Financiar um imóvel é um processo longo e cheio de detalhes. Por conta disso, é comum que se faça necessária uma portabilidade de financiamento imobiliário, recurso oferecido pela maioria das instituições financeiras que cedem esse tipo de crédito.

O acúmulo de dívidas que atravessam anos , ou vantagens na transferência, são algumas das muitas razões podem levar a esse processo. Todas elas buscam a mesma coisa: facilitar a quitação total do imóvel em questão.

Financiamentos são quase sempre uma das melhores opções de conseguir sua casa própria. Entretanto, talvez seja interesse rever a titularidade de seu credor para poder se beneficiar nesse processo. É importante entender o que é a portabilidade de financiamentos imobiliários.

portabilidade de financiamento imobiliário

O que é a portabilidade de financiamento?

A portabilidade de crédito imobiliário é uma opção para quem já possui um financiamento habitacional e deseja transferir a dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas. Essa transferência ocorre sem a necessidade de quitar a dívida atual e contratar um novo financiamento, pois o saldo devedor é transferido para o novo credor.

Ao optar pela portabilidade de crédito imobiliário, o cliente pode conseguir melhores taxas de juros, prazos mais longos ou outras vantagens oferecidas pela nova instituição financeira. Além disso, essa opção pode ajudar a reduzir o valor das parcelas mensais, o que pode ser bastante vantajoso para quem está com dificuldades financeiras.

É importante ressaltar que a portabilidade de crédito imobiliário é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e existem regras a serem seguidas pelas instituições financeiras.

O cliente deve estar em dia com o pagamento das parcelas do financiamento atual e o novo credor deve aceitar as condições do financiamento original, como prazo, taxa de juros e saldo devedor.

Além disso, é fundamental que o cliente compare as condições oferecidas pelo novo credor com as do financiamento atual, levando em consideração não apenas a taxa de juros, mas também outros fatores como o custo efetivo total (CET), que engloba todas as despesas do financiamento.

Como fazer?

Para realizar a portabilidade de crédito, o primeiro passo é pesquisar as opções de instituições financeiras que oferecem as melhores condições para o seu perfil de crédito.

É importante avaliar cuidadosamente todas taxas de juros, tarifas e condições de pagamento antes de fazer a escolha. Não tenha pressa nem se precipite ao fazer essa escolha.

Justamente por ser um assunto tão complexo, muitas mentiras são contadas a respeito desse assunto, por isso é melhor checar nas fontes originais.

Conheça todas as burocracias do processo. Isso significa que não é suficiente saber apenas a diferença entre as parcelas dos bancos em questão, mas também calcular os custos do processo de portabilidade como:

  • Transferência de credor;
  • Averbação no cartório;
  • Vistoria do imóvel;

Depois, você deve solicitar a portabilidade de crédito à instituição financeira escolhida. Para isso, é necessário fornecer as informações sobre o saldo devedor, as condições do empréstimo, ou financiamento atual, e as informações pessoais.

Após a solicitação, a instituição financeira escolhida irá avaliar o seu perfil de crédito e a documentação apresentada. Se aprovada, a instituição irá realizar o pagamento do saldo devedor à instituição financeira original e o seu contrato passará a ser com a nova instituição financeira escolhida.

É importante lembrar que a portabilidade de crédito só é possível entre instituições financeiras diferentes e que as condições oferecidas pela nova instituição podem não ser melhores do que as atuais. Além disso, é necessário estar com as obrigações financeiras em dia para solicitar a portabilidade de crédito.

No caso de querer manter a mesma instituição financeira, você pode fazer uma renegociação da dívida para que, assim, tenha tudo certo com o seu financiamento.

Documentos necessários

Ao solicitar a portabilidade, alguns documentos serão solicitados como:

  • Documento com nome completo, CPF e foto;
  • Telefone
  • Endereço e proposta de financiamento da nova instituição
  • Número do contrato original

Quais vantagens?

