Viver em um mundo onde os preços estão cada vez mais altos representa um grande desafio para as famílias brasileiras.

O brasileiro nunca esteve tão endividado e segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2022 o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, chegando a 77,9% de endividados.

Isso se deve principalmente as taxas de desemprego, alta inflação e à aceleração do consumo causada pelo cenário pós pandemia, e com isso, muitas famílias sentiram um impacto financeiro significativo, fazendo com que as despesas domésticas sejam ainda mais preocupantes.

Por isso, é essencial encontrar maneiras de reduzir os gastos mensais sem comprometer a qualidade de vida. Se você faz parte deste grupo de pessoas, confira abaixo o nosso guia prático para reduzir as despesas domésticas.

como reduzir as despesas domésticas

Faça um levantamento das suas despesas

Antes de tudo, é essencial entender as suas despesas mensais e quanto dinheiro está sendo gasto em cada uma delas.

Para isso, faça um orçamento mensal e liste todas as suas despesas fixas e variáveis, incluindo aluguel, contas de água, luz, gás, alimentação, transporte e entre outros. Uma vez que você saiba exatamente onde seu dinheiro está indo, fica mais fácil identificar áreas em que você pode economizar.

Além disso, quando você tem um orçamento doméstico bem feito, você tem descrito quanto você ganha e quanto você gasta.

O orçamento doméstico não precisa ser complicado. Você pode fazer em uma planilha do Excel ou até utilizar aplicativos próprios para orçamento doméstico que tragam esta facilidade para você.

O importante é que você tenha clareza de entradas e saídas para que possa saber exatamente como seu dinheiro está sendo gasto.

Reduza as contas básicas

Pode parecer algo simples, mas pequenas atitudes vão ajudar na hora de reduzir contas básicas e fazer com que suas despesas domésticas diminuam. São dicas simples, mas que pesam e muito no final do mês:

  • Evite de deixar aparelhos ligados na tomada, como TV, microondas e outros. O modo de stand-by desses aparelhos gera um consumo de energia mensal grande.
  • Troque as lâmpadas por versões de led de baixa potência. Você ganha em iluminação e poupa energia.
  • Se possível, pode pensar em adotar o sistema de energia solar sempre que possível.
  • Verifique também a água. Pequenos vazamentos podem gerar grandes gastos de água no final do mês.
  • Negocie melhores planos de internet, televisão, celular. Basta ligar para a sua operadora e pedir um desconto no seu contrato.

Aqui, a dica é procurar economizar sempre e usar aquilo que gera economia.

Pague suas contas sempre em dia

Parece simples, mas muitas pessoas acabam adiando o pagamento das suas contas fixas e com isso pagando juros e multas pelo atraso. A nossa orientação é que assim que o seu pagamento cair na conta, você quite todas as suas despesas, como aluguel, financiamentos, contas de luz, água e telefone.

Isso também é importante para manter o seu score de crédito alto, uma métrica importante para conseguir um financiamento imobiliário, um empréstimo ou até mesmo um cartão de crédito.

Compre em lojas de desconto

Pode não parecer, mas uma das formas de diminuir as despesas domésticas é comprar em lojas de desconto, sendo esta uma maneira de economizar dinheiro em suas compras de supermercado.

É possível encontrar produtos de qualidade a preços mais baixos, assim como grandes quantidades de alimentos a granel, que costumam ser mais baratos do que produtos embalados individualmente.

Várias redes ainda usam aplicativos de fidelidade, onde você pode ver promoções e descontos especiais.

A dica é que você busque os melhores preços nos mercados.

Além disso, você consegue cupons de desconto, que podem ser encontrados em jornais, revistas ou na internet. Você pode economizar dinheiro em suas compras, aproveitando estes cupons.

Planeje suas refeições

A principal dica para quem quer reduzir as despesas domésticas passa pelo planejamento. E ele deve incluir as refeições.

Planejar as refeições é uma maneira eficiente de economizar dinheiro em sua alimentação. Com um planejamento semanal, você pode comprar apenas os ingredientes necessários para cada refeição, evitando comprar itens desnecessários e que possam estragar sem ser consumido.

