Consórcio X Financiamento: Qual vale mais a pena para você?

publicidade

Se você está precisando de uma ajuda financeira é está em dúvida de qual a melhor opção entre consórcio x financiamento e deseja saber qual vale mais a pena para você, nós preparamos um artigo especial que vai te ajudar muito.

O ideal é que a gente compre a vista, mas nem sempre isso é possível, ter uma área financeira controlada é um desafio para muita gente, principalmente se for levar em consideração a média financeira das pessoas.

publicidade

Pensando nisto existem as alternativas sendo o consórcio e o financiamento duas delas, as mais famosas podemos assim dizer e hoje você vai conseguir escolher a melhor opção para você, basta acompanhar o nosso artigo que está repleto de informações bacanas.

Consórcio X Financiamento: Qual vale mais a pena para você?

O que é um financiamento?

Basicamente funciona da seguinte maneira a pessoa escolhe uma casa, curso ou carro para comprar e então contrata o financiamento que vai quitar o item que você deseja, O banco ou financeira paga a vista é você paga o dinheiro emprestado através de parcelas menores e em uma maior quantidade de tempo com juros e correções. É uma compra a longo prazo.

Características gerais do financiamento

Muitos são os bancos e financeiras que oferecem financiamento sendo que existem geralmente 3 tipos de financiamento:

  • Estudantil
  • Imobiliário
  • Veículos

Eles ajudam as pessoas a realizarem sonhos que não conseguiriam sem uma ajuda, a ideia é sempre comprar a vista, mas quando não tem como a gente usa alternativas o que não pode é desistir dos sonhos.

As taxas são bem variáveis sendo que a taxa mensal gira em torno de 7,5% podendo ser maior dependendo do caso e banco escolhido.

Você deve ter em mãos comprovante de endereço, documentos pessoais, CPF, Identidade, comprovante de renda, dentre outros, provavelmente vão te exigir ter o nome limpo, para pessoas com nome negativado existem outras alternativas com juros maiores.

publicidade

Vantagens e desvantagens do financiamento

Tudo que fazemos tem os seus pontos positivos e os negativos um financiamento pode ser a solução para muitas pessoas quando assunto é casa própria ou a compra de um bem, mas tem os pontos negativos também.

As desvantagens são:

  1. Taxas de juros altas 
  2. Burocracia mais presente
  3. Risco maior de perder o bem
  4. Mais chances de ficar com o nome sujo
  5. Menos condições de aplicar o dinheiro
  6. Desvalorização do seu dinheiro

As vantagens são:

  1. Imediata utilização do imóvel financiado, pois você já pode usufruir desde o início do financiamento
  2. Manutenção de recursos financeiros, porque você paga em pequenas parcelas
  3. Poupar para o futuro, como você paga em várias parcelas, ainda consegue poupar alguma coisa dependendo dos seus ganhos.
  4. Sair do aluguel
  5. Possibilidade de utilizar seu FGTS
  6. Jeito seguro de comprar imóvel. feito por empresas confiáveis.

O que é um consórcio?

Um consórcio é quando várias pessoa se unem em prol de uma conquista comum, até o final do pagamento das parcelas todos serão contemplados com o bem desejado. São feitos sorteios, ou lances e cada hora um participante é contemplado, você paga mesmo sem ter acesso ao bem em um primeiro momento, então requer sorte e paciência. 

Características gerais do consórcio

Possui taxas baixas, sendo que você paga uma quantia chamada de taxa de administração, que é paga para o responsável por organizar o consórcio, fazer os sorteios ou lances e garantir o bom andamento do processo. é uma compra programada, onde você vai pagando aos poucos e em um certo momento adquire o bem.

É  preciso liberação pelo banco central, geralmente é feito pelos bancos e um grupo de pessoas interessadas em adquirir um mesmo tipo de bem. O valor sempre é atualizado, então você tem o poder de compra á vista, não possui juros no processo o que se paga é uma taxa. Como é feito por meio de sorteio ou lance, quem precisa do bem com certa pressa pode aumentar o lance na tentativa de adquirir o bem mais rapidamente.

Vantagens e desvantagens do consórcio

O consórcio também tem as suas vantagens e desvantagens e escolher se vale ou não a pena fazer o seu vai depender do seu perfil.

Vantagens:

  1. Flexibilidade para o uso de crédito
  2. Parcelamento integral
  3. Poder de compra à vista
  4. Variedade de planos
  5. Contemplação
  6. Baixos custos
  7. Incentivo à educação financeira

Desvantagem:

  1. Investimento a longo prazo
  2. Para quem precisa do bem com rapidez, não é indicado porque você não sabe quando vai ser contemplado
  3. Risco inadimplência
  4. Você não tem o bem na hora é preciso esperar ser contemplado
  5. Não existem descontos para quem paga a quantia a vista antes do prazo é aquele preço predeterminado sempre só mudanças taxas

Qual vale mais a pena?

publicidade

Escolher qual a melhor opção é difícil, porque varia muito de acordo com cada caso específico, um consórcio pode ser uma boa opção para quem não tem condições de quitar a vista de nenhuma forma a quantia e busca por taxas menores e preços fixos, já para quem tem vontade de em um futuro próximo quitar a dívida o financiamento é mais indicado, pois você pode conseguir um bom desconto.

O consórcio não tem juros o que se paga é uma taxa de administração, logo as parcelas costumam ser menores e o poder de compra é como se fosse á vista, no financiamento os juros são altos e as taxas também e você não tem o poder de compra à vista.

Para quem precisa do bem com certa pressa seja para trabalhar ou para mudar rápido o financiamento é mais indicado, pois você não sabe quando o consórcio vai te contemplar. Então depende das suas características.