Se você deseja mudar de vida e está em busca de inspiração para um novo projeto ou só deseja saber um pouco mais sobre as novidades do mercado, esse artigo vai ser interessante, vamos abordar as principais startups do Brasil para que você se inspire e comece a empreender.

Mudar de vida é o sonho da grande parte dos brasileiros, em um país que paga pouco e não valoriza a sua mão de obra, ficar bem sucedido é um grande desafio, faltam oportunidades, mas a verdade é que quem acredita um dia alcança e as startups podem ser a solução para você.

Aqui você utiliza da tecnologia ao seu favor é preciso de sorte e boa criatividade, mas para quem deseja uma nova realidade pode valer a pena tentar. Se você se interessou sobre o assunto quer saber o significado e um pouco mais sobre as startups brasileiras, não pode perder esse artigo.

Principais Startups do Brasil, Se inspire e comece a empreender 

O que é uma startup?

Bom esse foi um termo criado para caracterizar empresas jovens que foram criadas a pouco tempo, mas tem grande potencial de crescimento, empresas que crescem de maneira rápida e atípica, sendo a Uber um excelente exemplo.

Elas entram no mercado em busca de financiamento e investimentos e utilizam da tecnologia digital para atingirem esse fim.

As startups só tem duas opções evoluir e crescerem notavelmente no mercado ou fechar não é qualquer empresa nova que é startup. Abaixo vamos falar um pouco sobre algumas empresas de sucesso que já foram um dia startups para que você possa se inspirar e talvez até abrir a sua, alias sempre é tempo para mudar de vida.

Uber

Uma das principais empresas do país que começou como startup, criada em 2008 a ideia era poder conectar motorista e passageiro em um clique, buscando facilitar a vida das pessoas com preços mais justos. O aplicativo ganhou força mundial e hoje cerca de 50 mil motoristas participam do projeto que valorizou cerca de 50 bilhões de dólares.

Para saber o poder do Uber é só pensar em quantas vezes você utiliza o aplicativo, provavelmente pelo menos alguma vez na vida você já desfrutou do conforto que o app traz, e o melhor é o preço super em conta.

Airbnb 

A princípio como startup a ideia era conectar proprietários de casas a quem deseja alugar, que seriam clientes potenciais. Hoje cerca de 35 mil cidades que possuem serviços da empresa que chegou em cerca de 192 países e alcançou excelentes ganhos e resultados. Nos últimos meses devido a pandemia do coronavírus a empresa foi bem prejudicada devido ao ramo em que atua, mas ainda tem grande nome.

Spotify

Em 2008 dois amigos encantados pela tecnologia resolveram abrir uma startup no ramo musical para facilitar a vida dos usuários que amam escutar um bom som, a ideia era escutar música onde e como quisesse e a princípio era feito somente por convite, hoje já conta com mais de 140 milhões de usuários e dispõe de várias músicas.

O que preciso para abrir minha startup

Agora que você já teve acesso a um pouquinho da história de algumas das mais famosas startups do país, trouxemos algumas dicas para que você possa abrir seu próprio negócio.

  1. Concentrar-se em grandes problemas;
  2. Solucionar problemas;
  3. Demorar, mas nunca parar;
  4. Começar com o que você tem;
  5. Ser surpreendente;
  6. Contar boas histórias, comunicação;
  7. Ter vontade de enfrentar desafios;
  8. Ter compromisso com o crescimento
  9. Ser criativo;
  10. Colocar a necessidade das pessoas em primeiro lugar;
  11. Não desanimar se as coisas não forem bem logo no início;

A primeira ideia é pensar em problemas que são comuns no cotidiano das pessoas e como solucioná lo, é importante fazer essa pesquisa de mercado como posso contribuir para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa e com criatividade e bom humor, criar uma saída realmente eficiente para aquele problema escolhido, seja criativo.

 É preciso pensar em solução escalável, onde você cresce exponencialmente sem novo reinvestimento, ou seja você investe uma vez e o negócio embala. Utilize a tecnologia ao seu favor, seja o melhor do mercado, preste um serviço de qualidade e eficiência.

Estabeleça objetivos, tenha prazos, se cobre se esforce para cumprir, tenha um bom planejamento financeiro nunca faça dívidas que não possa pagar, vá com calma, tenha equilíbrio. Busque investimento e priorize sempre a equipe e o crescimento em conjunto. Utilize essas dicas e tenha sucesso no seu negócio.