Infelizmente, para muitas famílias brasileiras, comprar a casa própria é um desafio devido às limitações financeiras. Porém, existem programas sociais como o COHAB, que disponibilizam recursos do governo para ajudar essas pessoas a realizarem o sonho da casa própria.

Se você se também sonha em ter a sua casa própria, mas não tem condições de adquirir um imóvel por meio de um financiamento comum, o Programa Habitacional COHAB pode ser a solução perfeita para te ajudar a conquistar esse sonho.

Programa Habitacional COHAB

Neste artigo, vamos te contar como funciona o programa e quem pode participar. Leia até o final para ficar por dentro do assunto!

Veja como cadastrar no Programa COHAB

Se você quer saber como conseguir o seu imóvel pelo programa do Governo, clique no botão verde abaixo. Você verá o passo a passo para se cadastrar e vai descobrir quais são os documentos necessários para participar do COHAB.

QUERO ME CADASTRAR

O que é a COHAB?

A Cohab (Companhia de Habitação Popular) é um dos programas habitacionais do governo que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda. A ideia é construir casas e apartamentos para garantir que todos os brasileiros possam morar com segurança e dignidade.

Ele é gerenciado pelos municípios e garante condições especiais de financiamento dos imóveis, com parcelas mais baratas, prazo maior de pagamento e taxas de juros menores.

Além dele, existem outros programas sociais que têm a mesma proposta, mas funcionam de forma diferente, entre eles o mais popular certamente é o Minha Casa Minha Vida, que será relançado pelo presidente Lula em fevereiro de 2023.

Quem pode se beneficiar do Programa?

Além de ter uma renda mensal baixa, para participar do programa é preciso cumprir as seguintes exigências:

  • Não ter imóvel residencial;
  • Não participar de nenhum outro programa habitacional, nem ter um financiamento imobiliário ativo;
  • Não estar cadastrado no SIACI (Sistema de Administração de Carteiras Imobiliárias) e/ou CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários);
  • Ter nome limpo e sem pendências;
  • Ser morador do Município;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, em caso de estrangeiro, ter visto permanente;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ter capacidade de pagamento do financiamento habitacional.

Como são os imóveis ofertados pelo programa COHAB

Os imóveis da COHAB são populares, de 2 a 3 quartos e têm preços mais acessíveis. Eles são construídos com o intuito de garantir moradia digna e segura para a população carente e, geralmente, esses imóveis são apartamentos  dispostos em blocos em uma ampla área de terreno.

Em resumo, são apartamentos básicos, mas seguros e confortáveis, com toda a documentação em dia. Em alguns casos também são disponibilizadas casas, mas isso varia de acordo com a cidade em que a família reside. 

Um detalhe importante é que, se você for contemplado com um apartamento e depois quiser tentar financiar uma casa pelo programa, corre o risco de perder os dois, já que serão necessárias duas inscrições diferentes, uma para cada imóvel.

Informações importantes sobre o programa

Após se cadastrar no programa habitacional COHAB, existem duas maneiras de conseguir o seu imóvel. Quem recebe até R$1600,00 participa de um sorteio, então você pode ter a sua casa própria em poucos meses, se tiver sorte, ou no pior dos cenários, esperar por 3 a 4 anos.

Já as famílias com renda mensal acima de 1.600 reais são contempladas por ordem de inscrição. O cadastro é válido por 12 meses, o que significa que se você não for contemplado antes disso, deve se inscrever novamente.

A inscrição é pessoal e deve ter dados verdadeiros e atualizados. Nem pense em mentir porque isso pode te impedir de continuar participando do programa.  Outro ponto importante é que, caso as informações que você forneceu ao se cadastrar mudem ao longo do ano, você deve informar a mudança imediatamente. É muito importante manter os dados do cadastro atualizados!

Também é necessário lembrar que o imóvel financiado pela COHAB só pode ser utilizado para moradia, e é proibido utilizá-lo para gerar renda, ou seja, você não poderá alugar ou vender. O objetivo do programa é ajudar as pessoas a conquistarem moradia. 

Inscreva-se também no Programa Casa Verde e Amarela

Apesar de recomendar o Programa Habitacional COHAB, deixamos claro que ele não substitui o programa Casa Verde e Amarela, que em breve voltará a ser o Minha Casa Minha Vida. Por isso, recomendamos que você conheça os programas para escolher em qual deles se cadastrar e lembramos que você não pode se inscrever nos dois.

Toque no botão abaixo e veja todas as informações sobre o Casa Verde e Amarela.

QUERO SABER MAIS

Quanto tempo leva para ser contemplado pelo Programa COHAB?

Como dissemos anteriormente, não existe um tempo determinado para você ser contemplado pela COHAB.  Tanto para o grupo que participa do sorteio, quanto para o grupo que seguirá a ordem de inscrição, pode demorar meses ou até 4 anos para conseguir o imóvel. 

Um detalhe é que pela grande procura, nem todos conseguem ser contemplados, então é importante renovar o seu cadastro a cada 12 meses e manter as informações sempre atualizadas na inscrição. De toda forma, vale a pena esperar e insistir porque certamente chegará o seu momento de conquistar a tão sonhada casa própria.

(Atualizado em 08/02/2023)