Na hora de compra um imóvel existe uma dúvida que todo mundo tem “na planta, novo ou usado?”. Bom, no programa Minha Casa Minha Vida não é possível financiar um imóvel usado, mas você ainda pode ficar na dúvida entre o pronto e o apartamento na planta.

Casal feliz com chaves

Por isso, separamos esse artigo que vai esclarecer bem os pontos para te ajudar na hora dessa difícil escolha.

ATENÇÃO: O atual governo mudou esse programa, agora ele se chama CASA VERDE E AMARELA, entrando em vigor em agosto de 2020. Além do nome, também foram alteradas regras e faixas. Toque no botão abaixo para saber tudo sobre o Casa Verde e Amarela:

btn casa verde e amarela

Apartamento na planta

Como tudo na vida, existe sempre lados positivos e negativos de uma escolha, e nesse caso não seria diferente. E para que fique mais fácil de compreender, separamos entre vantagens e desvantagens:

Vantangens

Uma das grandes vantagens do apartamento na planta é o pagamento facilitado, já que você poderá parcelar o valor da entrada durante o período de construção do empreendimento.

Outra grande vantagem é escolher qual unidade você vai querer morar, isso é, se seu apartamento vai ter vista ou não, se será nos primeiros andares ou nos últimos, lembrando que imóveis de andares mais baixos costumam custar menos em relação aos dos andares superiores.

Além disso, geralmente o imóvel na planta sofre uma valorização depois de ponto, ou seja, se você compra na planta você pagará menos do que as pessoas que irãm compra-ló depois que ele estiver pronto.

Desvatagens

Uma das maiores desvantagens de comprar na planta é que você precisa se atentar na hora da escolha da constrututora, precisa ser uma constrututora com mais tempo de mercado e que não corra o risco de falir durante o processo de construtução.

outro grande problema é o tempo de entrega, geralmente imóveis na planta são entregue em torno de 2 anos a 2 anos e meio, e também sempre existe o risco de atrasos na abra, que implica em atraso para a entrega do seu apartamento.

Também existe a opção de construir, inclusive, a Caixa tem programa que ajuda quem quer construir, se quiser saber mais clique no botão abaixo:

btn saber mais

Apartamento novo

Vantagens

A maior vantagem de comprar um imóvel novo é a entrega imediata, é ele ser um imóvel de pronta entrega e caso não seja necessário fazer alguma obra, você já pode se mudar.

Além disso você consegue de fato ver o extamento o imóvel que você está comprando, ver qual vista ele tem, a incidência de luz, por exemplo.

Desvantagens

A maior das desvantagens de comprar um imóvel já pronto é a condição de pagaemento, no imovel pronto o valor da entrada costuma ser entre 20 a 30% do valor total do imóvel.

Considerações finais

Os dois casos possuem vantagens e desvatagens, mas de modo geral, o que é mais importante de se levar em consideração na hora da compra é quanto tempo você está disposto a esperar para se mudar.

Se você tem pressa para sair do seu imóvel atual por causa do aluguel, porque está vivendo de favor, ou qualquer outro motivo, o apartamento pronto é a melhor opção, mas se você não possui dinheiro para pagar entrada e pode aguardar, o apartamento na planta é a melhor opção.

Avalie bem sua situação, pense bem antes de comprar seu imóvel. Esperamos ter te ajudado nessa decissão!