Sempre vá ao supermercado com uma lista de compras em mãos para que você saiba exatamente o que você precisa comprar. Além disso, evite levar crianças para fazer compras, isso pode acabar fazendo com que você gaste mais do que precisa e cedendo aos desejos de compras dos seus filhos.

Outra dica é ficar de olho em quais são as frutas, legumes e verduras da estação e optar por elas, já que geralmente são mais baratas.

Também é possível fazer compras a granel, com quantidades maiores, e congelar alimentos para aproveitá-los em outro momento. Dessa forma, você economiza e continua se alimentando bem.

Use transporte público ou bicicleta

Usar transporte público ou andar de bicicleta é uma maneira de economizar dinheiro em combustível e estacionamento. Além disso, é uma opção mais saudável e ecologicamente correta.

Se possível, tente fazer uma troca gradual de carro para transporte público, como ônibus ou metrô, ou então considere a possibilidade de utilizar uma bicicleta em seus trajetos. Ainda que seja duas ou três vezes na semana, o impacto mensal no orçamento doméstico será grande.

Diminua o uso de produtos descartáveis

Os produtos descartáveis podem parecer mais convenientes, mas o uso excessivo pode gerar gastos desnecessários.

Produtos como copos plásticos, guardanapos e papel toalha podem ser substituídos por opções mais sustentáveis, como canecas, panos de limpeza reutilizáveis e guardanapos de tecido.

Essa mudança pode gerar economias significativas nas despesas domésticas a longo prazo e ainda ajuda a reduzir o impacto ambiental.

Evite desperdícios

O desperdício é um dos maiores vilões das despesas domésticas. Evite jogar alimentos fora e aproveite-os em outras refeições. Ainda existem outros desperdícios, como de água, luz, papel e outros itens do dia a dia.

Lembre-se que quanto menos você desperdiçar, mais você vai economizar e terá dinheiro para outras coisas. Procure sempre reaproveitar o que for possível e usar tudo para que não estrague.

E, para que você consiga isso, é necessário um bom planejamento.

Faça você mesmo

Uma das formas que você pode economizar e reduzir despesas domésticas é adotar o “faça você mesmo” em algumas situações na sua casa. Ainda que sejam reparos pequenos, projetos mais simples, aprenda a consertar e reparar móveis, utensílios e eletrodomésticos, e faça você mesmo pequenas reformas.

Por exemplo: Ao invés de descartar aquele seu liquidificador quebrado e comprar outro, que tal aprender como repará-lo?

Dessa forma, você economiza dinheiro em mão de obra, ainda adquire novas habilidades e ainda reduz o gasto mensal. Existem, atualmente, diversos canais na internet que podem lhe ajudar a adquirir este tipo de conhecimento.

Considere trocar de fornecedor

Outra forma de economia, redução das despesas domésticas e que você pode colocar em prática mantendo a qualidade de vida é a troca de fornecedores de serviços, como internet, TV a cabo e outros.

Pesquise e compare os preços de diferentes empresas e escolha a opção mais econômica. Não hesite em negociar com os fornecedores atuais para obter descontos ou melhores ofertas.

E, tendo em mãos as melhores ofertas, você ainda pode esperar uma contraproposta da empresa que lhe atende atualmente.

Tudo pode ser negociado, desde o seu plano de celular, até o aluguel do imóvel que você mora hoje, ou até mesmo um financiamento que você possua em aberto. Não tenha medo (e nem vergonha!) de pedir melhores condições de pagamento

Negocie suas dívidas

Se você possui dívidas em aberto, negocie os seus débitos e peça melhores condições e mais prazo para o pagamento.

Uma dica interessante é aproveitar os eventos promovidos pelo Serasa, como por exemplo o Feirão Limpa Nome, ou até mesmo as iniciativas do Governo Federal para o pagamento de dívidas, como é o caso do Desenrola, um programa lançado pelo então Governo Lula que promete facilitar o pagamento de dívidas principalmente pela população mais carente.

Reduzir as despesas domésticas pode parecer um desafio, mas é possível com algumas mudanças simples de hábitos. Lembre-se de que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença a longo prazo e ajudar a manter suas finanças em dia.

Por isso, com planejamento, você consegue ter tudo que precisa.

Gostou das dicas? Coloque em prática e economize nas despesas domésticas!