Se você está precisando de um dinheirinho extra e não sabe decidir se é melhor receber do banco ou da financeira, nós vamos oferecer algumas informações para que você mesmo possa escolher de acordo com as suas características.

Os empréstimos devem ser a última opção na vida de qualquer pessoa, tem hora que é melhor esperar até que você tenha a quantia que precisa, mas em situações excepcionais eles podem ser a única solução.

Diante disso resolvemos fazer um artigo explicativo para quem realmente precisa de um empréstimo ficar por dentro de todas as característica do assunto e no final poder escolher entre banco ou financeira.

Empréstimo com banco ou Financeira: Veja as vantagens e desvantagens

Está sem dinheiro, a melhor ideia é o empréstimo?

Bom recorrer a um empréstimo é só em último caso, para imprevistos, dependendo de qual for a sua necessidade é melhor que você segure um pouquinho tente fazer um bico conseguir o dinheiro trabalhando, agora se não tem jeito o empréstimo é sim uma opção, porém com taxa alta.

Existem outras opções no mercado dependendo do que você deseja, com processo parecido, a instituição te empresta o valor todo e você paga parcelas menores em uma certa quantidade de tempo e com juros e correções.

Quando assunto é compra de veículo, casas e até viagens dependendo da instituição você pode optar por um consórcio ou financiamento, que podem ter tarifas menores. Existe também o empréstimo consignado com juros menores para clientes específicos.

É muito importante que a pessoa tenha em mente que as taxas variam de acordo com cada instituição, pessoa e histórico bancário. Então é interessante você fazer um orçamento e analisar qual seria a melhor opção para o seu caso.

Vantagens e desvantagens dos Bancos

O empréstimo em banco é indicado para quem já tem conta, tem um bom histórico, possui bom pagamento não tem dívidas ou atrasos, pois assim você consegue melhores taxas. Abaixo as vantagens e desvantagens da operação.

Vantagens

  • Poder pegar o dinheiro á vista para pagar depois
  • A parte de olhar o seu histórico bancário e quanto melhor for, maior será os seus descontos
  • Segurança nos contratos

Desvantagens

  • É mais burocrático dependendo da sua situação é muito provável que não consiga um empréstimo.
  • Taxas são altas, mas quando se compara as financeiras ainda são menores

Vantagens e desvantagens das Financeiras

Bom as financeiras costumam ser mais procuradas por pessoas com alguma irregularidade, devido a menos burocracia no processo, mas quanto a conceito tanto banco quanto financeira são reconhecidos pelo banco central e cumprem a mesma função, apesar do juros que muda por causa dos riscos.

Vantagens

Emprestam com menos burocracia, não precisa comprovar renda em alguns casos, não consultam histórico bancário, o processo é facilitado.

Desvantagens

Pelo maior risco que corre emprestando para pessoas que têm menos garantia de pagar, possui altas taxas uma das maiores do mercado.

Qual o melhor Banco ou Financeira?

Bom nesse caso a resposta é depende, porque o que acontece qual o seu perfil se você tem um bom histórico financeiro, paga as contas em dia tem um salário fixo bancos são ideais para você, provavelmente o que vai te oferecer maior desconto é o que você já tem conta é um bom histórico.

Igual já falamos tem hora que é o mesmo banco, o mesmo tipo de empréstimo e se tem diferença grande nas taxas de acordo com cada pessoa. O BMG se destaca com 3,98% de taxa que varia, uma dica pesquise no seu banco antes até pelo fato de no local que temos conta o empréstimo ser imediato em outros bancos temos que esperar um pouco.

Veja mais sobre o empréstimo BMG abaixo:

btn quero saber mais

Já se você tem o nome sujo, ou não chega a tanto, mas não tem como comprovar renda, ou o seu histórico não é dos melhores a melhor opção para você são as financeiras. Uma dica se você tem um carro para dar como garantia pode conseguir taxas de 1,5% na Creditas por exemplo, dependendo do caso.

Veja mais detalhes do empréstimo Creditas:

btn quero saber mais

Até quanto posso pedir o empréstimo sem prejudicar minha saúde financeira?

Bom é indicado que você pegue um valor que quando dividido e com os juros e correções a parcela final caiba no seu orçamento do mês. Então antes de saber a quantia você deve fazer uma planilha de gastos e do quanto recebe, do que sobra do seu salário retire um pouco de segurança e calcule a quantidade que pode pegar através da parcela e quantidade de anos permitida.

Claro que não é uma conta certa existem imprevistos e aumentos, mas te ajuda a ter uma noção, você pode fazer uma simulação de empréstimo para ter mais noção do processo.