Muitas pessoas têm dúvida sobre as diferenças entre um financiamento e um consórcio e sobre qual deles é a melhor opção para adquirir um bem, como comprar um veículo, por exemplo.

Se esse também é o seu caso, continue a leitura deste artigo. Nele, vamos fazer um comparativo do consórcio x financiamento, com as vantagens e desvantagens de cada um, além de esclarecer qual alternativa vale mais a pena.

Vamos lá?

Financiamento x Consórcio

O que é um financiamento?

Resumidamente, o financiamento funciona da seguinte maneira: a pessoa deseja comprar um bem (casa, carro, moto etc), mas não tem condições de pagar à vista. Então, pode-se optar por contratar um financiamento.

Nessa modalidade de crédito, o banco ou financeira responsável pelo financiamento paga o bem à vista.

Ou seja, é como se fosse um empréstimo, que você vai pagar no longo prazo, em parcelas que cabem no seu orçamento.

Mas claro, você também paga taxas de juros e outros impostos, o que significa que, ao final, você devolverá uma quantia maior que a solicitada inicialmente.

Características gerais dos financiamentos

Muitos são os bancos e financeiras que oferecem esse tipo de crédito. Assim, os 3 tipos mais comuns de financiamento são:

  • Estudantil;
  • Imobiliário;
  • Veículos.

Essas linhas de crédito ajudam milhões de pessoas a realizarem sonhos que não conseguiriam sem um suporte financeiro.

Afinal, o melhor dos cenários é a compra à vista, mas quando falamos de bens de alto valor, essa forma de pagamento é inviável para muitos.

Então, o financiamento surge como boa alternativa para realizar esses sonhos.

Contudo, as taxas dos financiamentos variam bastante, de acordo com o objetivo e com o banco escolhido para financiar o bem.

Para contratar, você deve apresentar seus documentos atualizados: comprovante de endereço, documentos pessoais, CPF, identidade, comprovante de renda, dentre outros.

Além disso, provavelmente vão te exigir ter o nome limpo, mas existem algumas instituições financeiras que oferecem financiamentos para negativados e, geralmente, os juros são maiores.

Vantagens e desvantagens do financiamento

Tudo nessa vida tem pontos positivos e negativos, não é mesmo?

Um financiamento pode ser a solução para muitas pessoas quando o assunto é adquirir a casa própria ou comprar outro bem, mas esse tipo de crédito tem vantagens e desvantagens.

Veja algumas a seguir:

Vantagens

  1. Imediata utilização do bem, pois assim que você contratar o financiamento ele já será seu.
  2. Manutenção de recursos financeiros, porque você paga em pequenas parcelas.
  3. Poupar para o futuro, como você paga em várias parcelas, ainda consegue poupar alguma coisa dependendo dos seus ganhos.
  4. Sair do aluguel, no caso do financiamento de imóvel.
  5. Possibilidade de utilizar o seu FGTS para diminuir o valor total da dívida.
  6. Jeito seguro de comprar imóvel, carro ou bancar os estudos, assegurado por empresas confiáveis.

As desvantagens são:

  1. Taxas de juros altas.
  2. Burocracia.
  3. Risco de perder o bem, caso você não consiga pagar o financiamento.
  4. Mais chances de ficar com o nome sujo.
  5. Menos condições de aplicar o dinheiro.
  6. Desvalorização do seu dinheiro.

Financiamento da Caixa 

Se você procura um financiamento, indicamos o da Caixa Econômica. Toque no botão abaixo e veja como solicitar:

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

O que é um consórcio?

Um consórcio é quando várias pessoas se unem em prol de uma conquista comum.  Nessa modalidade, até o final do pagamento das parcelas todos serão contemplados com o bem desejado.

Assim, durante o processo de pagamento, são feitos sorteios ou lances, e cada vez um participante é contemplado.

Ou seja, você paga mesmo sem ter acesso ao bem em um primeiro momento, mas tem a chance de usufruir desse bem antes do prazo final. Então, requer sorte e paciência. 

Características gerais do consórcio

As taxas dos consórcios são mais baixas que as do financiamento. Porém, existe a taxa de administração, que é uma quantia que você paga para o responsável por organizar o consórcio, fazer os sorteios ou lances e garantir o bom andamento do processo.

Portanto, é uma compra programada: você vai pagando aos poucos e em um certo momento adquire o bem.

Os consórcios precisam ser aprovados pelo Banco Central e geralmente são feitos conjuntamente por bancos e um grupo de pessoas interessadas em adquirir o mesmo tipo de bem.

O valor sempre é atualizado, então você tem o poder de compra à vista e não existem taxas de juros, há somente a taxa de administração.

Como é feito por meio de sorteio ou lance, quem tem pressa para adquirir o bem em questão pode aumentar o lance, na tentativa de consegui-lo mais rapidamente.

Vantagens e desvantagens do consórcio

O consórcio também tem as suas vantagens e desvantagens, e a decisão se vale ou não a pena depende do perfil da pessoa que quer comprar o bem.

Veja quais são os pontos positivos e negativos dos consórcios:

Vantagens:

  1. Flexibilidade para o uso de crédito.
  2. Parcelamento integral.
  3. Poder de compra à vista.
  4. Variedade de planos.
  5. Possibilidade de contemplação antes do término das parcelas.
  6. Baixos custos.
  7. Incentivo à educação financeira.

Desvantagem:

  1. Investimento a longo prazo.
  2. Não é indicado para quem tem pressa para adquirir o bem.
  3. Risco de inadimplência.
  4. É preciso esperar ser contemplado.
  5. Não existem descontos para quem paga a quantia à vista antes do prazo. O preço é o mesmo, apenas as taxas são variáveis. 

Consórcio Imobiliário da Caixa

Se você deseja solicitar um consórcio imobiliário da Caixa ou quer saber todas as informações desse consórcio, toque no botão abaixo e tenha acesso a um conteúdo completo sobre o assunto:

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Consórcio ou financiamento: qual vale mais a pena?

Tomar a decisão certa pode ser um desafio, pois cada caso tem suas particularidades. O consórcio pode ser uma ótima escolha para aqueles que não têm recursos para pagar à vista e buscam taxas menores e preços fixos.

Por outro lado, se você planeja pagar a dívida em um futuro próximo, o financiamento é a opção mais recomendada, pois pode oferecer descontos.

O consórcio não cobra juros, apenas uma taxa de administração, o que resulta em parcelas mais baixas e poder de compra semelhante ao pagamento à vista.

Já o financiamento possui taxas e juros mais altos e não oferece poder de compra à vista.

Se você precisa do bem com urgência, o financiamento é a melhor alternativa, já que não se sabe quando será contemplado no consórcio.

Em resumo, a decisão entre consórcio e financiamento depende das suas necessidades e preferências individuais.

Gostou de saber quais são as características e diferenças entre um consórcio e um financiamento? Então acesse o nosso site e veja outros conteúdos sobre finanças que vão facilitar o seu dia a dia!