Qual o valor da entrada para comprar um imóvel?
O Financiamento Imobiliário é um assunto que sempre gera dúvidas para quem está fazendo, principalmente no que se trata do valor de entrada para comprar um imóvel.
Por isso, nesta matéria, reunimos todas as informações que você precisa para saber qual o valor de entrada para comprar um imóvel e dicas de como fazer o seu financiamento, incluindo fazer a simulação dele antes.
Veja mais informações em nossa matéria!
Como saber o valor ideal de entrada de um imóvel?
Quando se trata de entrada em financiamento imobiliário, o mercado geralmente adota duas regras fundamentais:
- A entrada mínima deve corresponder a, pelo menos, 20% do valor do imóvel.
- As parcelas não devem comprometer mais de 30% da renda familiar.
No entanto, nos últimos anos, algumas instituições financeiras começaram a oferecer financiamento de até 90% do valor do imóvel.
Isso implica que, atualmente, o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel pode ser reduzido para 10% do valor total.
Conforme estabelecido pela Resolução 4.676/2018 do Banco Central, para que a entrada seja de apenas 10% do valor do imóvel, a operação deve adotar parcelas no Sistema de Amortização Constante (SAC).
Nessa modalidade, as parcelas possuem o mesmo valor de amortização mês a mês, diminuindo ao longo do prazo de pagamento.
Em contrapartida, para financiamentos utilizando a Tabela Price, na qual as parcelas mantêm um valor constante, o financiamento pode abranger no máximo 80% do valor do imóvel.
Contudo, as instituições que oferecem financiamento imobiliário têm a liberdade de disponibilizar crédito que abranja percentuais inferiores a esses limites estabelecidos.
É obrigatório pagar o valor de entrada de imóvel?
Em geral, sim, você deve pagar um valor de entrada no imóvel que deseja financiar. Ainda que você tenha acesso a programas como o Minha Casa Minha Vida, é preciso que se tenha em mente a necessidade de entrada.
Por isso, é necessário se programar para fazer o seu financiamento, principalmente por conta da necessidade de pagamento de entrada.
O que você pode conseguir é negociar a entrada, usando o FGTS ou outros meios. Assim, fica mais fácil conseguir seu imóvel.
Dicas de negociação para diminuir o valor da entrada e das parcelas
Negociar a compra de um imóvel pode ser uma jornada desafiadora, especialmente quando se trata de reduzir o valor da entrada e das parcelas.
No entanto, com algumas estratégias, é possível tornar esse processo mais acessível e favorável às suas finanças.
Veja o que é possível fazer para ter uma real diminuição do valor das entradas e das parcelas:
Use o FGTS
Uma das maneiras mais eficazes de diminuir o valor da entrada é utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Verifique as regras e condições para o uso do FGTS na compra de imóveis e veja como essa opção pode aliviar a sua carga financeira inicial.
Assim, você consegue liberar seu FGTS diretamente para o banco que vai fazer o financiamento.
E o valor pode ser usado como forma de amortizar as parcelas ou até como a entrada que você precisa dar no imóvel.
Procure imóveis na planta
Os imóveis na planta geralmente oferecem condições mais vantajosas em termos de entrada e parcelas.
Além disso, muitas construtoras disponibilizam planos de pagamento flexíveis durante a fase de construção.
Portanto, isso pode resultar em valores mais baixos tanto na entrada quanto nas parcelas mensais.
Organize suas finanças
Antes de iniciar qualquer negociação, é crucial ter uma visão clara das suas finanças.
Sendo assim, calcule quanto você pode pagar confortavelmente por mês e quanto pode investir como entrada.
Isso permitirá que você negocie com confiança, evitando compromissos financeiros excessivos.
Usar imóvel antigo
Em algumas situações, a troca de um imóvel antigo por um novo pode ser uma opção interessante.
Por isso, se você tem um imóvel quitado em seu nome, consulte um corretor imobiliário para avaliar se essa estratégia é viável para você.
Às vezes, essa negociação pode reduzir o valor da entrada ou até mesmo eliminá-lo.
Priorize imóveis em construção
Imóveis que ainda estão em construção muitas vezes permitem uma entrada mais flexível e parcelas mais acessíveis.
Além disso, você pode ter a oportunidade de personalizar o imóvel de acordo com suas preferências.
Ou seja, ao adquirir imóveis em qualquer fase de construção, você tem mais chance de conseguir melhores preços e condições de compras.
Confira condições com a construtora
Não hesite em entrar em contato diretamente com a construtora ou incorporadora para discutir opções de pagamento.
Afinal, muitas empresas estão dispostas a negociar, oferecendo descontos ou planos especiais que podem reduzir tanto a entrada quanto as parcelas.
A negociação para diminuir o valor da entrada e das parcelas de um imóvel requer planejamento, pesquisa e comunicação eficaz com todas as partes envolvidas.
Desse modo, conversar com a construtora é uma excelente opção.
Como fazer a simulação de um financiamento para imóvel?
Se você quer fazer a compra de seu imóvel, saiba que pode fazer a simulação diretamente no site dos bancos, antes de fazer a contratação.
Um dos principais bancos para se fazer o pedido de seu financiamento é a Caixa. No site oficial, você pode fazer uma simulação completa de seu imóvel.
Para isso, você deve acessar a página oficial aqui. Depois, preencha com seus dados e envie a proposta para que o simulador faça um cálculo para você.
Se você quer pedir sua casa pelo Minha Casa Minha Vida, também pode fazer a simulação. A página do simulador você acessa aqui.
Simulação de Financiamento pelo Minha Casa Minha Vida
Quer um exemplo? Fizemos uma simulação de compra de uma família pelo Minha Casa Minha Vida. Para ter uma base, simulamos uma família com renda de até 8 mil.
Observação: a simulação aconteceu em outubro de 2023. Então, pode ser que, ao simular, você tenha diferenças nos valores.
Veja como ficou nossa simulação:
- Valor do imóvel: 120 mil
- Prazo máximo: 420 meses
- Cota máxima de financiamento: 80%
- Valor da entrada: 24 mil
- Valor do financiamento: 96 mil
- Juros nominais: 8.16% a.a.
- Juros efetivos: 8.47% a.a.
- Primeira prestação: R$ 925,35
- Última prestação: R$ 255,12
Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida?
Se você deseja fazer o financiamento de seu imóvel no Minha Casa Minha Vida, é necessário que você entenda as regras do programa e em qual faixa você se encaixa.
Se você é da faixa 1, deve fazer a inscrição no site da prefeitura e, então, aguardar o sorteio para ser contemplado com o financiamento.
No entanto, se faz parte das faixas 2 ou 3, deve fazer a inscrição diretamente no site da Caixa, no link do simulador acima.
Quer um passo a passo completo e mais informações sobre como se inscrever no Minha Casa Minha Vida? Aperte o botão abaixo para ter mais informações.