Se você deseja entrar no ramo dos investimentos uma boa opção é utilizar um simulador de investimento antes, hoje você vai aprender como simular um investimento através das características que você deseja para realizar o seu, para ter valores bem próximos dos reais.

Um simulador pode ajudar muito na hora de decidir em que investir o seu dinheiro, muitas são as opções no mercado e tem hora que a pessoa que está começando geralmente fica perdida, sem saber qual o melhor.

Exatamente pensando nisso que os simuladores foram criados para facilitar a vida dos investidores, continue com a gente e fique por dentro de todas as informações do assunto para que você possa tirar as suas dúvidas.

Simulador de investimentos: Como simular um investimento?

O que é um simulador de investimentos? 

É uma ferramenta online disponível em alguns sites que te auxilia na hora de decidir qual o investimento mais lucrativo para você. Esse programa pega dados como quanto você deseja investir e em quanto tempo e calcula lucros, já retirando os impostos para que você tenha uma noção bem próxima do que te espera.

Foi criado para facilitar a vida principalmente dos iniciantes para que eles comecem a ter um contato com essa área financeira, fique por dentro de valores. É claro que dependendo do site maquia alguns valores para te induzir a fazer algumas escolhas é preciso pesquisar bem, saber dos riscos e se realmente vale a pena, aqui a ideia é só te dar uma noção.

Como funciona o simulador de investimento? 

Basicamente você entra em um site mais abaixo vamos dar exemplos, e coloca os seus dados, o valor que você deseja investir, a quantidade de tempo e eles calculam o lucro que você teria em alguns tipos de investimentos, já tirando os impostos na maioria das vezes. Alguns sites já pedem nome, e mail e telefone e faz um contato futuro com a pessoa, mas o resultado é o mesmo tentar prever lucros futuros. 

Que dependendo de algumas características pode mudar, por exemplo, a taxa Selic teve grande redução esse ano devido ao coronavírus, investimentos que a tem como base de cálculo caíram, então quem planejou a alguns anos atrás teve resultados inferiores.

Determine suas metas

Aqui é um ponto chave de um investimento determinar metas, você deve ter em mente não só o quanto quer investir, mas por quanto tempo o que acontece, o tempo é ponto crucial em um investimento, alguns só compensam se for a longo prazo não são indicados para quem vai precisar do investimento rápido. 

Até o IR de renda cobrado diminui quando a aplicação vai durar mais, então o segredo é pensar a longo prazo para valer a pena.

Então saiba o que deseja fazer e em quanto tempo quero construir, casar, comprar um carro? Se sim quando, será que ainda vale a pena investir se precisar do dinheiro rápido? Tem de calcular tudo, ter todas as metas e planejamentos para dar certo.

Onde posso simular meu investimento? 

Bom na atualidade muitas são as opções de sites que se tem para simular investimento, sendo que nos próprios bancos já existem a opção de simulação, é interessante que você faça o investimento em mais de um site até para que você possa comparar valores.

Como são muitas opções de simuladores escolhemos os que possuem alguma diferença na hora de simular para que você possa escolher qual se adapta mais às suas necessidades, mas sempre pesquise bem faça várias simulações, veja a idoneidade dos sites, todo cuidado é pouco.

Um site interessante é o blog ricos, nele você tem a possibilidade de comparar o tesouro, CDB, LC, LCI, LCA com a poupança e ver qual o mais rentável basta falar os valores que deseja investir e o tempo.

Um outro simulador bem interessante é o do Banco do Brasil, nele você deve baixar um módulo de segurança para preservar os seus dados e simular o seu investimento através de tempo e valor, aqui é mais completo o número de investimentos disponíveis, desde fundos, tesouros, poupança.

Temos também o site tesouro direto, que simula e te auxilia no processo de investimentos, com opções diferentes para quem já escolheu o título e ainda vai escolher.

Tem o sicredi, que te permite escolher o investimento, o valor e data e ver quanto vai gerar de lucro, o ruim desse que você tem de fazer cada hora um, não tem um quadro comparativo com vários.

Existem também o btg pactual que te indica o melhor investimento para você através do seu perfil e de como você se porta no mercado, porque nem sempre o investimento que rende mais é o melhor, existem riscos tudo deve ser considerado.