Número de Identificação Social (NIS).

Mas assim como já dito acima, o CRAS pode solicitar mais informações, como comprovações de renda, domicílio e documentos.

Então, entre em contato com a unidade mais próxima e agende um atendimento.

Faça a emissão 

Quando chega a hora da emissão, é mais simples, bastando apenas preencher os dados pelo aplicativo ou site.

Assim como já citado acima, os documentos reunidos nos 2° passo são utilizados agora, quando for emitir.

Não pense que vá demorar como os outros documentos, a emissão desse documento é imediata, de forma online.

jovem feliz depois de descobrir o que é id jovem

Entenda como usar a ID Jovem na prática 

Agora você sabe o que é a ID Jovem e como emitir. Com o cadastro já em mãos, você está pronto para utilizar os benefícios que ele oferece, mas você sabe como usá-lo corretamente?

Primeiro, é importante que você lembre que o ID Jovem é um documento digital, então, ele vai estar disponível no aplicativo e site para a impressão.

Você pode apresentar ele do seu celular ou de forma impressa, junto com um documento oficial com foto para comprovar que é você.

Dessa forma, se planeja fazer uma viagem entre estados, é ideal que apresente a ID jovem no momento da compra, ou quando for solicitar a vaga.

Para os eventos culturais, como shows ou peças de teatro, mostre a ID jovem para garantir a meia entrada.

Mas lembre-se, este é um documento intransferível, e isso significa que somente você pode usufruir dos benefícios.

Esperamos que você tenha entendido a importância desse documento, e a sua utilidade para os jovens!

Continue acompanhando o site para saber mais programas sociais que podem ajudar você a ter mais acesso a cultura e momentos de lazer.

Leia também nosso conteúdo sobre absorvente pelo SUS.