Se você pensa em fazer a portabilidade de financiamento imobiliário e quer saber quais as vantagens, veja agora o que esta transação pode trazer de benefícios para você:

  • Menores tarifas: a principal vantagem é que você pode passar o saldo restante para outro banco e pagar menos nas parcelas mensais. 
  • CET mais em conta do que o banco atual. 
  • Não precisa abrir conta no novo banco para passar a dívida atual para ele, facilitando todo o processo. 
  • Possibilidade de melhor atendimento na nova empresa, que vá trazer melhores vantagens a você como cliente, possibilitando mais acesso ao banco na hora de uma dúvida ou então atendimento personalizado onde você estiver. 
  • Taxas de juros menores na hora de fazer o pagamento de sua dívida, o que gera vantagens e melhores condições para seu pagamento.

Além disso, a portabilidade pode ser feita a qualquer momento. Não existe prazo mínimo.

O que avaliar ao fazer a portabilidade do financiamento?

Ao fazer a portabilidade do financiamento imobiliário, é importante avaliar os seguintes aspectos:

  • Taxas de juros: Verifique se as taxas de juros oferecidas pelo novo banco são mais baixas do que as do banco atual. Lembre-se de que uma diferença de apenas alguns pontos percentuais pode representar uma economia significativa ao longo do prazo do financiamento.
  • Custo efetivo total (CET): O CET é o custo total do empréstimo, incluindo não apenas a taxa de juros, mas também outros encargos e tarifas. Certifique-se de que o CET oferecido pelo novo banco é menor do que o do banco atual.
  • Prazo: Verifique se o prazo de pagamento oferecido pelo novo banco é compatível com suas necessidades e possibilidades. Se o novo prazo for mais curto do que o atual, o valor das parcelas será maior, mas o custo total do empréstimo será menor. Se este for o caso, talvez seja melhor aguardar uma maior redução da taxa.
  • Carência: Verifique se o novo banco oferece um período de carência para o início do pagamento das parcelas. Isso pode ser útil se você precisar de um tempo extra para se organizar financeiramente.
  • Serviços adicionais: Verifique se o novo banco oferece serviços adicionais, como seguro residencial e serviços de assistência técnica. Esses serviços podem agregar valor ao financiamento imobiliário.
  • Condições contratuais: Verifique todas as condições contratuais do novo financiamento, como multas por atraso no pagamento, possibilidade de antecipação de parcelas e outras condições que possam impactar o seu bolso. Leia atentamente o contrato antes de assinar.
  • Taxa Selic: Verifique a taxa básica de juros da economia. A taxa Selic é uma métrica política monetária estabelecida pelo Banco Central.

Avaliar esses aspectos pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada e fazer a portabilidade do seu financiamento imobiliário com mais segurança e economia. Lembre-se de que é importante comparar as propostas de diferentes bancos antes de tomar a decisão final.

Faça uma simulação da sua portabilidade do financiamento

É indispensável que você faça uma simulação da portabilidade na nova instituição financeira escolhida. Ainda que você levante todas as informações dela, você só poderá se planejar efetivamente se souber os números dos processo.

Todo banco fornece esse tipo de serviço em sua plataforma, basta acessar e inserir as informações do seu financiamento. É importante que registre algumas delas, como:

  • Banco credor
  • Valor aproximado do imóvel
  • Saldo devedor
  • Tempo restante para a quitação da dívida
  • Valores das parcelas que você pagava na instituição anterior

Em quais bancos posso fazer a portabilidade de financiamento imobiliário?

Você pode fazer a portabilidade do seu financiamento imobiliário em qualquer banco que ofereça essa modalidade de serviço, ou seja, se um banco faz financiamento imobiliário, você pode passar sua dívida para ele.

É importante pesquisar as opções disponíveis e comparar as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras antes de tomar a decisão final.

Algumas das principais instituições financeiras que oferecem portabilidade de financiamento imobiliário no Brasil incluem:

Na hora de pesquisar, lembre-se de comparar sempre tudo que é oferecido para que, assim,  possa realmente ter a melhor vantagem no seu financiamento.

Siga as dicas para poupar seu dinheiro e ter um melhor financiamento.

E veja mais dicas nas matérias relacionadas em nosso site!