ATHIS -Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

Saiba tudo sobre o ATHIS com todas as informações .

Se você está construindo ou reformando sua casa, você pode ter direito a um arquiteto ou paisagista de maneira gratuita, você sabia? Isso é assegurado por lei, de maneira que você tenha acesso à ATHIS, Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. 

Com ela, você consegue ter acesso a esses profissionais e pode fazer com que sua casa esteja de acordo com as leis, de maneira a ter uma estrutura muito melhor e ainda ter mais facilidade na hora de aprovar o projeto pela prefeitura local.

Se você precisa de ajuda do governo para conseguir sua casa ou lote com o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), toque abaixo para ver como conseguir:
btn quero saber maisATHIS e COHAB – qual a diferença

Sobre a ATHIS

A ATHIS é uma lei federal, nº 11.888/2008, que regulamentou a Assistência Técnica Para Habitação de Interesse Social. Essa lei tem como objetivo trazer para famílias com renda familiar de até 3 salários mínimos vigentes profissionais gratuitos que ajudem na construção e na reforma.

Entre os profissionais, estão o arquiteto e o paisagista. Estes profissionais são destinados para fazer com que a pessoa tenha uma moradia digna, bem estruturada e confortável, de forma a cumprir as regras de construção civil. 

O principal disso é que o serviço é gratuito.

Como funciona ATHIS

A ATHIS funciona da seguinte forma: diversos lugares que oferecem o serviço de arquitetura e paisagismo se cadastram junto aos órgãos responsáveis para fazer parte do programa. A partir de então, as famílias que possuem os requisitos mínimos, que é ter uma casa própria ou terreno para construção e ter renda de no máximo 3 salários, devem procurar as instituições. 

Então, aqueles que são habitados para isso vão fazer um cadastro da família e, com a aprovação, farão uma avaliação do lugar para que possa usar o serviço dos profissionais gratuitamente e, assim, criar moradias mais dignas para todas as famílias. 

Como é uma lei federal, as famílias que estão dentro dos requisitos podem fazer a solicitação nos lugares para isso.

Como conseguir?

Para conseguir ter seu arquiteto ou paisagista pelo ATHIS, você deve:

  • Cumprir os requisitos mínimos de ser baixa renda (até 3 salários mínimos por casa).
  • Ter uma casa para reformar ou terreno para construir.
  • Procurar um lugar que esteja habilitado para o ATHIS.

Para saber exatamente onde procurar, quais arquitetos e paisagistas, você deve ir ao CRAS mais perto de sua casa. Converse com a pessoa que lhe atender e fale que você tem o desejo de participar do programa. 

Então, você vai ser direcionado para o escritório correto, de maneira que, assim, possa fazer uso desta lei ao seu favor.

Veja como participar também do Programa Habitacional COHAB

Além do ATHIS, que é esta lei federal que direciona as pessoas para um arquiteto ou paisagista gratuitamente, no Brasil temos o COHAB, que é um programa de Habitação que visa dar moradia digna aos cidadãos. 

Por isso, se você quer ter sua casa, aluguel social ou outros benefícios, pode se cadastrar pelo COHAB para ter este tipo de ajuda.

Quer saber como fazer para ter sua casa pelo COHAB e conhecer um pouco mais sobre este tipo de Programa Habitacional? Clique abaixo e tenha todas as informações que você precisa.
btn quero saber mais

Programa Habitacional COHAB

Você sabia que, no Brasil, temos diversos programas habitacionais que visam trazer mais dignidade para as famílias brasileiras, permitindo que tenham seus lares e/ou ajuda de custo para sobreviverem? 

Pois várias pessoas ainda não conhecem ou não possuem acesso aos programas do governo, de forma que é importante saber quais deles estão disponíveis para você. 

E entre eles, está o COHAB, um programa habitacional que pode lhe trazer uma casa própria ou um aluguel social na hora de uma necessidade, de forma que você possa ter mais moradias dignas e mais facilidades para ter seu lar.Programa Habitacional COHAB

O que é o COHAB?

O COHAB é um programa de habitação criado para trazer mais dignidade a todas as famílias brasileiras. Ele funciona em alguns lugares específicos, por isso, você deve ver se tem disponível em sua cidade. 

Com ele, você tem como conseguir uma casa própria ou um aluguel social, de maneira que, assim, possa ter uma moradia mais digna ou um valor para morar em um lugar melhor. 

Sendo uma inciativa municipal, você deve ver com sua cidade se o programa está ou não disponível.

Como funciona o COHAB?

O COHAB funciona através de cadastro e análise da situação de cada cidadão. Qualquer pessoa que se enquadre como “Baixa Renda” pode fazer a solicitação e, assim, ter acesso ao sistema, que, por fim, vai trazer o que você precisa. 

Depois de cadastrado, você deve aguardar a análise e, por fim, vai ter a resposta que precisa para poder ter acesso a este benefício.

Como conseguir participar?

Veja como participar do COHAB:

  • Acesse o site do COHAB clicando aqui.
  • Clique em “Faça seu cadastro”.
  • Preencha com todas as informações que forem solicitadas para você. 
  • Depois de preenchido, você deve aguardar a aprovação de seu cadastro e a convocação para que você possa receber o benefício.

ATHIS e COHAB – qual a diferença?

ATHIS e COHAB são dois programas habitacionais diferenciados. Por isso, é importante que você conheça como cada um deles funciona para que, assim, possa ter mais benefícios na hora de solicitar sua casa.

A principal diferença entre os programas é que o ATHIS é feito para quem quer ter acesso a um arquiteto ou paisagista para fazer a construção ou reforma de sua casa. Ou seja, para participar do ATHIS, a pessoa deve ter uma casa ou um terreno em seu nome e, assim, usar o lugar para fazer a construção ou reforma. 

Já o COHAB é feito para quem não tem habitação e precisa ou de um lugar para morar ou da ajuda de um aluguel social para poder se manter em uma casa. Assim, são programas distintos, feitos para públicos diversificados e que, no final, visam o mesmo: trazer moradias dignas para os cidadãos brasileiros.

Gostou de conhecer esses programas? Entre já no site do COHAB ou procure o CRAS da sua cidade para saber como participar do ATHIS.

E acompanhe mais dicas em nosso blog que podem lhe ajudar a ter mais benefícios.