Comprar o primeiro imóvel é uma tarefa desafiadora, e para alcançá-la, é necessário um planejamento financeiro completo. Por conta disso, o sonho da casa própria parece ser impossível para muitos brasileiros, mesmo sendo a opção de moradia mais popular do país.

De acordo com um estudo do QuintoAndar, em parceria com o Datafolha, 87% da população brasileira deseja morar em casas próprias. Esse número reflete como a aquisição de imóveis é uma tendência forte no Brasil. Culturalmente, comprar seu primeiro imóvel ainda é um marco na vida das pessoas.

Essa tendência também é baseada em em aspectos técnicos. Isso porquê, investir em imóveis em um patrimônio, é seguro e duradouro. Apesar disso, é preciso se planejar financeiramente para realizar essa compra e evitar endividamentos e inadimplências.

Para isso, existem algumas dicas muito valiosas para te ajudar a ter um controle de suas finanças e adquirir a aquisição do seu primeiro imóvel.

como se planejar financeiramente para comprar primeiro imóvel

Defina o valor do imóvel que deseja comprar

Antes de qualquer coisa, é preciso definir qual o valor do imóvel que deseja comprar. É importante filtrar as preferências e os requisitos básicos que você considera em um imóvel.

Pesquise os valores dos imóveis na região em que deseja morar e faça uma lista com as opções que se encaixam no seu orçamento. Isso ajuda a ter uma meta clara e a traçar um plano financeiro para alcançá-la.

Trace um plano de economia

Para adquirir um imóvel, é preciso economizar. Trace um plano de economia para que possa poupar dinheiro com regularidade.

Reduza as despesas que não são essenciais, como jantares em restaurantes e viagens, e crie um orçamento mensal que inclua a poupança para a compra do imóvel.

Neste plano, tenha certeza de quanto você ganha, quais são as suas despesas fixas e quais são as variáveis, procurando cortar gastos e sabendo quanto pode pagar por mês.

Faça uma análise de crédito

Antes de comprar um imóvel, é preciso saber qual é a sua capacidade financeira.

Verifique o seu score de crédito, sua renda mensal e todas as suas dívidas. Isso ajuda a saber se é possível assumir uma dívida de longo prazo e ajuda a conseguir o dinheiro que você precisa para sua compra.

Pesquise as opções de financiamento imobiliário

Existem diversas opções de financiamento imobiliário no mercado. Pesquise as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades. Verifique as taxas de juros, o valor das prestações e todas as condições do financiamento.

Você deve visitar os bancos ou entrar nos sites e fazer simulações antes de escolher o lugar correto para pedir seu dinheiro.

Junte a entrada do imóvel

Para comprar um imóvel, é preciso dar uma entrada. Dificilmente você vai conseguir um financiamento sem precisar pagar o valor de entrada.

Junte o máximo de dinheiro que puder para dar uma entrada mais alta e reduzir o valor das prestações do financiamento. Uma entrada maior também pode significar uma taxa de juros menores e mais facilidade na hora de conseguir seu dinheiro.

Considere o valor das despesas extras

Comprar um imóvel não é apenas pagar o valor do imóvel e das prestações. Existem despesas extras, como a documentação e diversas outras taxas adicionais sobre a aquisição de imóveis.

Considere todas essas despesas no seu planejamento financeiro para que você não tenha problemas na hora de fazer o pagamento e que não traga uma despesa maior do que você pode pagar no final.

Cuidado com as parcelas atrasadas

Não atrasar as parcelas do financiamento é fundamental para manter uma boa relação com o banco e evitar a inadimplência. As parcelas atrasadas podem gerar multas e juros, aumentando o valor total da dívida.

Além disso, podem trazer problemas para você. Então, mantenha sempre as parcelas em dia e, em caso de alguma emergência, converse com o gerente do seu banco.

Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é importante em qualquer situação financeira, principalmente quando se assume uma dívida de longo prazo. Dessa forma, cobrir possíveis imprevistos, como a perda de emprego ou problemas de pagamento das parcelas.

Manter uma reserva de emergência requer um bom controle financeiro. Depositando uma quantia mensal dispensável nela, você já consegue colaborar para ter uma segurança no meio de uma crise.

É uma garantia que você vai conseguir pagar seu financiamento e, então, não ter problemas.

Boas opções de financiamento

Além de fazer o financiamento diretamente com os bancos, você pode fazer o pedido do dinheiro em programas diversos do governo, fazendo com que você tenha mais facilidades na hora de conseguir o financiamento do imóvel.

Veja quais são os principais programas de financiamento que você pode usar para se beneficiar:

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do governo federal que oferece condições facilitadas para a aquisição da casa própria para famílias de baixa renda.

O programa oferece financiamento com taxas de juros mais baixas, subsídios do governo, além de permitir o uso do FGTS para a compra do primeiro imóvel.

As famílias que se enquadram nas faixas de renda mais baixas também podem receber descontos no valor do imóvel. O programa é operado pela Caixa Econômica Federal e tem como objetivo reduzir o déficit habitacional no país.

APERTE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O MINHA CASA MINHA VIDA

Financiamento da Caixa

O financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal é uma boa opção para quem deseja a compra do primeiro imóvel.

O processo funciona da seguinte forma: o interessado deve simular o financiamento para saber o valor das parcelas e a taxa de juros aplicada. Em seguida, deve apresentar a documentação necessária e ter a aprovação do crédito.

O valor do financiamento pode chegar a até 80% do valor do imóvel, dependendo do perfil do cliente. O prazo máximo para pagamento é de 35 anos.

O financiamento pode ser utilizado para a compra de imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais. A Caixa oferece ainda outras linhas de crédito, como o Construcard, que financia materiais de construção para reformas e melhorias no imóvel.

APERTE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O FINANCIAMENTO DA CAIXA

Cohab

A Companhia de Habitação (Cohab) é uma empresa pública que atua na gestão de políticas habitacionais para a população de baixa renda.

O objetivo da Cohab é proporcionar moradia digna e acessível a essas pessoas, por meio da construção de unidades habitacionais e do financiamento imobiliário.

A Cohab oferece programas de moradia popular, como o Cingapura, que prevê a construção de prédios com apartamentos populares, e o Parceria Público-Privada (PPP), que permite a construção de empreendimentos habitacionais em parceria com a iniciativa privada.

A empresa também oferece financiamento para a compra de imóveis próprios e empresta dinheiro para a realização de reformas em imóveis já existentes.

APERTE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O FINANCIAMENTO DA COHAB