Um financiamento imobiliário é o único caminho para que a maioria dos brasileiros conquistem o sonho da casa própria, mas esse sonho fica ainda mais distante quando se está negativado.

Minha Casa Minha Vida para negativados

Já falamos aqui sobre empréstimo para negativados, mas e o Minha Casa Minha Vida? O que maioria das pessoas não sabe, é que da sim para participar do programa mesmo estando negativado, para ser mais continue a leitura.

ATENÇÃO: O atual governo mudou esse programa, agora ele se chama CASA VERDE E AMARELA, entrando em vigor em agosto de 2020. Além do nome, também foram alteradas regras e faixas. Toque no botão abaixo para saber tudo sobre o Casa Verde e Amarela:

btn casa verde e amarela

Nome sujo

Quando você compra em alguma loja, por exemplo, e deixa de pagar, você tem seu nome inserido junto aos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, você fica com seu nome sujo.

As demais lojas e bancos tem acesso a essa informação e você não consegue mais acesso ao crédito, que pode ser empréstimos ou cartões de crédito, porque eles entendem que as chances de você voltar a ficar inadimplente são maiores.

Mas também existem outras formas de ter seu nome sujo, caso você passe cheques sem fundos, você poderá ser registrado no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos), esse cadastro é usado pelos bancos para liberar empréstimos.

Também ocorre quando você não paga algum imposto federal, tem problema no imposto de renda, não paga seus impostos estaduais e municipais, tudo isso te deixa impossibilitado de pegar empréstimos, realizar financiamentos e solicitar cartões de crédito.

Minha Casa Minha Vida para negativados

E o que não é amplamente divulgado é que da para conseguir aprovação no programa MCMV mesmo estando negativado. Através do faixa 1 do programa!

O Faixa 1 do programa MCMV é destinado a famílias de baixa renda, quem possuem renda familiar de até R$ 1.800,00 mensal. Para essa modalidade o subsídio pode chegar a até 95% do valor do imóvel.

Para essa modalidade o Governo Federal não faz a análise de crédito e por isso, não é preciso estar com o nome limpo para ser contemplado. Já para as demais modalidades (1,5 , 2 e 3), é necessário estar com o nome limpo para participar do programa.

Simulador Minha Casa Minha Vida

É sempre bom lembrar que a renda familiar a ser considerada pode ser uma renda conjunta, isso quer dizer que você juntar a renda de duas pessoas para fazer o financiamento.

E essas pessoas podem ser marido e mulher, mãe e filho, você com um amigo e por ai vai, não precisa necessariamente haver um vínculo familiar entre essas pessoas. E para facilitar você a descobrir em qual faixa você se enquadra, faça uma simulação:

btn saber mais

Como se inscrever no Faixa 1

No Faixa 1 os imóveis são sorteados, para participar você precisa se inscrever na prefeitura da sua cidade ou numa entidade organizadora para iniciar o processo de seleção, veja mais detalhes aqui.