Programa Habitacional COHAB: Como Conseguir a sua casa

publicidade

Se você está em busca de adquirir a casa própria, mas não tem condições financeiras de adquiri-la da maneira tradicional, o COHAB pode ser a solução para o seu problema, neste artigo vamos mostrar um pouco sobre esse programa habitacional.

Nem sempre é fácil conseguir a casa própria na sociedade em que vivemos principalmente para as camadas mais baixas, diante disto surgiram alguns programas sociais dentre eles o COHAB, que são bem interessantes.

Programa Habitacional COHAB

publicidade

Se você está em busca de melhores condições de moradia e não tem imóvel próprio, possui renda baixa, não deixe de acompanhar esse artigo e ficar por dentro de informações importantes.

Quem pode se beneficiar do programa COHAB

É um programa social voltado às classes mais baixas, sendo que pode participar do programa:

publicidade
  • Não ter imóvel residencial;
  • Não participar de nenhum programa habitacional, nem de financiamento habitacional;
  • Não estar cadastrado no SIACI (Sistema de Administração de Carteiras Imobiliárias) e/ou CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários);
  • Ter nome limpo e sem pendências;
  • Ser morador do Município;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, em caso de estrangeiro, ter visto permanente no País;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ter capacidade de pagamento do financiamento habitacional.

Como são os imóveis ofertados pelo programa COHAB

São imóveis populares de 2 a 3 quartos, com preços mais acessíveis criados com o intuito de dar uma condição de moradia digna e segura para quem precisa, geralmente são oferecidos apartamentos que  são separados por blocos e ficam em uma área ampla cheia de apartamentos no mesmo estilo.

publicidade

Em resumo são apartamentos bem básicos, mas seguros e com todos os documentos em dia, disponibilizados para população carente, geralmente de aglomerados com preço em conta e juros baixos, em alguns casos são disponibilizadas casas, mas depende de cada cidade.

Um detalhe é que se você for contemplado para um apartamento e quiser mudar para casa corre o risco de perder os dois, porque cada um é uma inscrição.

Informações importantes sobre o programa

O cadastro é válido por 12 meses, se antes disso você não for contemplado deve fazer nova inscrição, quem recebe até R$1600,00 passa por um sorteio, já quem ganha acima para ser contemplado, segue a ordem de inscrição.

publicidade

A Inscrição é pessoal e deve ter dados verídicos, podendo ser prejudicado o processo em caso de mentiras, outro ponto é que caso as informações mudem no transcorrer do ano você deve informar a mudança imediatamente ao programa.

publicidade

Outro ponto é que o imóvel só pode ser utilizado para moradia sendo proibida a venda e o aluguel, esse imóvel não pode ser usado para gerar renda e sim para morar.

Como se cadastrar no programa

Bom é bem simples e não tem muito segredo, quando o programa está disponível a prefeitura abre uma inscrição que pode ser facilmente feita online, ela divulga primeiro a data e o modo de fazer, logo quem tem interesse deve se inscrever portando todos os documentos listados abaixo.

Pode ser feito pessoalmente por quem não tem acesso a internet na prefeitura da sua cidade, é importante estar sempre atento aos prazos e datas de inscrição.

publicidade

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CASA VERDE E AMARELA

Apesar de recomendar o Programa Habitacional COHAB, deixamos claro que ele não substitui o programa Casa Verde e Amarela, neste ponto, recomendamos que você faça uma nova inscrição no Programa, veja como clicando no botão abaixo:

btn saber mais

Documentos necessários para se inscrever

publicidade

Alguns documentos são importantes no processo de inscrição é importante portar os verdadeiros e uma cópia.

  • CPF, Identidade e Certidão de Estado Civil;
  • Comprovante de renda
  • Documento de identidade 
  • Declarações diversas que comprovarão a situação do(a) candidato(a), 
  • Atestado médico recente em caso de Pessoa com Deficiência 
  • Comprovante de residência atualizado 
  • Documentos do moradores da casa

Quanto tempo para ser contemplado?

Não existe um tempo certo é feito um sorteio quando você demonstra interesse e se cadastra, logo você pode ser contemplado rápido ou daqui a 3 ou 4 anos, sendo bem variável esse tempo. 

Um detalhe é que pela grande procura nem todos conseguem ser contemplados é importante sempre estar se inscrevendo e renovando os seus documentos.